Recommended Posts

Publicado

Após vários anos de interregno (forçado por algumas circunstâncias)... estou agora com condições de pensar regressar ao hobby.

Já estou a preparar os equipamentos (alguns que ainda tinham ficado na arrecadação) e já pensei bem no que quero fazer.

Meu regresso será pelos killfish (já no passado mantive várias espécies e fui a uma convenção da APK em Monsanto), aos Cíclideos não penso ainda voltar (já fui sócio da APC e participante em reuniões) pois o material para isso foi do que vendi.

Assim, precisava de uma ajuda para conseguir um casal de killies

-escolhi como objectivo manter e reproduzir Aphyosemion Striatum (se possível LEC 93/29)

e tb se alguem poder dispensar starters de alguns alimentos vivos (vermes de grindal, tenebrios do amendoim e microvermes) agradecia.

Abraço

Carlos Domingos

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Publicado:

Bom, as culturas já adquiri e tb compro um casal ou ovos da espécie que pretendo.

Se alguem tiver disponivel peço que me contactem.

Obrigado

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

Publicado:

Bem, como parece que por cá os killifish foram de férias tb ja adquiri o casal pretendido num leilão do aquabid.

Foram enviados hoje e espero que estejam acomodados cá ainda esta semana.

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

Publicado:

Boas Carlos, conheço pouco de killfish, mas pela dedicação que tens mostrado concerteza isso vai estar com um óptimo aspecto.

Queremos ver fotos.

Vaí dando notícias estou acompanhando.

• 4 semanas depois...
Publicado:

Passado este tempo, devo dizer que este regresso está a correr bem. Já começaram a nascer peixes do casal de Aphyosemion Striatum LEC 93-29. Desde o passado dia 21/9 já nasceram 12.

Fiz o seguinte procedimento:

Recebido o casal, mantive-os 4 dias em tanques separados, bem alimentados ( á base de alimentos vivos e artémia congelada).

Juntei o casal num tanque com 2 mops e passados 2 dias comecei a recolher ovos.

As 2 primeiras recolhas coloquei os ovos em petris apenas com água mineral (22 ovos dos quais até agora não nasceu nenhum peixe e retirei a grande maioria dos ovos fungados).

A recolha seguinte coloquei numa caixa pequena com turfa húmida com um pedaço de pano vileda por cima (de 14 ovos nasceram 8 peixes assim que passei o pano para uma caixa com água mineral).

A ultima recolha coloquei 14 ovos numa petri com água mineral com uma muito ligeira coloração com azul metileno (de 14 ovos nasceram até hoje 4 peixes).

Conclusão vou passar a usar o método de colocar em turfa húmida com o pano vileda...

Passada uma semana de recolha de ovos, voltei a separar o casal (para recuperação da fêmea). Após 2 semanas vou voltar a junta-los e continuar o processo de recolha dos ovos.

Cumprimentos

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

• 3 semanas depois...
Publicado:

... isto dos killis parece uma loja maçónica, com tanto secretismo!!!!!!

Nem falam, nem mostram, livra ...

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Publicado: (editado)

Passado este tempo, devo dizer que este regresso está a correr bem. Já começaram a nascer peixes do casal de Aphyosemion Striatum LEC 93-29. Desde o passado dia 21/9 já nasceram 12.

Fiz o seguinte procedimento:

Recebido o casal, mantive-os 4 dias em tanques separados, bem alimentados ( á base de alimentos vivos e artémia congelada).

Juntei o casal num tanque com 2 mops e passados 2 dias comecei a recolher ovos.

As 2 primeiras recolhas coloquei os ovos em petris apenas com água mineral (22 ovos dos quais até agora não nasceu nenhum peixe e retirei a grande maioria dos ovos fungados).

A recolha seguinte coloquei numa caixa pequena com turfa húmida com um pedaço de pano vileda por cima (de 14 ovos nasceram 8 peixes assim que passei o pano para uma caixa com água mineral).

A ultima recolha coloquei 14 ovos numa petri com água mineral com uma muito ligeira coloração com azul metileno (de 14 ovos nasceram até hoje 4 peixes).

Conclusão vou passar a usar o método de colocar em turfa húmida com o pano vileda...

Passada uma semana de recolha de ovos, voltei a separar o casal (para recuperação da fêmea). Após 2 semanas vou voltar a junta-los e continuar o processo de recolha dos ovos.

Cumprimentos

Não precisas da parte do pano vileda, uma caixa com tampa serve perfeitamente pois isola a humidade da turfa. É assim que faço com os ovos dos meus A. australe BSWG 97/24 "Cap Estérias" e com os dos Aplocheilus lineatus "Gold" e "Golden Red".

Btw, arranjo-te ovos de ambas as espécies se estiveres interessado já que deves ter a artémia a eclodir para os bebés dos striatum.

Já agora tens alguma espécie além dos striatum para troca?

Editado por Bangai
Publicado:

Boas

Para já os Striatum são a unica espécie que mantenho.

O pano vileda facilita 2 tarefas:

1- controlar os ovos (ficam bem mais visiveis que na turfa

2- colocar em agua apenas o pano (nascem os alevins em agua limpa sem estar cheia de pedaços de turfa)

Para já só vou manter esta espécie e equaciono mais tarde arranjar mais uma:

Aphyosemion Bitaeniatum

Abraço

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos