Recommended Posts

Publicado

Tenho pesquisado e já me apercebi que para as plantas tem a necessidade de magnesio, alguns dizem que é um macronutriente e essa é uma das minhas dúvidas é de facto um macro ou trata-se de um micro?

Depois li também que o cálcio é ainda mais necessário para o consumo das plantas ( cerca de 5X mais), atraves do GH apercebo-me das concentrações destes elementos na agua mas no seu conjunto, (Mg+Ca), como posso me aperceber se estou a respeitar a proporção? e os 5 de cálcio para 1 de Mágnesio deve-se ao quê? qual a argumentação?

Yambém com o potássio tenho um problema, adiciono sulfato de potássio nas mudas de agua o equivalente para ter 20ppm no aquario, mas como posso me aperceber do consumo das plantas, (carencia ou excesso), se faço uma troca por semana de 30%, ao adicional sulfato de potassio em quantidade equivalente aos 20ppm não estou a sobre dosear o aquário dado ao remanescente da água, é que não tenho maneira de ver se as palntas comsumiram na totalidade aquilo que adubei de potassio na semana anterior. Não está correcta a minha dúvida?

Chega uma altura que posso ter uma dose toxica de potassio para os peixes sem me aperceber :) , ou existem sinais de quando tenho excesso? :)

A vossa ajuda era muito preciosa, sinto que me faltam uns pequenos passos na compreessão para conseguir melhores resultados com as minhas plantas.

Beijinhos a todos e aguardo as vossas dicas :D .

Ana

Publicado:

Tenho exactamente a mesma dificuldade quando adiciono K2SO4 na água, nunca sei que quantidade está dentro do aquário e quanto devo adicionar...parecem-me perguntas muitos interessantes mas não sou capaz de responder a elas... :(

Vamos esperar que os experts dos plantados dêem aqui uma ajuda.

Luís Lima

Publicado:

Infelizmente a mim não me esclarece... :( Diz-me que devo manter o Potássio a 20ppm (mas isso já sabia) a questão é que se colocar cada vez que mudo a agua x ml de potássio de acordo com a calculadora para atingir os 20 ppm, se as plantas não tiverem a consumir o que coloco entre mudas de água, vou estar a sobredosear a água em potássio :!:

Para além disso não se muda 100% da água...

Luís Lima

Publicado:

Viva Luis e Ana.

Sim a vossa dúvida é pertinente. Pela minha experiência em dosear macros individualmente, o potássio é um nutriente que é consumido protamente pelas plantas e vai provocar, consequentemente, o consumo dos nitratos.

Para terem uma noção se o potássio que adicionam é consumido pelas plantas podem medir os nitratos semanalmente e verem as diferenças de valores. Se notarem uma descida nos nitratos, quer dizer que o potássio está também a ser consumido.

Potássio a mais pode também inibir o consumo de outros nutrientes pelo que convém colocarem apenas o indispensável às plantas. O que podem fazer é calcular a quantidade de potássio que adicionam ( através do link que o Marc vos deu) de cada vez e fazem uma estimativa da dose até à próxima vez que adicionarem.

Confuso?

Imaginem que têm nitratos em abundância na água. Fazem a quantidade de fertilizante ( potássio) de modo a que, por cada ml, adicionem 1 ppm de potássio ( isto se forem como eu e fertilizarem diariamente). Sabendo que as plantas consomem à volta de 1 ppm ( mais coisa menos coisa) de Nitratos diariamente, adicionarão entre 1 e 2 ppm de potássio cada vez que dosearem. Assim sabem que as plantas vão consumir esse potássio bem como os nitratos e não terão sobredosagem de potássio na água.

Nota: quando digo que as plantas consomem 1 ppm de nitratos por dia é apenas um valor base pois tudo depende da quantidade de plantas, do tipo de plantas, luz, Co2, etc, etc. É um valor que vos facilita a aplicação de fertilizantes porque com base nos Nitratos conseguem dosear todos os outros macros.

O mesmo se aplica ao consumo de potássio. É sabido que este deve estar sempre em maior quantidade do que o valor dos nitratos para permitir o consumo destes.

Com base neste valores de partida e na observação das plantas ( que é talvez o mais importante), conseguirão chegar a um valor óptimo de fertilizante aplicado.

Ana em relação ao cálcio, não te preocupes com isso. A água da torneira já vem bem abastecida com cálcio ou pelo menos o suficiente para não teres que te preocupar em adicionares. O magnésio é um macro secundário ( é um dos componentes centrais da clorofila) e como tal convém ser doseado regularmente em pequenas quantidades ou apenas quando há sintomas de carência deste os quais podes ver nas folhas mais velhas. É aqui que entra a informação dos sintomas de carência de nutrientes. para isso aconselho esta tabela: http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_nutrient.htm

Espero ter ajudado.

Publicado:

Fazteaomar,

Excelente resposta, ajudou bastante acho que deixás-te aqui uma excelente dica para fertilizar a água sem cometer excessos, tenho adubado de 3 em 3 dias, mas esta ideia e controlo diário parece-me que ainda vai estabilizar mais o meu aquário :?:

Cumps,

Luís Lima

Publicado:

FazTeAoMar continuo com dúvidas...(acho que é saúdavel :?: ) vou explicar... citando parte de uma nota aqui do fórum, dizia um membro,

"o calcio podes usar o da seachem para aquarios marinhos

a relação entre calcio e magnesio deve ser de forma a haver muito mais calcio que magnesio ( tipo 5 para 1 ) porque há uma teoria que diz que a absorção pelas plantas não corre bem se os valores forem aproximados. "

Fico com a impressão que me estão a indicar que adubar cálcio é importante para garantir as proporções que não se consegue com a água canalizada.

Quanto ao restante foste bastante claro e uma preciosa ajuda.

Bjs

ANA

Publicado:

Luis fico contente por te ter conseguido desenrascar.

Ana muito sinceramente nunca liguei ao nutriente Cálcio e como tal também não sei se o tenho em abundância ou em carência. Apenas olho para as plantas e vejo que nesse ponto está tudo bem.

O que ligo sim é ao Magnésio pois sem este também o Ferro não é consumido como deveria ser. Assim o que tenho feito é observar as plantas e vejo se há carência de algum destes nutrientes. Normalmente tenho sempre mais carência de Ferro e por isso adiciono diariamente. Quando vejo que o Ferro que adiciono não está a ser consumido é então que adiciono Magnésio.

No teu caso, senão adicionas Ferro por não precisares, convém estares atenta ao aspecto das folhas e então agires consoante o problema. Sei que não estou a responder à tua questão directamente mas só assim te posso mostrar o quanto não ligo às proporções destes 2 nutrientes como solução à absorção pelas plantas. Se calhar faço bem, se calhar faço mal. É talvez aqui que entra a frase " cada caso é um caso..." mas até hoje nunca me preocupei e como tal não tenho tido problemas mas sim sucesso.

Assim sugiro-te que te concentres nos elementos mais importantes que são: Nitratos, Fosfatos, Potássio, Carbono ( Co2), Magnésio, Micros e Traces ( quando necessários).

Publicado:

Viva fazTeAoMar,

Vou seguir os teus conselhos e basear-me mais na observação das plantas (vamos lá ver se sei interpretar os seus sintomas, mas vou secorrer-me do link que indicáste).

A tua resposta só me deixou mais uma dúvida sem querer ser chatinha...

Micros e traces não é o mesmo, ou existem elementos denominados micronutrientes e outros que fazem parte dos trace (até agora pensava se tratar da mesma coisa).

Obrigado

ANA

Publicado:

Sim na realidade Micros e Traces são o mesmo. Micro nutrientes são nutrientes que são requeridos pelas plantas em quantidades traço ou, simplificando, em pequenas quantidades. Eu é que me acostumei ( erradamente) a diferenciar Micros de Traces quando na verdade são a mesma coisa. Tudo por causa do Ferro, mas isso é outra história... ;)