Ana Lucas Publicado Maio 7, 2005 Publicado Maio 7, 2005 Tenho pesquisado e já me apercebi que para as plantas tem a necessidade de magnesio, alguns dizem que é um macronutriente e essa é uma das minhas dúvidas é de facto um macro ou trata-se de um micro? Depois li também que o cálcio é ainda mais necessário para o consumo das plantas ( cerca de 5X mais), atraves do GH apercebo-me das concentrações destes elementos na agua mas no seu conjunto, (Mg+Ca), como posso me aperceber se estou a respeitar a proporção? e os 5 de cálcio para 1 de Mágnesio deve-se ao quê? qual a argumentação? Yambém com o potássio tenho um problema, adiciono sulfato de potássio nas mudas de agua o equivalente para ter 20ppm no aquario, mas como posso me aperceber do consumo das plantas, (carencia ou excesso), se faço uma troca por semana de 30%, ao adicional sulfato de potassio em quantidade equivalente aos 20ppm não estou a sobre dosear o aquário dado ao remanescente da água, é que não tenho maneira de ver se as palntas comsumiram na totalidade aquilo que adubei de potassio na semana anterior. Não está correcta a minha dúvida? Chega uma altura que posso ter uma dose toxica de potassio para os peixes sem me aperceber , ou existem sinais de quando tenho excesso? A vossa ajuda era muito preciosa, sinto que me faltam uns pequenos passos na compreessão para conseguir melhores resultados com as minhas plantas. Beijinhos a todos e aguardo as vossas dicas :D . Ana
luis lima Publicado: Maio 7, 2005 Publicado: Maio 7, 2005 Tenho exactamente a mesma dificuldade quando adiciono K2SO4 na água, nunca sei que quantidade está dentro do aquário e quanto devo adicionar...parecem-me perguntas muitos interessantes mas não sou capaz de responder a elas... Vamos esperar que os experts dos plantados dêem aqui uma ajuda. Luís Lima
Marc Publicado: Maio 7, 2005 Publicado: Maio 7, 2005 Vejam lá se este link ajuda. http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_d...dosage_calc.htm "Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so." Douglas Adams (1952 - 2001)
luis lima Publicado: Maio 7, 2005 Publicado: Maio 7, 2005 Infelizmente a mim não me esclarece... Diz-me que devo manter o Potássio a 20ppm (mas isso já sabia) a questão é que se colocar cada vez que mudo a agua x ml de potássio de acordo com a calculadora para atingir os 20 ppm, se as plantas não tiverem a consumir o que coloco entre mudas de água, vou estar a sobredosear a água em potássio Para além disso não se muda 100% da água... Luís Lima
André Silvestre Publicado: Maio 8, 2005 Publicado: Maio 8, 2005 Viva Luis e Ana. Sim a vossa dúvida é pertinente. Pela minha experiência em dosear macros individualmente, o potássio é um nutriente que é consumido protamente pelas plantas e vai provocar, consequentemente, o consumo dos nitratos. Para terem uma noção se o potássio que adicionam é consumido pelas plantas podem medir os nitratos semanalmente e verem as diferenças de valores. Se notarem uma descida nos nitratos, quer dizer que o potássio está também a ser consumido. Potássio a mais pode também inibir o consumo de outros nutrientes pelo que convém colocarem apenas o indispensável às plantas. O que podem fazer é calcular a quantidade de potássio que adicionam ( através do link que o Marc vos deu) de cada vez e fazem uma estimativa da dose até à próxima vez que adicionarem. Confuso? Imaginem que têm nitratos em abundância na água. Fazem a quantidade de fertilizante ( potássio) de modo a que, por cada ml, adicionem 1 ppm de potássio ( isto se forem como eu e fertilizarem diariamente). Sabendo que as plantas consomem à volta de 1 ppm ( mais coisa menos coisa) de Nitratos diariamente, adicionarão entre 1 e 2 ppm de potássio cada vez que dosearem. Assim sabem que as plantas vão consumir esse potássio bem como os nitratos e não terão sobredosagem de potássio na água. Nota: quando digo que as plantas consomem 1 ppm de nitratos por dia é apenas um valor base pois tudo depende da quantidade de plantas, do tipo de plantas, luz, Co2, etc, etc. É um valor que vos facilita a aplicação de fertilizantes porque com base nos Nitratos conseguem dosear todos os outros macros. O mesmo se aplica ao consumo de potássio. É sabido que este deve estar sempre em maior quantidade do que o valor dos nitratos para permitir o consumo destes. Com base neste valores de partida e na observação das plantas ( que é talvez o mais importante), conseguirão chegar a um valor óptimo de fertilizante aplicado. Ana em relação ao cálcio, não te preocupes com isso. A água da torneira já vem bem abastecida com cálcio ou pelo menos o suficiente para não teres que te preocupar em adicionares. O magnésio é um macro secundário ( é um dos componentes centrais da clorofila) e como tal convém ser doseado regularmente em pequenas quantidades ou apenas quando há sintomas de carência deste os quais podes ver nas folhas mais velhas. É aqui que entra a informação dos sintomas de carência de nutrientes. para isso aconselho esta tabela: http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_nutrient.htm Espero ter ajudado.
luis lima Publicado: Maio 8, 2005 Publicado: Maio 8, 2005 Fazteaomar, Excelente resposta, ajudou bastante acho que deixás-te aqui uma excelente dica para fertilizar a água sem cometer excessos, tenho adubado de 3 em 3 dias, mas esta ideia e controlo diário parece-me que ainda vai estabilizar mais o meu aquário Cumps, Luís Lima
Ana Lucas Publicado: Maio 8, 2005 Autor Publicado: Maio 8, 2005 FazTeAoMar continuo com dúvidas...(acho que é saúdavel ) vou explicar... citando parte de uma nota aqui do fórum, dizia um membro, "o calcio podes usar o da seachem para aquarios marinhos a relação entre calcio e magnesio deve ser de forma a haver muito mais calcio que magnesio ( tipo 5 para 1 ) porque há uma teoria que diz que a absorção pelas plantas não corre bem se os valores forem aproximados. " Fico com a impressão que me estão a indicar que adubar cálcio é importante para garantir as proporções que não se consegue com a água canalizada. Quanto ao restante foste bastante claro e uma preciosa ajuda. Bjs ANA
André Silvestre Publicado: Maio 8, 2005 Publicado: Maio 8, 2005 Luis fico contente por te ter conseguido desenrascar. Ana muito sinceramente nunca liguei ao nutriente Cálcio e como tal também não sei se o tenho em abundância ou em carência. Apenas olho para as plantas e vejo que nesse ponto está tudo bem. O que ligo sim é ao Magnésio pois sem este também o Ferro não é consumido como deveria ser. Assim o que tenho feito é observar as plantas e vejo se há carência de algum destes nutrientes. Normalmente tenho sempre mais carência de Ferro e por isso adiciono diariamente. Quando vejo que o Ferro que adiciono não está a ser consumido é então que adiciono Magnésio. No teu caso, senão adicionas Ferro por não precisares, convém estares atenta ao aspecto das folhas e então agires consoante o problema. Sei que não estou a responder à tua questão directamente mas só assim te posso mostrar o quanto não ligo às proporções destes 2 nutrientes como solução à absorção pelas plantas. Se calhar faço bem, se calhar faço mal. É talvez aqui que entra a frase " cada caso é um caso..." mas até hoje nunca me preocupei e como tal não tenho tido problemas mas sim sucesso. Assim sugiro-te que te concentres nos elementos mais importantes que são: Nitratos, Fosfatos, Potássio, Carbono ( Co2), Magnésio, Micros e Traces ( quando necessários).
Ana Lucas Publicado: Maio 8, 2005 Autor Publicado: Maio 8, 2005 Viva fazTeAoMar, Vou seguir os teus conselhos e basear-me mais na observação das plantas (vamos lá ver se sei interpretar os seus sintomas, mas vou secorrer-me do link que indicáste). A tua resposta só me deixou mais uma dúvida sem querer ser chatinha... Micros e traces não é o mesmo, ou existem elementos denominados micronutrientes e outros que fazem parte dos trace (até agora pensava se tratar da mesma coisa). Obrigado ANA
André Silvestre Publicado: Maio 9, 2005 Publicado: Maio 9, 2005 Sim na realidade Micros e Traces são o mesmo. Micro nutrientes são nutrientes que são requeridos pelas plantas em quantidades traço ou, simplificando, em pequenas quantidades. Eu é que me acostumei ( erradamente) a diferenciar Micros de Traces quando na verdade são a mesma coisa. Tudo por causa do Ferro, mas isso é outra história...
Recommended Posts