taiko Publicado Agosto 17, 2014 Publicado Agosto 17, 2014 (editado) Ora boas. Sou novo aqui no fórum e novo aquariofilista, também. Já tenho peixes há muitos anos mas nunca me deu para aprofundar o conhecimento. Só agora recentemente é que me despertou mais a atenção. Ora bem, posto isto, é a primeira vez que tenho um aquário de água quente. De peixes, tenho dois guppy's, dois barbos sumatra/tigre e um espada. Tenho uma planta da qual não sei o nome. Tenho umas rochas vulcânicas e rochas de xisto. O meu problema é o seguinte... Eu tinha três barbo's sumatra mas um morreu há 1/2 dias. Encontrei-o de manhã morto dentro de uma gruta. Ele já andava meio solitário desde 1/2 dias de vir da loja. (comprei os peixes nesta terça-feira, dia 12) Outro doas barbo's que tenho parece muito dominante. Anda sempre a correr atrás dos outros peixes. Por vezes, mas mais esporadicamente, também do outro barbo que me resta. A minha dúvida é se terá morrido às "mãos" do outro barbo ou se já vinha com algum problema. Já li que se deve evitar de ter barbo's junto com peixes de caudas em véu, como os guppy's e os espada, mas entretanto já os tinha comprado. Já li também que eles (barbo's) acalmam mais quando em cardume de pelo menos 5 peixes mas com isto até já tenho receio de comprar mais barbo's... E a tal planta também parece estar a morrer. Não sei do que será. Já comprei um adubo na loja de animais (umas bolinhas de argila) e meti junto à raiz, no vaso da planta. Vamos ver se melhora. Estou a pensar comprar agora mais uns dois espadas e uns quatro neons. Tenho que comprar também um daqueles testes para o PH, que ainda não tenho. Não percebo ainda muito disso. Eu apenas me segui pelo que o homem da loja disse, Pelo que me indicou, não havia problema em ter as três espécies que comprei num aquário. Agradeço, desde já, a ajuda e desculpem o testamento. Editado Agosto 26, 2014 por taiko Citar Projecto aquário plantado 200L
Alvaro Silva Publicado: Agosto 17, 2014 Publicado: Agosto 17, 2014 Boas taiko Deves sim comprar mais dois ou três Barbos,a sim eles deixam de chatiar os outros peixes,sobre a planta,se tens a planta no vaso onde ela vem da loja, pois,esse vaso e para tirares,e tirares esse tipo de algodão que vem junto ás raizes,e agora e só plantares.tens que saber que PH tens,para a sim saberes que peixes deves ter. Cump; Álvaro Silva Citar
taiko Publicado: Agosto 18, 2014 Autor Publicado: Agosto 18, 2014 (editado) Tenho que comprar o produto e testar o PH. Quanto à planta, eu tenho um subtrato não fértil (o cascalho comum), portanto pensava que não se podia colocar a planta lá por não ser fértil... E esse tal algodão (que penso que seja um tipo de lã própria, não algodão, pelo que já li algures) pensei que não se podia retirar para as plantas não morrerem... E como é que a planto de maneira a não sair a flutuar? É que foi a primeira coisa que tentei quando cheguei com ela a casa e ela saia sempre a flutuar. Tive que voltar a meter como estava. Até porque aquilo tem vários pés e então queria aproveitar para mais partes do aquário. E, já agora, aproveitando o tópico... Sabe-me aconselhar lojas especializadas em Lisboa? Principalmente, Benfica. A loja em que comprei os peixes, planta e outros acessórios foi na Fish Planet. Mas queria experimentar ir a outras até porque vi como ficou a minha planta e como estava o aquário das plantas quando lá fui posteriormente (completamente verde, só se conseguia ver o que estava junto do vidro) já não quero lá comprar plantas. E peixes aproveito a promoção Às terças feiras (leve 3 pague 2) mas é por ser agora no início. Até porque também já lá vi um ou outro peixe morto. Sei que às vezes acontece em lojas de animais mas o que não é muito normal é ver-se um peixe morto e só restar a espinha! Se me puder ajudar (ou outros também mais experientes no assunto) agradeço. Estou a gostar deste hobbie. Futuramente, até gostaria que ter um aquário bem maior mas são mais caros e neste momento não posso dar-me a esse luxo. E até porque ainda não sei o suficiente para me meter em algo maior lol. EDIT: E quanto aos barbos, apesar de saber isso acho que não arrisco a ter mais barbos. Prefiro investir noutros mais sociaveis... Editado Agosto 18, 2014 por taiko Citar Projecto aquário plantado 200L
taiko Publicado: Agosto 21, 2014 Autor Publicado: Agosto 21, 2014 Bom, resolvi o problema dos barbos. Comuniquei com a loja e expliquei o porquê e eles trocaram-mos. Troquei os meus dois barbos por mais dois neons. Sendo assim, agora tenho 2 espadas (machos), 2 guppys (um macho e uma fêmea) e 7 neons (estes não consigo bem distinguir o género). Já agora, os espadas crescem mesmo até cerca de 14cm?! Outra coisa... Que testes é que são precisos? E se souberem indicar onde se pode arranjar de forma barata agradeço. Citar Projecto aquário plantado 200L
Recommended Posts