Recommended Posts

Publicado:

As aiptasias são péssimas, arruinam-te com o aquario pois tudo o que elas tocam queimam e matam, para além de se propagarem imenso no aquario e crescerem até proporções bem grandes.

Eu sugeria arranjares um burguessi para limpa-las todas ou então um tratamento com uma seringa e kalk

• Votar - 1
Publicado:

Boas Luís eu tive a pesquisar e encontrei que a Berghia é o melhor para aptasias. Eu também tenho no meu e não sabia que faziam mal. Agora só falta descobrir onde consigo encontrar a Berghia para comprar.

Senão tira a pedra para fora e queima e raspa com a faca.

Cumps

Publicado:

Okok obrigado , se conseguir descobrir onde se compra um desses , será que me podia dizer ? Obrigado

Publicado:

Boas,

Uma forma fácil e relativamente acessivel de controlar essas "meninas" é com um Auriga, este peixe faz maravilhas no seu controle além de que pode sempre ser trocado com outro membro que tenha aptasias. Isto porque quando se acaba a sua dieta principal ele por vezes dá umas trincas nos corais :)

Mas resulta.

• 8 meses depois...
  • 8 meses depois...
Publicado:

Eu tenho usado o Aptasia-X da red sea...até agora sem razões de queixa, extremamente eficaz pois dá cabo delas em minutos...

• Votar + 1
9487613f7e9fda188658c8a80dcfbffeu799a701.png
Publicado:

speedchasso tem-te aparecido novas aiptasias? Uso o truque do vinagre, funciona as vezes, outras vezes não e algumas no meio de zoanthus ou perto de corais, onde usar vinagre é um risco. Mas não acho que as aiptasias sejam grande problema no aquario.

Vi um video do aiptasia-x e gostei, podes por mesmo perto de polipos.

A solução que eu sempre procurei e queria eram nudibranquios berghia, até por interesse em diversidade, mas em Portugal é dificil de encontrar. Além disso é uma forma bem cara para tratar o problema, são atacados por anfiopodes e dependem da manutenção de aiptasias, se calhar por isso são quase impossiveis de encontrar. A solução seria alguem interessado em nudibranquios uteis e seguros em recife e procriar...

Publicado:

Boas,

O meu aquário tem quase 1 ano e devo ter tido umas 5 aptasias mais coisa menos coisa durante esse tempo...de qualquer maneira não vejo nenhuma há uns meses...

O aiptasia-x segundo disseram na loja, que confere com o que diz nas instruções, é seguro para o resto do aquário...basicamente dás o liquido a "comer" às aiptasias com uma seringa (incluida na caixa...). Elas agarram-se à seringa rapidamente, é só largar um bocado do líquido e pronto...basta um tratamento desses a cada uma!

Eu também prefiro soluções naturais para os problemas que vou tendo mas, no caso das aiptásias, como as pintam como sendo tão más para o que as rodeia, não quis estar a arriscar com animais que podiam não funcionar ou levar o seu tempo...

• Votar + 1
9487613f7e9fda188658c8a80dcfbffeu799a701.png
Publicado: (editado)

Obrigado speed! Já me tocaram em actinodiscus, zoanthus, clavularias. Chatas, mas não mataram. Por isso preciso de uma solução segura, mas não radical.

Tenho duas grandes escondidas e andam a lancar crias, desconfiei que algo se passava para aparecerem assim do nada.

Editado por Quo