Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

o outro dia tive a oportunidade de ver um macho Ancistrus a cometer um erro, estava fora da sua toca com uma bola cheia de ovos sem saber bem que fazer:

SAM_8788_zps621c6207.jpg

Como me tem explicado o amigo Hugo Martins, isso pode acontecer quando a toca e demasiado grande e o macho consegue virar em vez de sair de costas.

Quando vi que os outros peixes estavam a dar bicada aos ovos, tirei para o aquário de crescimento das minhas C. sterbai, e hoje quando fiz a TPA diária, tive a oportunidade de ver os ovos eclodir em vivo:

Como isso acontece muitas vezes na toca e não vemos os ovos nem os alevinos até ter tamanho, forma e o cor dos pais pensei em flmar. Peço desculpa pela qualidade do "close up".

cmps

Pol

Editado por polnadal
Publicado:

Fizeste bem. A primeira postura que tive no comunitário foi toda morfada pelos outros peixes.

-----Sérgio Ferreira-----

Publicado:

Boas Sérgio,

obrigado. Eu tive a primeira postura no comunitário sem problemas. Não vi nada até que apareceram uns 20-30 alevinos já com 1-1.5 cm na superfície a limpar os vidros. O problema foi quando na segunda, o pai tiro os ovos para fora.

A vesícula vitelina está a ser absorbida rápidamente, os peixes tem crescido muito estos 4 dias:

SAM_8813_zpsb7d6bece.jpg

SAM_8810_zps50aab3c4.jpg

SAM_8808_zpsd908a3ab.jpg

cmps

Pol

• Votar + 1
Publicado: (editado)

Muito fixe :), nunca tinha visto nada do género!

Também cheguei a ter "limpa vidros", mas nem sabia que criavam facilmente e faziam tocas, tinha-os juntos com corydoras e guppys.

Editado por edi_mod
Publicado:

Boas Edi,

sim, a dificuldade com os Ancistrus é encontrar fêmeas. Pelo que tenho falado com criadores, a proporção de machos nas posturas é muito alta. O resto eles fazem sozinho e são dos poucos peixes que podem criar num comunitário sem ser comidos pelos outros peixes (se não tens peixes de grande porte).

Não são muito fan do termo limpa-vidrios :) acho que isso é só usado nas lojas para vender mais Ancistrus ou ainda pior, Plecostomus, mas na minha experiência, a limpeza dos vidros não é muito eficiente e os adultos gostam muito mais da comida que das algas.

bom fim de semana,

Pol

• Votar + 1
  • 1 ano depois...
Publicado:

Já passou algum tempo desde o inicio deste tópico e os Ancistrus não tem parado de criar no meu 300l, agora posso dizer com uma mistura de orgullo e pena que tenho um aquário de 300l dedicado a Ancistrus cirrhosus :D

SAM_9312_zpsyebkiofe.jpgSAM_9310_zps6smwntej.jpg

Publicado:

Boas, antes de mais parabéns pelo projeto gostei muito de ver os ovos a eclodir, sou novo aqui no fórum.

Gostava de ter um ou dois peixes desses no meu aqua, mas disseram-me que eles crescem muito, também não sei se são todas as raças assim.

O meu aqua e de 60L. E tenho um casal de molys, um de espadas, gupys, uma beta femea, dois otos, uma cory, e 2 zebras.

Qual a opinião?

Publicado:

Já passou algum tempo desde o inicio deste tópico e os Ancistrus não tem parado de criar no meu 300l, agora posso dizer com uma mistura de orgullo e pena que tenho um aquário de 300l dedicado a Ancistrus cirrhosus :D

SAM_9312_zpsyebkiofe.jpgSAM_9310_zps6smwntej.jpg

Boas...

Tens de começar a pensar em vender alguns, sempre dá para a ajuda do hobbie e podes sempre criar mais!!!

Não pensei que fosse tão fácil de criar, consegues distinguir a fêmea?

Boas, antes de mais parabéns pelo projeto gostei muito de ver os ovos a eclodir, sou novo aqui no fórum.

Gostava de ter um ou dois peixes desses no meu aqua, mas disseram-me que eles crescem muito, também não sei se são todas as raças assim.

O meu aqua e de 60L. E tenho um casal de molys, um de espadas, gupys, uma beta femea, dois otos, uma cory, e 2 zebras.

Qual a opinião?

Eu acho que os podes ter sem problemas, eu já tive num aqua desse tamanho, claro que está melhor em aquas maiores mas no teu não ficará mal!

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Publicado:

Boas Hugo,

acha que já saíram(foram vendidos) muitos. Criar não é difícil, procurar fêmeas é outra história como na maioria de L's :)

Quando se forma um casal e fico a venda há muita malta interessada, mas normalmente nessa altura já há 30 putos mais no aqua, hahaha (não estou a falar 100% em sério, mas quase).

Por norma general não estou a vender fêmeas, vendo peixes ou casais :D, não quero ter um aquário cheio de bigodes :D

A malta compra um casal ou um grupo de 5-6 putos e sai mais ou menos pelo mesmo preço e normalmente há uma fêmea lá :d

O anúncio está na area de venda,

abraço

Pol

Publicado:

Muito fixe!

Os meus fizeram o truca truca ainda no aquario de quarentena e passou-se tudo dentro da casca de coco, não vi nada!

Heheheh, normalmente é assim, a maioria das posturas não vi nada, só quando começaram os alevins a natação livre e sairam da toca.

Estou a vender os casais tudos e quando acho já acabou, aparecem pequeninos novamente :D

Ontem experimentei dar cenoura, adoraram como podem ver com esta fêmea.

Anteontem di maçã, não tive bons resultados, acho não gostam de golden.

(Estou a experimentar frutas e legumes que outra malta dá, não faço provas "random")

SAM_9345_zpssjt7ung3.jpg

Hoje tambêm chegaram 3 novos habitantes para o 300l, deixo um aqui:

SAM_9341_zpszsizkws7.jpg

cmps

P.

Editado por polnadal
Publicado:

Excelente tópico Pol, Belas experiências relatadas!

Nunca tentei dar cenoura aos meus, mas já experimentei abóbora, batata doce e ervilhas, isto para além da courgette e pepino, e aceitaram muito bem.

Belo exemplar que chegou aí :)

Obriado Tiago,

até agora a courgette ainda é o alimento de preferencia deles :D

Ontem tentei abóbora, comem bem mas a courgette ainda é "the winner".

Mas tem que comer variado ;D (vou insistir para não fazer confusão que só estou a dar coisas que a malta já tem experimentado, não quero surpresas e meter alguma coisa tóxica para eles).

24-48 H MAX EU TIRO ISSO PARA FORA PARA NÃO CONTAMINAR A AGUA!!!

podem ver as linhas na abóbora que eles fazem quando passam e comem um bocado :D

SAM_9357_zpsbkxdpime.jpg

E um dos 3 putos que são os meus favoritos neste momento quando consigo encontrar-lhes:

SAM_9332_zpsoz6xihc6.jpg

cmps

Editado por polnadal