Quazar1 Publicado Maio 5, 2005 Publicado Maio 5, 2005 boas pessoal venho aqui expore um problema que se passa com o meu aquario pelo que tenho lido na ao fim da coluna seca tenho uma torneira daquelas tipo de estera o que acomtece é que eu tenho uma bomba de retorno 5600l e a agua cai na coluna seca fazendo muito barulho eu tive de fechar a torneira para reduzir o caudal e ficar a coluna seca cheia o que acontece é que fica a faltar agua na sump mas se desligar a bomba a sump fica quase cheia tenho problemas de afinar isto ora fica a coluna cheia e falta agua na sumo ou fica em queda a agua na coluna seca tinha 2 colunas secas mas tive de eleminar uma porque a que fica mais longe leva mais tempo a descer que a outra logo ficam desreguladas uma da outra tive de deixar assim so com uma mas mal dou um toque na valvula isto altera-se logo assim como crio o efeito de faltar a luz desligando a bomba quando ligo isto ja nao fica certo que acham disto? o meu reef http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=44868
Nuno Prazeres Publicado: Maio 6, 2005 Publicado: Maio 6, 2005 Se há variações fortes de nível na sump com variações de nível na coluna seca então a sump deve ser relativamente pequena. A solução parece-me passar por recolher a água na coluna seca tão alto quanto possível. Não sei se a tua coluna seca é furada por baixo ou lateralmente mas no primeiro caso podes por um tubo de PVC até à altura típica do nível de água na coluna seca (se fizeres um durso até ganhas do lado do ruido). No segundo fazes a mesma coisa mas tens de arranjar maneira de meter um joelho de 90 graus. O princípio da solução é simples: como captas a água relativamente próximo da superfície, se a bomba desliga a altura da água na coluna seca diminui muito pouco não te criando riscos de transbordar a sump. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Quazar1 Publicado: Maio 6, 2005 Autor Publicado: Maio 6, 2005 apisto a sump tem 100x40x50 penso que nao seja pouca a que me incomoda é que dizem para ter a torneira sempre aberta mas isso nao posso fazer e outra coisa que fiz foi reduzir o caudal da bonba pondo uma torneira na bonba para poder equelibrar aquilo o meu reef http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=44868
Diogo Lopes Publicado: Maio 8, 2005 Publicado: Maio 8, 2005 Olá, Cololcares uma torneira a seguir à bomba é meio caminho andado para teres a bomba estragada! Tal como já foi dito deves abrir todo sistema e deixar a água correr - o barulho resolves com o Durso que não é mais do que um tubo que ligas ao furo que está no fundo da coluna seca, colocando na sua extremidade superiro uma curva - com isto a coluna seca fica cheia de água e o barulho é eliminado. Abraço, Diogo
RCorreia Publicado: Maio 8, 2005 Publicado: Maio 8, 2005 Viva Quazar, não estrangules a bomba de retorno á saída, não tens necessidade absolutamente nenhuma de o fazer. O durso podes arranjar em qualquer loja que venda artigos de canalização, concerteza que maior parte do ruido irá acabar, e depois é teres paciência a regular o caudal na torneira, entre cada toque que das na torneira espera uns minutos para ver o resultado, não é logo automático. cumps, Rui Correia Rui Correia
Quazar1 Publicado: Maio 8, 2005 Autor Publicado: Maio 8, 2005 oi diogo o problema é que se deixo a bomba a trabalhar em pleno a sump cameça a ficar seca porque ao fechar a torneira da coluna seca para manter a agua la em cima cheia a sump perde nivel de agua e fica a bonba a seco a pergunta agora é sera que se montar o durso posso por a torneira da coluna toda aberta? ou terei de afinar na mesma? o meu reef http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=44868
Nuno Prazeres Publicado: Maio 9, 2005 Publicado: Maio 9, 2005 Bomba: não é boa ideia estrangular o fluxo. Retorno: por muita torneira, válvula, jolho ou cotovelo há uma equação de base nesta coisa que é: fluxo (aqua->sump) = fluxo (sump->aqua) Se a equação não funcionar podes escolher entre inundação ou bomba queimada ou as duas coisas. Pressupondo que o fluxo gerado pela bomba é constante, só podes limitar o fluxo aqua->sump até ao ponto em que a capacidade de escoamento seja igual ao retorno da bomba. Nesse ponto tens o chamado "full-sifon" que é de facto a solução mais silenciosa se bem que terrivelmente arriscada porque basta uma alga entrar na válvula e ficar presa que a água vai acumulando cada vez mais no aqua até, como dizes, a bomba fechar. O esquema que gosto mais (e que pretendo vir a ter) é assim mas com um furo junto ao limite superior da coluna seca e uma segunda canalização para o caso de haver problemas. A gravidade na coluna seca vai servir de mecanismo de autocorrecção. Caso exista um constrangimento (necessariamente ligeiro na saída) a água sobe na coluna seca e o potencial gravítico da água aumenta espera-se que o suficiente para voltar a respeitar a equação fundamental que referi encontrando um novo ponto de equilíbrio. Se o constrangimento for excessivo entra o "back-up" do segundo furo. Entretanto, caso optes pelo durso penso que tens muita informação em http://www.dursostandpipes.com/ Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Ricardo C Sousa Publicado: Maio 19, 2005 Publicado: Maio 19, 2005 Boas, Caso ainda queiras reduzir o caudal de àgua da bomba de retorno, sem a estrangulares e reduzir o seu tempo de vida, o que podes fazer é o seguinte: Em de simplesmente colocares uma torneira à saida da bomba, coloca um T ou melhor um Y. Uma dessas saidas vai directa ao aquário e a outra de volta para a sump, colocando neste tubo uma torneira. Com esta montagem, só precisas de fazer escoar de volta para a sump o excesso de caudal. Quanto mais fechada tiver a torneira, maior o caudal de agua a ser bombeada para o aquário, sendo a situação extrema a torneira totalmente fechada, indo tudo para o aqua. Quanto mais aberta esteja mnor o caudal. Desta forma, consegues controlar o caudal do retorno sem estrangulares a bomba. Espero tenha sido util Abraço Ricardo Sousa Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147
Recommended Posts