Recommended Posts

Publicado

boas pessoal venho aqui expore um problema que se passa com o meu aquario pelo que tenho lido na ao fim da coluna seca tenho uma torneira daquelas tipo de estera o que acomtece é que eu tenho uma bomba de retorno 5600l e a agua cai na coluna seca fazendo muito barulho eu tive de fechar a torneira para reduzir o caudal e ficar a coluna seca cheia o que acontece é que fica a faltar agua na sump mas se desligar a bomba a sump fica quase cheia tenho problemas de afinar isto ora fica a coluna cheia e falta agua na sumo ou fica em queda a agua na coluna seca tinha 2 colunas secas mas tive de eleminar uma porque a que fica mais longe leva mais tempo a descer que a outra logo ficam desreguladas uma da outra

tive de deixar assim so com uma mas mal dou um toque na valvula isto altera-se logo assim como crio o efeito de faltar a luz desligando a bomba quando ligo isto ja nao fica certo

que acham disto?

Publicado:

Se há variações fortes de nível na sump com variações de nível na coluna seca então a sump deve ser relativamente pequena.

 

A solução parece-me passar por recolher a água na coluna seca tão alto quanto possível. Não sei se a tua coluna seca é furada por baixo ou lateralmente mas no primeiro caso podes por um tubo de PVC até à altura típica do nível de água na coluna seca (se fizeres um durso até ganhas do lado do ruido). No segundo fazes a mesma coisa mas tens de arranjar maneira de meter um joelho de 90 graus.

 

O princípio da solução é simples: como captas a água relativamente próximo da superfície, se a bomba desliga a altura da água na coluna seca diminui muito pouco não te criando riscos de transbordar a sump.

Publicado:

Olá,

 

Cololcares uma torneira a seguir à bomba é meio caminho andado para teres a bomba estragada!

 

Tal como já foi dito deves abrir todo sistema e deixar a água correr - o barulho resolves com o Durso que não é mais do que um tubo que ligas ao furo que está no fundo da coluna seca, colocando na sua extremidade superiro uma curva - com isto a coluna seca fica cheia de água e o barulho é eliminado.

 

Abraço,

Diogo

Publicado:

Viva Quazar, não estrangules a bomba de retorno á saída, não tens necessidade absolutamente nenhuma de o fazer.

 

O durso podes arranjar em qualquer loja que venda artigos de canalização, concerteza que maior parte do ruido irá acabar, e depois é teres paciência a regular o caudal na torneira, entre cada toque que das na torneira espera uns minutos para ver o resultado, não é logo automático.

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Publicado:

oi diogo o problema é que se deixo a bomba a trabalhar em pleno a sump cameça a ficar seca

porque ao fechar a torneira da coluna seca para manter a agua la em cima cheia a sump perde nivel de agua e fica a bonba a seco

a pergunta agora é sera que se montar o durso posso por a torneira da coluna toda aberta? ou terei de afinar na mesma?

Publicado:

Bomba:

não é boa ideia estrangular o fluxo.

 

Retorno:

por muita torneira, válvula, jolho ou cotovelo há uma equação de base nesta coisa que é:

 

fluxo (aqua->sump) = fluxo (sump->aqua)

 

Se a equação não funcionar podes escolher entre inundação ou bomba queimada ou as duas coisas.

 

Pressupondo que o fluxo gerado pela bomba é constante, só podes limitar o fluxo aqua->sump até ao ponto em que a capacidade de escoamento seja igual ao retorno da bomba. Nesse ponto tens o chamado "full-sifon" que é de facto a solução mais silenciosa se bem que terrivelmente arriscada porque basta uma alga entrar na válvula e ficar presa que a água vai acumulando cada vez mais no aqua até, como dizes, a bomba fechar.

 

O esquema que gosto mais (e que pretendo vir a ter) é assim mas com um furo junto ao limite superior da coluna seca e uma segunda canalização para o caso de haver problemas.

 

A gravidade na coluna seca vai servir de mecanismo de autocorrecção. Caso exista um constrangimento (necessariamente ligeiro na saída) a água sobe na coluna seca e o potencial gravítico da água aumenta espera-se que o suficiente para voltar a respeitar a equação fundamental que referi encontrando um novo ponto de equilíbrio. Se o constrangimento for excessivo entra o "back-up" do segundo furo.

 

Entretanto, caso optes pelo durso penso que tens muita informação em

 

http://www.dursostandpipes.com/

  • 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

 

Caso ainda queiras reduzir o caudal de àgua da bomba de retorno, sem a estrangulares e reduzir o seu tempo de vida, o que podes fazer é o seguinte:

 

Em de simplesmente colocares uma torneira à saida da bomba, coloca um T ou melhor um Y. Uma dessas saidas vai directa ao aquário e a outra de volta para a sump, colocando neste tubo uma torneira.

 

Com esta montagem, só precisas de fazer escoar de volta para a sump o excesso de caudal. Quanto mais fechada tiver a torneira, maior o caudal de agua a ser bombeada para o aquário, sendo a situação extrema a torneira totalmente fechada, indo tudo para o aqua. Quanto mais aberta esteja mnor o caudal.

 

Desta forma, consegues controlar o caudal do retorno sem estrangulares a bomba.

 

Espero tenha sido util

 

Abraço

Ricardo Sousa

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147