Pedro A Santos Publicado Julho 28, 2014 Publicado Julho 28, 2014 (editado) Boas. Estou com um problema com Planorbis e Physa, eles comem certas plantas que tenho no aquário. Tanto a Limnobium Laevigatum como a Salvinia Natans eles comem quase todas as folhas das plantas, já com a hygrophila aquatica eles apenas comem parte das folhas. Esta situação é normal ou será que os meus caracóis ganharam gosto por estas plantas? Cumps Editado Julho 28, 2014 por Pedro A Santos
dg12 Publicado: Julho 28, 2014 Publicado: Julho 28, 2014 Viva Pedro, Hmmm... Ou eles não têm mesmo nada para comer no aquário (nada de restos, nada de folhas caídas/podres, nada de algas, mesmo nada de nada...) ou então não são os caracóis que fazem isso! Eu tenho melanoides, planorbis, physas e ampulárias e nunca comeram plantas! Sei que as ampulárias gostam de algumas plantas, mas como não as tenho... Mas essa de comerem as flutuantes é nova para mim! Os meus adoram surfar nas raizes da limnobium que ficam por baixo do bocal do filtro! Abraço
Pedro A Santos Publicado: Julho 28, 2014 Autor Publicado: Julho 28, 2014 (editado) Viva Pedro, Hmmm... Ou eles não têm mesmo nada para comer no aquário (nada de restos, nada de folhas caídas/podres, nada de algas, mesmo nada de nada...) ou então não são os caracóis que fazem isso! Eu tenho melanoides, planorbis, physas e ampulárias e nunca comeram plantas! Sei que as ampulárias gostam de algumas plantas, mas como não as tenho... Mas essa de comerem as flutuantes é nova para mim! Os meus adoram surfar nas raizes da limnobium que ficam por baixo do bocal do filtro! Abraço Boas David. Tenho uma folha de nogueira e outra de amoreira e ainda exista a comida que dou aos peixes, por isso não será a falta de comida. Digo que são os caracóis a comer as plantas, pois vejo muitas vezes agarrados as folhas das plantas e passado pouco tempo aparecem buracos. Algumas fotos: Cumps Editado Julho 28, 2014 por Pedro A Santos
testum Publicado: Julho 28, 2014 Publicado: Julho 28, 2014 Quanto mais, comem partes das folhas que já tão mortas, e depois ficam os buracos.
Pedro A Santos Publicado: Julho 29, 2014 Autor Publicado: Julho 29, 2014 Quanto mais, comem partes das folhas que já tão mortas, e depois ficam os buracos. Desculpa, não entendi o que queres dizer... Parece mesmo roido... que raio? É lixado, são plantas que gosto de ter nos meus aquário, mas também gosto dos caracóis, e assim é complicado...
fernandes_a_p Publicado: Julho 29, 2014 Publicado: Julho 29, 2014 Bom dia, no meu aqua aconteceu o mesmo, as Limnobium quase desapareceram... mas como quero lá os caracóis resolvi de forma simples: passei a adicionar fatias de courgette. Os caracóis adoram (tal como os peixes que tenho) e as plantas agradecem E como se amontoam nas fatias, outra vantagem é a simplicidade com que se podem remover a seguir os que estiverem em excesso. Cumprimentos, Ana
testum Publicado: Julho 29, 2014 Publicado: Julho 29, 2014 Desculpa, não entendi o que queres dizer... Nos meus aquarios os planorbis só atacam as folhas velhas. Se a folha tiver uma zona onde está "doente" eles vão comer essa zona deixando a parte saudavel intacta e fica a sensação de roída.
Pedro A Santos Publicado: Julho 29, 2014 Autor Publicado: Julho 29, 2014 Bom dia, no meu aqua aconteceu o mesmo, as Limnobium quase desapareceram... mas como quero lá os caracóis resolvi de forma simples: passei a adicionar fatias de courgette. Os caracóis adoram (tal como os peixes que tenho) e as plantas agradecem E como se amontoam nas fatias, outra vantagem é a simplicidade com que se podem remover a seguir os que estiverem em excesso. Cumprimentos, Ana Obrigado pelo comentário Ana. Eu dou folhas secas de nogueira e amendoeira e eles adoram, por isso é que não entedo o ataque as plantas. Nos meus aquarios os planorbis só atacam as folhas velhas. Se a folha tiver uma zona onde está "doente" eles vão comer essa zona deixando a parte saudavel intacta e fica a sensação de roída. Faz sentido o que escreves, mas eles devoram por completo a Salvinia Natans, e são plantas 100% saudáveis. Só para veres, coloque ainda uma quantidade consideravel de Salvinia Natans e passados alguns dias já não existia nenhuma planta. A minha sorte é que tenho alguns recipientes onde vou colocando algumas plantas de reserva e tenho lá ainda algumas Salvinia Natans.
testum Publicado: Julho 29, 2014 Publicado: Julho 29, 2014 Deve andar por aí uma espécie nova de planorbis. Já em outro tópico um membro diz que as dele reproduzem abaixo dos 15º, as minhas nunca...
dg12 Publicado: Julho 29, 2014 Publicado: Julho 29, 2014 Olha que é mesmo estranho, e não há tópicos que fomentem essa situação de physas e planorbis comerem plantas flutuantes. Sei que há umas plantas apetecíveis para as ampulárias, mas physas e planorbis? Coloca apenas 1 planta 100% saudável e vai vendo de vez em quando o aquário a ver se apanhas um momento. cumps, David
Pedro A Santos Publicado: Julho 29, 2014 Autor Publicado: Julho 29, 2014 Olha que é mesmo estranho, e não há tópicos que fomentem essa situação de physas e planorbis comerem plantas flutuantes. Sei que há umas plantas apetecíveis para as ampulárias, mas physas e planorbis? Coloca apenas 1 planta 100% saudável e vai vendo de vez em quando o aquário a ver se apanhas um momento. cumps, David Vou estar atento e quando apanhar um caracol em flagrante tiro foto...
Recommended Posts