Recommended Posts

Publicado

A minha pergunta pode ser "estúpida" mas faço porque eu tenho um termostato de 100 w completamente parado, mas queria fazer um mini aquário entre 5 a 25L, mas na caixa do termostato dizia que o de 100w dava até 100L, porém já vi aqui no forum que 1w é por 1L, a minha pergunta é o que acontece se ligar o termostato de 100w num aquário de 25L por exemplo?

Obrigado

Publicado:

Boas,

Vai funcionar, ou seja vai manter a agua a temperatura que desejares.

• Votar + 1
Publicado:

A minha pergunta pode ser "estúpida" mas faço porque eu tenho um termostato de 100 w completamente parado, mas queria fazer um mini aquário entre 5 a 25L, mas na caixa do termostato dizia que o de 100w dava até 100L, porém já vi aqui no forum que 1w é por 1L, a minha pergunta é o que acontece se ligar o termostato de 100w num aquário de 25L por exemplo?

Obrigado

Boas o termostato da ate 100 litros de agua, como diz e muito bem 1w por 1Lt, é só por o termostato ah temperatura que pretente e deve ter atenção ah temperatura exterior ao aquario.

Espero ter ajudado.

• Votar + 1
Publicado:

Dependendo do que puseres no aquario nem necessitas de termostato dado que normalmente os aquários de casa não vão a baixo dos 17ºC no inverno e existem muitos peixes que não só toleram como gostam duma certa oscilação sazonal de temperatura.

Publicado: (editado)

Viva Eugénio,

De uma forma muito simplificada, quanto mais potência tiver o termostato, mais corrente tem a passar na resistência (dado que a tensão aplicada aos terminais é a da rede e é praticamente constante), levando a maior 'poder de aquecimento'. Ou seja, se conseguires caber uma resistência de 100W num aquário de 20lt e meteres um termostato de 25W noutro aquário independente de 20lt, tendo as águas de ambos aquários à mesma temperatura inicial, ligando os 2 termostatos ao mesmo tempo, o termostato de 100W irá conseguir atingir a temperatura desejada mais cedo e conseguirá evitar descidas bruscas de temperatura melhor...

A recomendação de 1W/lt tem a ver com a potência necessária para a condições normais conseguir manter a temperatura da água do aquário no valor escolhido... Agora há condicionantes:

- Isolamento do aquário relativamente ao chão;

- temperatura externa do aquário;

- existência de tampa ou não;

- densidade do vidro...

Ou seja, se meteres um aquário de 25lt com um termostato de 25W no verão, nem é preciso... No inverno, deve aguentar... Mas se for num sítio a baixas temperaturas ambiente, no inverno o termostato de 25W poderá não ser suficiente.

Espero ter sido esclarecedor.

37491613.jpg

cumps,
David

Editado por dg12
  • Votar + 1
Publicado:

Dizem que nao em demasia claro,se tiver um termostato mais potente do que o "normal" consegue-se "poupar" qualquer coisa na conta luz devido à reposição da temp escolhida de forma maos rápida, mas deixo isso para os entendidos.

Por experiencia, convém ter qualquer coisa acima so 1w/l para aguentar o inverno. digo eu claro

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback