Recommended Posts

Publicado

Ola a todos biggrin.png' alt=':biggn:'>

Finalmente iniciei um projeto já a muito tempo desejado, um aquario para apistogramma trifasciata

Chegou hoje o meu casal de trisfasciata então decidi abrir um topico para vos mostrar e receber algum feedback ;)

Aquário: 60cm x 30cm x 30 cm 54L
Luz: Lampada normal de 11W
Filtragem: Filtro cascata que faz 400L/h só com esponja fina, lã de vidro e Muita ceramica porosa
Aquecimento: Termo de 50W.
Substrato: Ada Amazónia.
Fauna: Casal de apistogramma trifasciata, 6 tetra cardinal e planorbis :tongue:
Flora: Fetos de java , rotala rotundifolia e plantas de superficie
Coisas que acho que tenho de mudar:
A iluminação parece-me um bocado forte para apistos no entanto gostava de manter a rotala porque me reduz imenso a manutenção
Mas chega de conversa :tongue: voces querem é fotos ahah
Peço desculpa pela qualidade das fotos que sei que não é a melhor mas vou melhorar nisso ;)
SAM_1819_zps099e4402.jpg
SAM_1823_zps8c55e810.jpg
A femea acabadinha de entrar no aqua, ainda não tem grande coloração
SAM_1826_zps00e4fdbc.jpg
O macho tambem acabado de entrar
SAM_1829_zps94fb2b29.jpg
SAM_1821_zps7539d660.jpg
Ai está o casal Maravilha biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>
SAM_1830_zps66c11363.jpg
Espero que gostem e espero que comentem ;)
Abraço,
Guilherme

Guilherme Martins

Publicado:

Viva amigo!

Ai o fascínio pelos appistos também já chegou a esse lado!

Boa sorte para esses meninos!

Abraço

Publicado:

Viva amigo!

Ai o fascínio pelos appistos também já chegou a esse lado!

Boa sorte para esses meninos!

Abraço

Sempre esteve aqui dentro , so andou a espera do casal certo biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>

Obrigado ;) Abraço

Guilherme Martins

Publicado:

Update Time :tongue:

Então, novidades:

Agora mais calmos e adaptados ao aquario estão a comer super bem, passei o dia em testes e comem de TUDO hahaha nunca vi isto num apisto biggrin.png' alt=':biggn:'> flocos, granulado, artemia, comidas congeladas tudo mesmo não sao esquesitos :P isso é o bom

O mau, são macho e femea mas não demonstram comportamento de casal :confused4: espero que seja só porque é um aquario novo mas não estou muito confiante porque todos os casais que tive quando eram metidos em aquarios difrentes ficavam ainda mais proximos

Agora resta-me esperar para que formem casal :coffee:

Como nenhum uptade fica completo sem fotos, aqui as teem (um pouquinho melhores do que as outras)

O Macho:

SAM_1842_zps30a9f790.jpg

SAM_1850_zpsa2898765.jpg

Esta é mais para verem os azuis que nas outras não se ve muito bem:

SAM_1854_zpse1253479.jpg

A femea:

SAM_1849_zps1482a8e3.jpg

Digam o que acham ;)

Abraço

• Votar + 1

Guilherme Martins

• 2 semanas depois...
Publicado:

Ola a todos

Os apistos estão claramente mais proximos e estou com esperança que daqui a uns tempos vou ter novidades biggrin.png' alt=':biggn:'>

As cores deles são espetaculares

Deixo mais umas fotos

A femea no meio da rotala (está ma a foto :tongue: )

SAM_1875_zpscf8d8d8f.jpg

O macho:

SAM_1863_zps00275d07.jpg

SAM_1864_zps3528175f.jpg

Abraço

Guilherme Martins

Guilherme Martins

• 2 semanas depois...
Publicado:

Viva,

Este macho está com umas cores e uma dorsal espectacular!!!

Mas em relação ao outro exemplar..... Tens a certeza que é uma fêmea? É que pelas fotos parece-me um macho dominado..

Não acho que seja normal a fêmea ter aquelas "pontas" da dorsal tão desenvolvidas...

Atenção que posso estar enganado, mas era porreiro meteres aí mais fotos para confirmar com certeza ;)

Abraço e boa sorte!

Publicado:

Boas Fabio!!

Tambem já pensei nisso no entanto acredito que seja so o produto de apuramentos ... não fico muito feliz com isso mas pronto foi o que eu consegui encontrar depois de muita procura e até estou satisfeito :tongue:

Tambem posso estar enganado, mas estou mais virado para apuramento do que para macho

Hoje a tarde meto aqui umas fotos melhores da "femea" para ver o que achas ;)

Abraço

Guilherme Martins

Publicado:

Já vi tanta coisa estranha neste mundo dos anões que nada me espanta. Por isso também espero estar enganado :)..

Mas de qualquer das formas quando puderes mete as fotos para se confirmar com mais certeza ;)

Boas Fabio não consegui a tarde mas consegui a noite :tongue:

Infelizmente o video nao carrega no photobucket por isso deixo o link do video que eu fiz para o youtube

Acho que o video ajuda bastante

Diz-me o que achas, quero mesmo ter opiniões porque ja me tinha passado pela cabeça :confused4:

http://www.youtube.com/watch?v=i2dKeuodlbo

Obrigado, Abraço ;)

Guilherme Martins

Publicado:

Boas amigo.

Bem eu não queria ser pessimista, mas cada vez tenho menos duvidas que isso é um macho.

Procurei pelas fichas das espécies desde forum e não há dos Trifasciatas, por isso deixo aqui um link de outro forum (espero não haver nenhum problema porque não estou a fazer publicidade a nada), mas é só para puderes comparar e tirar também a tua conclusão...

http://www.ciclideos.com/apistogramma-trifasciata-f182.html

Depois diz-me o que achas :)

Abraço.

Publicado: (editado)

Isto não é facil porque tanto a vejo com aquela cor azul metalizada como vejo com aquela com "laranja" esverdiadp ...

O que me assusta é mesmo a dorsal tão pontiaguda e e laranja :s

O que era otimo era uma postura para me tirar as duvidas biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>

Editado por Magikarp

Guilherme Martins

Publicado:

Não tenhas mesmo duvidas que só uma postura é que te vai esclarecer.

Mas também podes fazer outra coisa, caso tenhas outro aquário, podes por essa suposta fêmea lá, para que não se sinta inibido/a pelo macho e demonstre as verdadeiras cores.

Publicado:

Pelo pouco que sei as fêmeas dos apistogramma trifasciata, são um pincel para ter a certeza. Estive muito tempo a tentar saber se a minha :sad2: era mesmo menina. A questão levantou-se quando ela começou a exibir uma cor azulada na dorsal.

Lá descobri que as fêmeas podem ser de coloração pálida, de tons de branco, castanho ou mesmo preto e só na fase de reprodução ficam amarelinhas.

​Fica a duvida e o desejo de ser uma fêmea, e que arranjes uns pikenos bonitinhos.

Publicado:

Não tenhas mesmo duvidas que só uma postura é que te vai esclarecer.

Mas também podes fazer outra coisa, caso tenhas outro aquário, podes por essa suposta fêmea lá, para que não se sinta inibido/a pelo macho e demonstre as verdadeiras cores.

Totalmente ciclado não tenho :s e não quero arriscar nada... por isso por enquanto vou esperar para ver se consigo tirar alguma conclusão

Muito obrigado pelos comentarios e pelo aviso ;)

Boas,

Creio existirem grande probabilidades de se tratar de um macho.. subjugado possivelmente!

Boas Ricardo

Não está facil chegar a uma conclusão mas é possivel que seja isso mesmo :s (infelizmente)

Pelo pouco que sei as fêmeas dos apistogramma trifasciata, são um pincel para ter a certeza. Estive muito tempo a tentar saber se a minha :sad2: era mesmo menina. A questão levantou-se quando ela começou a exibir uma cor azulada na dorsal.

Lá descobri que as fêmeas podem ser de coloração pálida, de tons de branco, castanho ou mesmo preto e só na fase de reprodução ficam amarelinhas.

​Fica a duvida e o desejo de ser uma fêmea, e que arranjes uns pikenos bonitinhos.

Boas NGE

Podes crer que são :confused4: a "minha" na dorsal apresenta uns apontamentos laranjas e isso é mau

Vou esperar para ver se há algum tipo de evolução

obrigado a todos ;)

Abraço

Guilherme Martins