Recommended Posts

Publicado

Gostaria de saber como controlar o funcionamento das ventoinhas (para arrefecer) do "aqua".

Tenho procurado termostatos para ligarem as ventoinhas quando a temperatura suba e desligar quando esta descer mas os que vi nas lojas de aquariofilia são muito caros.

Sei que posso também controlar com um timer, mas queria uma solução mais precisa.

Alguma ideia?

Obrigado!

Publicado:

Ok vou testar, quando ligar a HQI ligo as ventoinhas, quando desligar a HQI desliga também as ventoinhas.

De qualquer forma não é um método preciso ..... pode arrefecer demais.. e de noite naqueles dias mesmo quentes?

Não tenho problemas com a evaporação pois tenho um osmorregulador :?:

Obrigado pela dica.

Publicado:
Nos dias mais frios, de noite, as ventoinhas vão estar paradas e o termo-estato tem mais é que se aguentar!

Pois... acho que não percebeste a minha questão.

Eu estou a falar em relação ás noites quentes pois só aí preciso de refrigeração. Como só punha as ventoinhas a funcionar quando a HQI funciona então e o resto do tempo como arrefeço a agua?

Acho que vou ter mesmo de comprar uma "solução" de marca :?:

Obrigado na mesma.

Publicado:

Olá,

Se tiveres as ventoínhas ligadas ao mesmo timer que os focos de HQI ou a outro que ligue um pouco depois das luzes ligarem e desligue talvez uma hora depois de elas se apagarem, não terás problemas de temperatura, pois sem as lâmpadas o aqua não aquece muito!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Olá pessoal!!!!!!!

Aqui no Brasil tudo que é vendido em lojas de aquário é mais caro, alguns equipamentos como timers, lâmpadas, reatores para lâmpadas, transformadores e etc , são vendidos também em lojas de material elétrico e o preço é infinitamente menor.

Aqui nós utilizamos um termostato digital chamado Full Gauge para acionar as ventuinhas, ele pode ser encontrado nas lojas de aquário por um preço caro, mas também pode ser encontrado em lojas que vendem material para refrigeração, por um preço bem mais barato.

Este Full Gauge pode ser ligado também em um aquecedor ao mesmo tempo, nele controlamos a temperatura de ligar e desligar as ventuinhas e aquecedores, é muito prático.

Aderito, as HQIs são as causadoras do aquecimento da água, se você não comprar um termostato, é só você fazer como o Diogo disse, que o seu problema será resolvido.

Abraços.

Eduardo Avelar.

Conheçam o www.ipaq.org.br

Publicado:

Obrigado pelas dicas, vou fazer mesmo isso: ligar as ventoinhas ao mesmo tempo das HQI e desligar 1 hora depois. Logo vejo, se resultar optimo se não.... lé terei de investir num termostato de marca....

Obrigado.

Publicado:

Boa tarde

Eu tenho um termoestado desses. Tem ponta de inox por causa da água salgada. Custou-me cerca de 75€.

Coloquei-o a ligar ventoinhas aos 26.1º, que estão colocadas dentro do móvel para refrigerar a sump. Coloquei uma ventoinha a mandar ar para fora e a outra para dentro.

Podes encontrar isso na NovaZeta3, em frente ao hospital dos Capuchos em LX. ( http://www.novazeta3.pt )

Cumpriementos

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Publicado:

Aqui está o esquema do termostato do meu chiller, Se tiveres alguma habilidade na electrónica....

Para acertar a temperatura basta meter a sonda (o sensor tem de ser impermeabilizado) em água à temperatura desejada e ajustar o potenciómetro para as ventoinhas desligarem nessa temp.

A resistência de 150K pode ser trocada por um potenciómetro, para se ajustar a histerese (muito grande (resistência baixa) e as ventoinhas permitem grandes flutuações de temp e muito pequena e o funcionamento torna-se irregular)

http://www.uoguelph.ca/~antoon/circ/auto-fan.html

cumps

DIY or die trying

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Publicado:

Boas

Eu no meu caso tenho ventoinhas de 220v e um termostato utilizado em sistemas de frio.

Este material geralmente comprar-se em lojas que vendam todo o tipo de material para frio e ar condicionado.

A unica condicionante é ter de manter a ponta do sensor isolada da água salgada, o que se consegue fácilmente intrudozindo o sensor dentro de um tubo de plástico daqueles para as bombas de ar.

Depois mando fotos

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar