Luís Almeida Publicado Julho 7, 2014 Publicado Julho 7, 2014 (editado) Olá a todos! Tenho atualmente um aquário de 20L com 6 danios zebra à cerca de 2 meses (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=231334) mas gostaríamos de lhes dar um local mais espaçoso para viverem. Estou por isso a começar a montar um aquário com as seguintes características: Dimensão: ~90L (80x30x40 cm3) Substrato: areia preta e areão azul escuro Termostato: 100 W (irá ser regulado para os 26ºC) Filtro: externo SACEM Marathon 1000L/h Fauna em mente: 10 peixes zebra (Danio rerio) - 6 já adquiridos! 12 neons tetra (Paracheirodon innesi) 1 limpa vidros amarelo (Gyrinocheilus aymonieri) Flora em mente: Elodeas - ja adquiridas! Eleocharis parvula Sagittaria subulata 1) A minha primeira dúvida começa mesmo pelo aquário: o vidro deste aquário tem um aspecto esbranquiçado quando seco. Pelo que li penso que seja calcário, mas já os esfreguei intensivamente com limões, vinagre, vinagre fervido e até ácido clorídrico (18%). A melhoria foi muito pouca para o esforço. Alguém tem alguma dica de o que posso fazer para o limpar melhor, e se se trata mesmo de calcário? 2) Em relação à fauna estava a pensar acrescentar um cardume de uma terceira espécie, alguma sugestão? Basta que sejam peixes comunitários para que possam viver sem problemas? Já agora, será que para o tamanho do aquário basta ter um limpa vidros ou convém ter mais? Na verdade nem sei se o Gyrinocheilus aymonieri é um limpa-vidros, limpa-fundo ou ambos, mas se fosse ambos era o ideal para tratarem da limpeza do aquário. 3) Tenho a ideia de plantar o aquário com plantas rasteiras para dar um efeito de "relva", mas ao mesmo tempo não queria colocar substrato fértil. O que acham das plantas que sugeri? São boas opções e de fácil manutenção? 4) Nunca utilizei este tipo de filtro antes e sinceramente ainda não percebi se é suposto colocar carvão ativado. Uns dizem que se deve colocar outros dizem o contrário, mas a meu ver como o aquário é novo o carvão é capaz de baixar os níveis de amónia e capturar algumas impurezas não desejadas da água nova, não é assim? Deverei ter sempre o carvão ativado no filtro? 5) Vou utilizar garrafões com água do LIDL para encher o aquário e também a água do aquário antigo (20L) para acelerar o ciclo. Também estou a pensar pôr o areão do mesmo aquário sem lavar para o mesmo efeito, ou seja, para levar as bactérias boas. Sei que são muitas dúvidas, por isso qualquer ajuda a alguma delas é bem-vinda :D Cumprimentos Editado Julho 7, 2014 por Luís Almeida Citar
Guilherme Martins Publicado: Julho 14, 2014 Publicado: Julho 14, 2014 Boas Luis Acho que se ja tens danios zebra, deves comprar mais e so ter danios zebra e não os neons porque isso permite-te deixar o aquario sem termostato que é como os danios zebra preferem Gyrinocheilus aymonieri estão mesmo fora de questão, são um peixe que fica gigante e que não é muito simpatico assim que cresce um bocadinho. Acho que era preferivel escolheres corys como as bronze que tambem se dão bem em aquarios sem termostato Acho que devias esquecer a ideia do tapete... ainda é muito cedo para ti porque os tapetes são dificeis de fazer e a manutenção é imensa :s O carvão é totalmente desnecessario A coluna de agua não possui qualquer bacteria benefica, logo colocares agua do aquario antigo não te vai ajudar no ciclo, o que pode ajudar é colocar os materiais filtrantes do teu filtro anterior no novo filtro, mas vais sempre precisar de uns tempos de propagação dessas bacterias beneficas Citar Guilherme Martins
memphis4 Publicado: Julho 18, 2014 Publicado: Julho 18, 2014 Bom dia. As Elodias que adquiriste têm alguma raíz, ou nem se diferencia o topo da base da planta? Comprei uma recentemente, retirei o chumbo da base para as enterrar no substracto, e não têm qlqr raíz, já se soltaram alguns ramos, quiz enterrá-los e nem sabia qual a parte de cima ou a de baixo... Não sei se é mesmo assim ou se comprei artigo fraco... Citar
Fernando Moreira Publicado: Julho 19, 2014 Publicado: Julho 19, 2014 Bom dia a todos. Ola Luís, olha não venho aqui responder a nenhuma das tuas perguntas porque ainda sou muito muito novato Mas queria fazer-te uma pergunta se for possível. Eu ando em busca de um aquário com as exatas dimensões do teu 80x30x40, mas tenho tido azar em encontrar, ou não é do tamanho correto ou e demasiado caro. Dai se não te importasses poderias me indicar onde adquiriste esse aquário e se já vem com iluminação. Desde já muito obrigado :D Citar
Recommended Posts