Recommended Posts

Publicado
Bom Dia, eu tenho o meu aqua á pouco tempo e ontem encontrei no vidro o que me parece ser uma larva, não sei bem, reparei que já estava em vários sítios do aquário. São tão pequenas que foi difícil focar parar tirar uma fotografia.
E na minha areia para estar a criar "raízes" em alguns sítios. Gostava que me ajudassem a saber se é bom ou mau para o aquário.

20140702 205913

20140702 205939

20140705 114452

20140705 114522

Aqui estas as fotos.
Cumps e Agradeço a ajuda

Publicado:

ola bom dia ,é tudo normal num aquario de agua salgada,as "raizes na areia" sao tubos feitos por minhocas e as "larvas" sao umas criaturas minusculas chamadas feather dusters que nascem aos milhoes nos vidros do aquario e que fazem um tubo calcario "casca"em forma de espiral.

é absolutamente normal nao ha aquario de agua salgada que nao tenha uns largos milhares de quaquer 1 dos 2 seres.

Publicado:

e ja agora dado ao estado inicial do seu aquario ainda vai passar uma fase em que vai ter bastantes "piolhinhos" minusculos em todo o aquario..outra fase em que toda a areia e pedra vai ficar acastanhada por algas diatomaceas.e depois é que vem a fase pior.....é aquela fase em que se vai apaixonar pelos aquarios de agua salgada e vai gastar grande parte do seu orcamento em corais peixinhos calhas de iluminacao e escumadores etc etc etc..o meu conselho para um iniciado em agua salgada ao comprar um aparelho compre logo o melhor que ha no mercado.se seguir este conselho poupa muito dinheiro em material fraco que nao faz a sua funcao devidamente..vou dar um exemplo os termoestatos é crucial ter sempre 1 bom termoestato nao daqueles rascas dos chineses por 7 euros.se o termoestato falha morrem os peixinhos e corais e possivelmente tambem o dono do aquario que poe a mao no aquario e leva 1 esticao,acredite que ja levei alguns desses.logo eu tenho nao 1 mas 2 termoestatos de boa marca a funcionar ao mesmo tempo se falhar 1 o outro continua a aquecer a agua.

Publicado:

Boa noite,

Muito obrigado por me ajudar, estava com algum receio do que fosse.

Eu já tenho nas pedra essas plantas não sabia que passavam para o vidro. Ainda bem que não é nada de mal.

Em relação ao equipamento eu estou a levar as coisas devagar para não ter nenhuma desilusão. O único equipamento que sei que tenho de mudar que não é muito bom é o escumador mas com tempo porque também não tenho sump e mais tarde queria o fazer.

Se me pudesse ajudar, tenho uma dúvida em relação aos reactores que existem eu gostava de saber se são bons e como funcionam e para que servem, não consigo saber muito sobre isso.

Cumprimentos e mais uma vez obrigado

Publicado:

bom dia.era conveniente saber mais um pouco do seu aquario..o setup ..coisas como litragem e o que é que tem la dentro, corais peixes etc..para saber o ke vai necessitar.quanto a reactores eu pessoalmente nao uso nenhum..aliás eu nem escumador uso looolll..sou um naturalista..o meu aquario tem 260 litros tenho corais duros sps e lps e moles e a unica coisa que o aquario tem é o metodo balling ,e um algae scrubber..

Publicado: (editado)

O meu aquário é de 90L com 30x60x50.
Uma Calha Glo T5 HO com lâmpadas T5 24W Actinica e T5 24W 10000K;
Escumador Protein Skimmer 300;
Termostato Sera 150W;
Filtro Aquele Fan Filtre 2 plus com luz UV, mais tarde quero tirar quando meter o sump.

A bomba de circulação Resun 2000.
Areia CaribSea Ocean Direct Caribbean Live Sand.

E tenho 2kg de Rocha Premium Indonésia e 3kg de Rocha Viva Base.

Os meus valores da água está tudo bem só de vez em quando é que o ph sobre um pouco, não sei porque.

Corais tenho à cerca de um mês quase e estão se a desenvolver bem, tenho Sarcophyton e Euphilia. Peixes ainda não tenho , queria primeiro trazer uma equipa de limpeza.

Desconhecia esses métodos para o aquário isso já é muita experiência que você tem :smile2: , estive a pesquisar e o algae scrubber é básico de fazer, e isso faz a vez do skimmer e resulta?

O balling torna os valores do aquário mais fácil de controlar e já não devemos ter de estar sempre a fazer teste... deve ser muito bom, o meu problema é o espaço que não tenho muito, o aquário em cima de um "Pipo Bar" e não tenho onde esconder muito as coisas mas talvez mais tarde arranje uma engenhoca para ter o balling.

​E já agora como você repõe a água que evapora ?

Editado por 'MiguelrRodrigues
Publicado:

ola bom dia.a minha reposicao é feita com agua de osmose..no meu caso é automatico feito por um microcomputador arduino programado por mim.esse arduino ta ligado a 5 bombas peristalticas sendo uma delas a agua de reposicao..as outras sao para o balling calcio kh e magnesio...e tambem kalkwasser lool..eu doseio uma kuantidade fixa de kalkwasser por dia cerca de 400ml de solucao saturada e o balling suplementa o resto.parece complicado mas nao é.

Publicado:

kuanto ao algae scrubber embora eu nao use escumador axo ke uma coisa nao invalida a outra,logo aconselho o uso de escumador..mas o escumador nao retira fosfatos e o algae scrubber devora fosfatos e nitratos para niveis indetectaveis..para mim é o equipamento mais importante no meu aquario.xamo-lhe a Horta e todos os fins de semana retiro de la a verduras loloolll