Renato.Vieira Publicado Julho 3, 2014 Publicado Julho 3, 2014 (editado) Serve o presente post para cativar a criatividade dos mais iniciados em discus, pois por vezes existem dúvidas sobre que tipo de decoração será mais favorável para esta raça de ciclideos. Algo cansado de aquários densamente plantados e com perspectiva em libertar espaço para os discus e escalares, sem abdicar de refúgios para os mais noctívagos, pensei numa nova disposição e conceito. A inspiração veio do biotopo, certamente, muito embora sofreu bastantes alterações para melhorar e adaptar cada peixe, numa visão global. Troncos bem dimensionados criam um sentido de profundidade, numa ordem descendente da direita para a esquerda, para complementar o angulo de visão. Troncos mais pequenos transmitem a ilusão de que a madeira é uma peça apenas, com raizes a brutar da areia no lado esquerdo. Esperando que os Echinodorus podados ganhem tamanho para diversificar a moldura. Adicionei também uma lótus solitária no lado esquerdo perto do difusor de Co2, não visivel na foto. O pensamento fora da caixa surgiu no solo, tem uma ranunculus inundatus com uma utilidade pouco comum, com um preenchimento da área da madeira, dando também um verde bem visivel e quase tropical (dai o nome Lima-Limão). A única desvantagem é o rápido acentuado crescimento da planta necessitando de podas frequentes. Setup: - Aquário Aquatlantis 120x60x70 (504litros) - Filtro Sunsun HW404B UV - 2 Bombas circulação (800l/h cada) - Termostato 500 W - Calha 8x54W + 2fitas Led "moonlight" - Difusor Co2 (5 bolhas/segundo) - Équo Vigor Plus (15kg) - Silica inerte Condições água: - Aquário ciclado - pH 6,4 - 28,5ºC - Amónia 0 - TPA's 1x semana (20%) Hardscape: - Driftwood (3 peças encaixadas) - 2 Rochas vulcânicas Flora: - ranunculus inundatus (cobertura solo) - Echinodorus Barthii - Echinodorus Cordifolius "Fluitans" - Echinodorus Rubin - Valisneria Gigantea - Egeria Densa - Ludwigia repens - Bacopa Compact - Lotus Tiger (não integrada nas fotos) Fauna: - 9 Discus (Alenquer, Butterfly, Turquesa, Blue Diamond, Red Scribbelt, entre outros) - 5 Escalares (3 Altum 2 scalari) - 6 corydoras Panda - 5 Ancistrus - 1 Tricogaster Blue - 5 neons - 2 kuhlie - 3 SAE - 8 Ottocinclus affinis - Lagostim Branco Alimentação: - Papa caseira (coração boi, etc) - Artémia - Cenoura e courgettes Lamento a qualidade das fotos, que não fazem completa justiça, mas tentarei melhorar. Para vossa apreciação: Editado Julho 5, 2014 por Renato.Vieira 5 1 Citar Lima-Limão 500l
Manuel Resende Publicado: Julho 4, 2014 Publicado: Julho 4, 2014 muito giro, simples e agradável. lindas espécies Citar
Renato.Vieira Publicado: Julho 4, 2014 Autor Publicado: Julho 4, 2014 Obrigado pelo feedback Manuel Resende. Falta apenas encontrar um local onde encham extintores de co2 a preços razoáveis e as plantas deverão crescer rapidamente No entanto tenho que procurar um novo filtro para ajudar o HW404b UV (2.000l/h) que tenho, tenho a sensação que fica fraco embora tenha os valores de água impecáveis. PS: Parabéns pelo "Tiburcio"! Citar Lima-Limão 500l
Tozé Nunes Publicado: Julho 4, 2014 Publicado: Julho 4, 2014 Muito bonito, gosto do pormenor das raízes a sair da areia. Só receio pelas pontas afiadas e o mal que possam fazer à fauna. Falta o setup completo Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Renato.Vieira Publicado: Julho 5, 2014 Autor Publicado: Julho 5, 2014 Muito bonito, gosto do pormenor das raízes a sair da areia. Só receio pelas pontas afiadas e o mal que possam fazer à fauna. Falta o setup completo Olá António, obrigado pelo teu feedback. As raizes são paus restantes da peça maior á direita, que coloquei para dar continuidade, na verdade não são afiados de todo, mas com os ângulos das fotos cria essa noção. Quando crescerem as plantas actualizo o post e tiro umas fotos mais próximas. Vou editar o primeiro post para colocar o setup Citar Lima-Limão 500l
Renato.Vieira Publicado: Julho 5, 2014 Autor Publicado: Julho 5, 2014 Actualizado o post com as informações referentes ao setup completo. Como será fácil identificar nas medidas do aquário, a altura é uma desvantagem para plantar um digno "tapete", razão pela qual decidi mudar a decoração para algo mais liberto em espaço para os peixes que tenho. E como adoro a cor da maldita ranunculus inundatus, com folhagem ampla para cobertura dos peixes de "trabalho", pareceu-me uma boa aposta. Citar Lima-Limão 500l
alex0011 Publicado: Julho 10, 2014 Publicado: Julho 10, 2014 (editado) layout brutal muito lindo mesmo.............. os peixes tambem muito lindoss ..... Editado Julho 10, 2014 por alex0011 Citar
Renato.Vieira Publicado: Julho 10, 2014 Autor Publicado: Julho 10, 2014 layout brutal muito lindo mesmo.............. os peixes tambem muito lindoss ..... Obrigado Alex pelo teu feedback! Ainda precisa de umas afinações, mas estou contente Citar Lima-Limão 500l
alex0011 Publicado: Julho 10, 2014 Publicado: Julho 10, 2014 (editado) pelo que veijo pelas fotos nao veijo detalhe nenhum para acrescentar mas tu ai ao pe do aquario sabes melhor layout triangular o espaco bem aproveitado para os discus 5 estrelas nada a apontar.. e com um aspecto bem natural pois ai é que mora a essencia pois para mim o que foge do natural para mim começa a ficar feio Editado Julho 10, 2014 por alex0011 Citar
Vasco Matos Publicado: Julho 10, 2014 Publicado: Julho 10, 2014 Boas! Uma nota a apontar e muito positiva é o tamanho do aquário, adequado para a espécie e numero de peixes em si. Parabéns! Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Alvaro Gama Publicado: Julho 22, 2014 Publicado: Julho 22, 2014 Muito fixe!!! Tens varios sitios onde podes encher o CO2... Citar Visite o meu aquario..... 500 lts para os meus Discus!!!!! Clique aqui!
Renato.Vieira Publicado: Julho 22, 2014 Autor Publicado: Julho 22, 2014 (editado) Obrigado Alvaro, Finalmente descobri um local perto e barato. Vou tratar disso quanto antes. Embora, as plantas que tenho não desesperem com a falta de co2 Muito fixe!!! Tens varios sitios onde podes encher o CO2... Editado Julho 22, 2014 por Renato.Vieira Citar Lima-Limão 500l
Renato.Vieira Publicado: Março 30, 2015 Autor Publicado: Março 30, 2015 Mais fotos 1 Citar Lima-Limão 500l
CACO STAR Publicado: Março 31, 2015 Publicado: Março 31, 2015 Está com muito bom gosto o aqurio os discus parecem muito bem tratados e saudáveis parabens Citar
hmyxis Publicado: Abril 6, 2015 Publicado: Abril 6, 2015 (editado) Boas! Está interessante! Os altuns que referes, são falsos altuns, certo ("altum do perú")? Editado Abril 6, 2015 por hmyxis Citar
Renato.Vieira Publicado: Abril 13, 2015 Autor Publicado: Abril 13, 2015 Boas! Está interessante! Os altuns que referes, são falsos altuns, certo ("altum do perú")? Olá, São dois scalare altum e dois altum Peru, precisamente. Obrigado pelas palavras! Está com muito bom gosto o aqurio os discus parecem muito bem tratados e saudáveis parabens Grato pela opinião CACOSTAR. Boa aquariofilia! Citar Lima-Limão 500l
Renato.Vieira Publicado: Abril 15, 2015 Autor Publicado: Abril 15, 2015 Lindo o Layout... Obrigado Vascoigne pelas tuas palavras. Boa aquariofilia! Citar Lima-Limão 500l
hmyxis Publicado: Abril 15, 2015 Publicado: Abril 15, 2015 Como estão a dar-se os altuns? São F0 ou F1? Citar
Renato.Vieira Publicado: Abril 15, 2015 Autor Publicado: Abril 15, 2015 Como estão a dar-se os altuns? São F0 ou F1? Bom creio que se não fossem pelas medidas e layout do aquário, a socialização não teria corrido tão bem. São dois F1 e de momento estão com um óptimo desenvolvimento, nunca tiveram problemas clinicos e capricho na dieta, confesso. Como esperado, no pico da juventude mostraram algum temperamento, mas com o crescimento dos discus no presente (média 18cm) já se tornaram submissos. Continuo a ter algum atrito em alturas de desovas, naturalmente. Quando assim acontece, tenho que os separar quanto antes, alimento os pequenos á parte num berçário passado 1mês e meio e volto a reintroduzi-los no comunitário. Citar Lima-Limão 500l
hmyxis Publicado: Abril 15, 2015 Publicado: Abril 15, 2015 Óptimo! Questionei porque achei o aquário com luz a mais para o gosto dos altuns selvagens. F1 já não sei, calculo que se ambientem melhor. Depois coloca fotos deles qd puderes, sff! Já tenho saudades dessa malta. Boa continuação com o projecto! Cumps! Citar
Def Publicado: Abril 20, 2015 Publicado: Abril 20, 2015 Boas! Aquário 5***** . Excelente layout ! Continuação do bom trabalho Cumprs Citar
Renato.Vieira Publicado: Abril 20, 2015 Autor Publicado: Abril 20, 2015 Óptimo! Questionei porque achei o aquário com luz a mais para o gosto dos altuns selvagens. F1 já não sei, calculo que se ambientem melhor. Depois coloca fotos deles qd puderes, sff! Já tenho saudades dessa malta. Boa continuação com o projecto! Cumps! É de facto muita luz se tiverem todas ligadas. Conjugo 4 lampadas de cada vez, 4 diurnas trocando para outras 4 com espectros diferentes no fim do fotoperiodo. Os F1 estão bonitos e grandes, mas os discus começaram entretanto a desovar e gera-se o já sabido atrito geral. Vou adicionar umas fotos assim que puder. Se tiver sorte com os scalares, ofereço-te uns. Obrigado pelo feedback. Boas! Aquário 5***** . Excelente layout ! Continuação do bom trabalho Cumprs Muito obrigado Def pelo comentário. Já agora, bem vindo ao fórum, com certeza terás a ajuda que precisas por aqui se tiveres alguma dúvida no hobby. Boa aquariofilia! Citar Lima-Limão 500l
hmyxis Publicado: Abril 20, 2015 Publicado: Abril 20, 2015 Parece-me bem! Obrigado pela oferta! De momento tenho discus com crias de vez em quando, prefiro não colocar escalares. Boa sorte com eles! Abraço! Citar
Simon Wiederkehr Publicado: Abril 20, 2015 Publicado: Abril 20, 2015 Gosto muito, tens uns vivos de meter inveja, continua o bom trabalho! Eu próprio tenho escalares e em breve estou a ponderar juntar uns discus, mas é um projecto ainda em estudo. Quanto aos escalares esses F1 são espetaculares, o que eu dava para ter uns exemplares desses! Infelizmente não tenho nenhum desses, só altum pretos e platinum e um mix Os teus ancistrus não dão cabo da tua jardinagem? Eu tenho 2 e um pelo menos anda armado em paisagista o sacana que dia sim dia não estou a plantar de novo :/ Cumps Citar
Recommended Posts