Recommended Posts

Publicado

Bem, depois de muitos anos na área dos Nanos, decidi partir para algo com um pouco mais de água, espaço e de ter liberdade.

Não estava previsto ser para já mas tanto o Rui Alves da Aquaeden como o Pedro Rosa obrigaram-me a trazê-lo para casa. Toda a responsabilidade cai sobre eles! :)

Quero agradecer muito por toda a disponibilidade e bons momentos ao Rui e à Sonia da Aquaeden e claro, ao Pedro Rosa pelo que se segue abaixo.

O objectivo foi fazer uma coisa muito simples e sair do meu registo habitual para não dizerem que faço sempre a mesma coisa.

Arranjei um grande Hornwood e foi pegar e largar!

Aquário: ADA 60P

Iluminação: Solstar 55w pl-l 6500k by Aquaeden

Filtragem: EHEIM 2215 c/ ADA Bio Rio

Substrato: ADA PowerSand S + Penac P + Penac W + Bacter 100 + Tourmaline BC + Aquasoil Amazonia

Fertilização: ADA Brighty K, Green brighty STEP1 e Green brighty Special Lights

CO2: Pressurizado 4 bolhas/segundo + difusor ADA Pollen Glass TYPE-2

Flora: Glossostigma Elatinoides, Eleocharis Parvula, Rotala sp. Green, Limnophila Hippuridoides, Ranunculus Inundatus, Riccia Fluitans

20140621-natverde-1copy.jpg

20140621-natverde-7copy.jpg

Abraço

• Votar + 3
Publicado:

Boas Miguel.

O tronco é muito bonito.

Agora é deixar as plantas mostrarem o seu potencial.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

Foi um prazer convencer-te a gastar dinheiro bigsmile e ajudar-te :)

Como está isso 8 dias depois?

Pedro.

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Publicado:

Boas,

Xiiiiii, tanta variedade de plantas, nem parece do Miguel :ohmy:

Bonito tronco, adoro-o.

Cuidado com a riccia junto à glosso, é tramada...

Vai actualizando este, já que foste forreta com o outro...

Abraço,

Publicado:

O nosso moderador de nanos a meter tanta agua duma só vez! :) Nem parece teu Miguel :) Esse tronco é magnifico mas parece-me que merecia um aquário ainda maior :P

O teu ajudante é o tipo que filmou isto? :P

Agora é ir actualizando frequentemente sff :tapfoot: não são aceites desculpas de que não há tempo :)

E já agora novidades do aquário ao lado não são possíveis?

Não é certamente por falta de material fotográfico!

Publicado:

Boas Miguel.

O tronco é muito bonito.

Agora é deixar as plantas mostrarem o seu potencial.

Isso mesmo! Fiquei fã do tronco e tive de o trazer.

Vamos ver o desenvolvimento ou se é água a mais para mim. :)

Foi um prazer convencer-te a gastar dinheiro bigsmile e ajudar-te :)

Como está isso 8 dias depois?

Muito obrigado, Pedro.

Para já vai no bom caminho. Plantas a começar a desenvolver, sem algas e com apenas uma TPA (a tal que fiz na terça feira). A ranunculus é a segunda concorrente na corrida ao titulo na qual mais cresce nesta fase inicial! Afinal, Pedro, não estagnou neste inicio!

Boas,

Xiiiiii, tanta variedade de plantas, nem parece do Miguel :ohmy:

Bonito tronco, adoro-o.

Cuidado com a riccia junto à glosso, é tramada...

Vai actualizando este, já que foste forreta com o outro...

Abraço,

É isso mesmo! Nem parece meu! Como disse, vou sair um pouco do registo que tenho vindo a desenvolver nos últimos anos. Madeira e plantas de caule!

Quanto à Riccia junto da Glosso.. é isso mesmo que quero!

Muito fiche esse tronco :), boa sorte com a montagem.

Obrigado!

O nosso moderador de nanos a meter tanta agua duma só vez! :) Nem parece teu Miguel :) Esse tronco é magnifico mas parece-me que merecia um aquário ainda maior :P

O teu ajudante é o tipo que filmou isto? :P

Agora é ir actualizando frequentemente sff :tapfoot: não são aceites desculpas de que não há tempo :)

E já agora novidades do aquário ao lado não são possíveis?

Não é certamente por falta de material fotográfico!

É verdade! Acho que meti água a mais desta vez! A altura disto tem o comprimento do "copo de água" como vocês gostam de chamar. O tronco fica depois para um 90P juntamente com outro. :P

Novidades do aquário do lado foram divulgadas há uns dias atrás no respectivo tópico. Passa lá.

Abraço a todos

Publicado:

boas,

mais uma montagem a seguir!

boa escolha da madeira, estou curioso para ver como se integra com as plantas.

cumprimentos

Publicado:

Mais um excelente trabalho e mais um tópico a seguir, é manter o tópico actualizado para a malta ver o desenvolvimento do aquário.

Abraço

Publicado:

Olá Miguel,

'tá com pinta, um aquário novo é sempre um aquário novo.

Tirando o tronco novo, que há de novo? Pedras está fora de questão? Musgos?

É que apenas vejo tronco, que é bonito! Disso não há dúvidas... mas e o resto?

Bom, vou esperar pela evolução!

Forte abraço!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

Ainda o tentei convencer a por uns calhaus debaixo do tronco, até os escolhi por ele o tudo, mas ele é muito "zen" biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>

• Votar + 1

Pedro.

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Publicado:

boas,

mais uma montagem a seguir!

boa escolha da madeira, estou curioso para ver como se integra com as plantas.

cumprimentos

Obrigado. :)

Mais um excelente trabalho e mais um tópico a seguir, é manter o tópico actualizado para a malta ver o desenvolvimento do aquário.

Abraço

Neste momento, a minha vida profissional permite-me manter dois aquários por isso, actualizações serão o que mais depressa se faz! :P

Boas, este promete!

Gosto muito da posição do tronco.

Abraços

JD

De facto, o tronco só tinha esta posição de entrar. Simples e eficaz.

Muito bom! O tronco é fantástico !

Obrigado, amigos!

Gostava de ver a evolução do vosso. :)

Olá Miguel,

'tá com pinta, um aquário novo é sempre um aquário novo.

Tirando o tronco novo, que há de novo? Pedras está fora de questão? Musgos?

É que apenas vejo tronco, que é bonito! Disso não há dúvidas... mas e o resto?

Bom, vou esperar pela evolução!

Forte abraço!

Nando, Nandinho! :P Como vais?

Aquário novo e fora do que tenho feito. Um desafio sem duvida.

O objectivo desta montagem foi desafiar-me. Não pensei no hardscape e na forma de o montar. O tronco pareceu encaixar bem e ficou.

Pedras para quê? Da forma como estou a imaginar, irão ser engolidas pelas flora. Isso e tronco.

Vou projectar algo muito diferente do que estou habituado a manter. A criatividade por enquanto fica no Nano e neste ficarão aquilo que nunca tive, nomeadamente experimentar novas especies de plantas e conjugá-las e isso é dificil de fazer no nano devido à escala.

Estou à espera de ver estas plantas a desenvolver e partir para a 2ª fase na adição de plantas e irei responder com essa 2ª fase ao "resto" que falas! É preciso é calma. :)

Ainda o tentei convencer a por uns calhaus debaixo do tronco, até os escolhi por ele o tudo, mas ele é muito "zen" biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin.png' alt=':biggn:'>

É verdade, Pedro, é verdade. Quis mesmo fazer a coisa minimalista em hardscape como sabes.

Sempre usei pedra por isso pedra neste não entra!

Abraço a todos

Publicado:

Boas Miguel,

Está muito fixe!! Vai actualizando.

Abr

Jorge Santos

Publicado:

Boas Miguel!

Gostei bastante desta nova montagem! Sim, realmente, é diferente do "estilo" a que nos habituaste mas tenho a certeza que a qualidade será a mesma! ;) Não considero que seja água a mais...aliás, para mim, é a quantidade ideal!

Como já foi dito, o tronco é brutal! Com o evoluir da flora, penso que vai ficar muito bom. Fiquei curioso como irá ficar o tapete com a mistura entre a glosso e a riccia...

Como é óbvio, irei acompanhar!

Abraço

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Publicado:

Ok, vai ser um aquário para fazer volumes com plantas! Já faz tempo que alguém volte a dominar essa arte ;)

Boa sorte com o desafio!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

Boas Miguel,

Gosto do tronco e da escolha de plantas.

Apesar de ser porreiro o tronco, acho que resultava melhor se deixa-se um espacito um pouco maior para o vidro esquerdo.

Essa Limnophilla não fica grande demais? Parece-me que só vai ficar bonita quando estiver mesmo cá em cima.

Boa sorte :thumbup3:

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Boas Miguel,

Está muito fixe!! Vai actualizando.

Abr

Jorge Santos

Obrigado, Jorge!

Mostra como vai o teu. ;)

Boas Miguel!

Gostei bastante desta nova montagem! Sim, realmente, é diferente do "estilo" a que nos habituaste mas tenho a certeza que a qualidade será a mesma! ;) Não considero que seja água a mais...aliás, para mim, é a quantidade ideal!

Como já foi dito, o tronco é brutal! Com o evoluir da flora, penso que vai ficar muito bom. Fiquei curioso como irá ficar o tapete com a mistura entre a glosso e a riccia...

Como é óbvio, irei acompanhar!

Abraço

Também estou curioso a mistura da Glosso com a Riccia e ainda com os pés de parvula a vir para a frente.

Ok, vai ser um aquário para fazer volumes com plantas! Já faz tempo que alguém volte a dominar essa arte ;)

Boa sorte com o desafio!

Espero fazer uma coisa que me seja interessante de estudar e manter e bonita aos meus olhos.

Boas Miguel,

Gosto do tronco e da escolha de plantas.

Apesar de ser porreiro o tronco, acho que resultava melhor se deixa-se um espacito um pouco maior para o vidro esquerdo.

Essa Limnophilla não fica grande demais? Parece-me que só vai ficar bonita quando estiver mesmo cá em cima.

Boa sorte :thumbup3:

Olá Zeneo, impossível chegar o tronco mais para a direita. Toca em todos os vidros com excepção do frontal. :)

Quanto à Limnophila ficar grande demais e ficar só ficar bonita quando estiver mesmo bem acima, é esse o objectivo!

Abraço a todos

Passados quinze dias este é o resultado! :)

Mais uma semana e leva a primeira poda.

IMG_6113c.jpg

Cumps

• Votar + 2
Publicado:

Xiii... isso está feito e não cresceu nada em 15 dias.

É prova de que os substratos da ADA são só pozinhos que não servem para nada :bleh:

• Votar + 1

Pedro.

Publicado:

Xiii... isso está feito e não cresceu nada em 15 dias.

É prova de que os substratos da ADA são só pozinhos que não servem para nada :bleh:

isso não presta para nada! :P

Já experimentei alguns substratos e só depois de se experimentar o Aquasoil e restantes é que se percebe as diferenças.

e não esquecer as 4 bps para o tamanho do aqua que para a maioria do pessoal era impossível. :)

Engraçado que tive que separar a saída de CO2 da botija para os dois aquários e acabei por deixar este a 2 bps mas hoje já lhe estou a dar nas 4 bps.

Abraço

Publicado:

Fonix, que diferença!!! :ohmy:

É normal a glosso estar a crescer maioritariamente na vertical? Normalmente, seria por luz a menos mas com 55W PLL, duvido que se coloque essa questão! lol

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Publicado: (editado)

O Miguel acompanha o aquário diariamente poderá responder melhor, mas a glosso está a passar de emersa para submersa, etc. Mais umas semana dá-lhe uma poda e aquilo começa a crescer como se quer... isto se ele tiver mãos para isto pq é muita água para o que ele está habituado :bath:

Editado por Pedro Rosa

Pedro.

Publicado:

é verdade.

A minha levou com 3 podas até se decidir a começar a lançar runners...logo por azar foi na semana que a retirei :) :)