Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas Pessoal

Fiz uma nova montagem,mas desta vez a pensar mais no layout (aquascaping),que nos camarões.

Claro que a fauna deste aquário vai ser uns camarões.

Esta é a minha primeira tentativa de fazer alguma coisa de jeito,vamos lá ver no que dá.

Então é assim:

Aquário:60x30x30 (54 litros brutos)=50 Reais.

Iluminacão:Calha 2x18w

Filtragem:Filtro de cascata Haleas xp 08

Aquecimento:Termostato elite 50W

Hardscape:Pedras apanhadas na póvoa de santa iria,tronco Red Moor Wood.

Substrato:Ada Amazónia

Fertilização:garrafa da nutrafin com co2 caseiro,conta bolhas e difusor.

Flora:Musgo Spiky Moss,Pogostemon Helferi e Monte carlo.

Fauna:Shrimps (Red Rilli ou Blue Panaque).

Aproveito para agradecer mais uma vez ao nosso amigo António Nunes pelo trabalho que me deu a plantar os +- 80/90 pés de monte carlo.

biggrin.png' alt=':biggn:'>

Deixo então umas fotos para verem como está.

A montagem foi feita dia 18/06,mas a monte carlo só foi plantada ontem,assim como o co2 foi introduzido.

O Musgo está um pouco amarelado,esqueci-me do tronco fora de água com o musgo e ele secou,vou ver se recupera,se não tenho que trocar.

WP_20140622_001.jpg

WP_20140622_002.jpg

WP_20140622_003.jpg

WP_20140622_005.jpg

WP_20140622_004.jpg

Pronto,agora é deixar desenvolver,principalmente a monte carlo,para ver se consigo formar um tapete.

Vamos ver como esta experiência vai correr.

Editado por David EC Costa
  • Votar + 1

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Publicado: (editado)

Boas Pessoal

Venho só deixar mais umas fotos de hoje.

No aquário,apenas tirei a esponja do filtro agora de inicio e cheguei-o mais para o meio,porque quase não havia circulação no lado direito,onde está o difusor de co2.

Acrescentei também 3 pés de outra planta que foi oferecida e agora não me recordo do nome.

Ah e meti uns refletores nas lâmpadas.

Vamos então às fotos:

WP_20140624_001.jpg

WP_20140624_002.jpg

WP_20140624_003.jpg

WP_20140624_004.jpg

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg

Publicado:

Viva David,

Vou seguir este tópico, estou a gostar do layout. Estou também de acordo com a ideia de tombar o tronco e tapar com fetos ou musgo aquele nervo central mais grosso na parte das raizes. E não consegues puxar o tubo do filtro mais para a esquerda para tapar? :)

Abraço

Publicado:

Boas David!!

Gosto bastante do layout acho que está muito bem conseguido

Eu em aquascaping não sou nenhum expert mas se não me engano filtros cascata e co2 não se dão muito bem tenho a ideia que o filtro cascata neutraliza um bocado o co2... espero que alguem mais entendido do que eu nesta matéria possa dizer o que acha

Fora isso, mal posso esperar para ver a evolução

Abraço

Guilherme Martins

Publicado:

Mais um convertido à causa dos aquários de invertebrados bonitos :P

Gosto muito do declive entre montes e não percebo porque não plantaste no meio, tens a noção de que impedir que a monte carlo tome conta do vale é impossível, não sabes?

Quanto à questão do filtro, por mim devias de o colocar no vidro lateral direito por trás do tronco para permitir uma melhor circulação em todo o aquário. O co2 colocavas no vidro oposto. Que tipo de fertilização pretendes fazer visto quereres (e bem) colocar camarões?

Depois de o musgo tornar numa esse tronco numa árvore ficará espectacular. Podes, tal como já disseram antes, entortar um pouco para ficar ainda melhor. E vai treinando a tesoura :)

Abraço

Publicado:

Boas

Obrigado a todos pelos comentários,opiniões e criticas.:)

Quanto à questão do tronco,já inclinei mais um pouquinho,realmente também acho que precisava de um pequeno toque.De resto é esperar que o musgo cresça para tapar os "galhos".

Quanto à questão do filtro,realmente a minha ideia era meter no vidro lateral,mas conforme tenho a calha neste momento não consigo,por causa dos apoios dela.

Talvez altere a calha ou meta um filtro externo,a ideia do filtro agrada-me mais.

:)

Quanto a não ter plantado no meio,era mesmo para tentar não deixar a monte carlo apoderar-se dessa parte,mas pensando bem,acho que tens razão António,vai ser uma luta complicada,na qual todos sabemos quem vai acabar vencedor.
biggrin.png' alt=':biggn:'>

Quanto à fertilização,não faço ideia António,ainda sou bastante verde nisso.

Vou precisar de umas luzes.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas Pessoal

Venho actualizar um pouco o tópico.

Acabei por trocar o filtro,conforme tinha em mente.

Tirei o de cascata e meti um externo eheim 2213

Quanto ao layout:Fui de férias e quando voltei,tinha algumas algas,principalmente na monte carlo.

Estou apenas a fazer trocas de água,para ajudar a eliminar as algas e está a resultar.

Ah e o otto que lá anda também deve estar a dar uma mãozinha.

:)

Deixo então umas fotos de hoje:

WP_20140711_002.jpg

WP_20140711_003.jpg

WP_20140711_004.jpg

Eu estou a gostar da experiência.

Este aquário está a dar aquele toque especial que faltava na minha shrimproom. ;)

• Votar + 2

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg

Boas a todos

Como a malta gosta é de novidades e de preferência,com fotos...

Aqui estão elas. :)

fotos de hoje do aquário:

WP_20140716_003.jpg

WP_20140716_008.jpg

Agora umas fotos dos habitantes:

Foi o Ottocinclu o primeiro a estriar o aquário

WP_20140716_007.jpg

Agora as novidades...5 Red Rilli Sakura (3 fêmeas,1 macho e 1 juvenil que ainda não se sabe o sexo).

O Juvenil

WP_20140716_010.jpg

Adultos

WP_20140716_006.jpg

WP_20140716_019.jpg

WP_20140716_020.jpg

Espero que gostem tanto como eu.

:naughty:

• Votar + 3

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas Pessoal

Venho hoje com novas fotos do aquário e dos novos inquilinos.

Entraram 2 camarões amano,para ajudar na limpeza e mais 1 otto,para fazer companhia ao outro e também ajudar na fascina.

A meu ver acho que as plantas estão a evoluir relativamente bem,mas vocês que estão de fora podem opinar melhor sobre o assunto.

Vamos lá então ao que a malta gosta...Fotos:)

WP_20140725_001.jpg

WP_20140725_002.jpg

WP_20140725_007.jpg

WP_20140725_009.jpg

WP_20140725_006.jpg

WP_20140725_004.jpg

• Votar + 2

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg

Publicado:

Está-se a compor, como te tinha dito esse espaço aí ao centro está a ser ocupado pela monte carlo!

Para quando uma protecção shrimp safe na entrada de agua do filtro?

Esse red rili tem umas cores brutais :)

Boas,

Esse rili é espectacular, há mais desses? são todos assim?

:ohmy:

Abraço,

Boas António

Obrigado

Também adorei quando os vi,são todos assim,excepto o juvenil que ainda não tem as cores defenidas.

Está-se a compor, como te tinha dito esse espaço aí ao centro está a ser ocupado pela monte carlo!

Para quando uma protecção shrimp safe na entrada de agua do filtro?

Esse red rili tem umas cores brutais :)

Pois é António,tinhas razão e ao contrário daquilo que pensava fazer,que era tentar ir cortando,vou deixar crescer à vontade.

Quanto à proteção na entrada está para breve,ainda não me preocupei muito,porque não tenho recèm nascidos e ainda deve demorar,pois a única fêmea que está ovada,só tem 2 ovinhos.

Esse rilli :ohmy:

O aquario está otimo, mal posso esperar para esse musgo crescer mais ;)

Eu por acaso sempre gostei de Red Rillis,tento sempre manter alguns desde quase o inicio do bichinho dos shrimps,então estes são brutais.

Está tudo a crescer muito bem,até a pogostemon helferi,que o Luís Fortunato disse que demorava muito tempo a crescer,está a desenvolver bastante rápido.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas Pessoal

Não trago novidades.

As meninas Red Rilli não querem ovar nem por nada.

De inquilinos novos só mesmo 3 helenas juvenis,para ajudar a controlar os caracois que para aqui andam.

Venho mesmo mais para deixar umas fotos de como está o aquário actualmente.

WP_20140817_007.jpg

WP_20140817_009.jpg

WP_20140817_010.jpg

WP_20140817_011.jpg

WP_20140817_012.jpg

Os vidros estão um pouco sujos,pois ainda não fiz a limpeza de domingo,só faço mais logo.

• Votar + 3

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg

Publicado:

Nota-se crescimento nas plantas.

O musgo a fazer de copa é para cobrir todos os ramos ou vais deixar esses maiores destapados?

Adoro o efeito das plantas a saírem do meio das pedras no lado esquerdo, acho é que ficava um bocado melhor com elas menos densas :)

Está a ficar bastante interessante, agora é só esperar para ele estar recheado desses camarões 5* que nos tens mostrado ;P

Publicado:

Os vidros estão um pouco sujos,pois ainda não fiz a limpeza de domingo,só faço mais logo.

É que não se nota nada :tapfoot:

Essas blixas estão top :thumbup3: essa árvore é que já merece uma poda!

Publicado:

Nota-se crescimento nas plantas.

O musgo a fazer de copa é para cobrir todos os ramos ou vais deixar esses maiores destapados?

Adoro o efeito das plantas a saírem do meio das pedras no lado esquerdo, acho é que ficava um bocado melhor com elas menos densas :)

Está a ficar bastante interessante, agora é só esperar para ele estar recheado desses camarões 5* que nos tens mostrado ;P

Boas Vasco

A intenção é cobrir todos os ramos,mas aquele mais grosso no topo da árvore,vai ser mais complicado.

Quanto ás plantas do lado esquerdo,ainda estavam mais densas,hoje fiz uma pequena poda.

Agora,os camarões é que vamos lá vêr como corre,parece que eles não estão a gostar muito do co2,não querem ter bebés nem por nada.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg

Publicado:

É que não se nota nada :tapfoot:

Essas blixas estão top :thumbup3: essa árvore é que já merece uma poda!

Estava a ver se ganhava coragem antes de postar as fotos,mas demorou um pouco...:)

António,agora queres mudar o nome às plantas?Blixas? :tapfoot:

Estas ainda são Pogostemon Helferi.:)

Quanto à árvore,também levou uma pequena poda,mas pouquinha para vêr se consigo com que cubra todos os ramos.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg

Publicado:

Já podias ter dito António,ainda ontem foram 3 pés para o lixo,mas no próximo fim de semana devo cortar mais uns 2.

se quiseres passar por ca já sabes,estás à vontade.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg

• 4 meses depois...

Boas Pessoal

Peço desculpa de nunca mais ter actualizado este tópico,mas como costumo postar todas as fotos no outro dos invertebrados,até esqueci este. :)

Começo por dizer que este aquário não morreu,apenas sofreu umas alterações.As Pogostemon Helferi saíram todas com o intuito de reprodução neste aquário e para isso gosto de ter uma noção do que se passa dentro do aquário.

Houve também uma alteração nos habitantes e foi retirado o CO2 à cerca de 2 meses,as plantas mantém-se e vão crescendo,apenas com a iluminação de 18w.

Deixo então umas fotos fresquinhas de como está hoje.

WP_20150116_001.jpg

WP_20150116_005.jpg

WP_20150116_004.jpg

Umas fotos de alguns habitantes:)

WP_20150116_011.jpg

WP_20150116_010.jpg

WP_20150116_008.jpg

WP_20150116_009.jpg

Espero que gostem...

• Votar + 1

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg

Muito bom!

Quando esse tapete ficar completo, vai ficar ainda melhor. Penso que terás desistido de manter um "carreiro" entre os dois lados do aquário,

Já agora três coisas:

1 - percebo mesmo muito pouco de camarões mas esse red rilli é de longe o melhor que vi na vida. Mesmo que não tenha nascido aí, para ter essas cores é porque leva um tratamento de excelência portanto os meus parabéns!

2 - que flutuantes tens?

3 - esse aquário merece que lhe dês um make-up antes das fotos (tratar dos vidros, tirar o material técnico de lá de dentro, arrumar um pouco a casa.)

Se assim já está um miminho, imagino todo produzido,

Editado por Nuno Prazeres

Boas Nuno

Obrigado :)

Sim,desisti de manter um carreiro entre os dois lados apenas pelo simples facto de não ter que podar a monte carlo.

Quanto ao tapete fechar,acho que vai demorar algum tempo,visto que já não tem co2 nem fertilizações,mas devagar vai lá. :)

1- Quanto ao red Rilli,não é por ser meu mas para mim também foi o melhor que vi até hoje.Não nasceram neste aquário,mas nasceram aqui na shrimp room.

Por acaso é a que está na minha foto do perfil. :)

Além desta,tenho mais 2 machos praticamente iguais e uma outra fêmea,que era igual,mas últimamente está a ficar toda vermelha,tipo Red Sakura.

Aproveito para dizer que foram mudados para outro aquário maior e já tem descendentes. :)

Alguns parecem bons como a mãe,mas outros nem por isso.Vou ter que fazer uma seleção.

2- As Plantas Flutuantes são as Salvinia Natans.Já tinha experimentado à uns tempos,mas morreram-me todas,agora voltei a tentar e estão a dar-se lindamente em quase todos os aquários.Elas não querem muita movimentação à superficie.

Se por acaso quiseres algumas é só passares cá e levas.Todas as semanas vão algumas para o lixo...

3- Quanto ao arrumar um pouco a casa,tens razão.Já não limpo os vidros à algum tempo.Vou tentar fazer isso tudo da próxima vez que for tirar umas fotos.

Obrigado pelo elogio. ;)

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg

Publicado:

Boas

Nuno já que falaste na Red Rilli,aproveito para deixar aqui umas fotos da mesma e de 1 filhote.:)

WP_20150118_004.jpg

WP_20150118_013.jpg

WP_20150118_007.jpg

Um dos Filhos

WP_20150118_005.jpg

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!