água natural sim ou não?


Raquel Almeida

Recommended Posts

Olá a todos:

 

GOstaria de perguntar a vossa opinião sob a utilização de água do mar natural? Poderá ser directamente adicionada ao aquário após colecta ou terá de ficar em repouso durante semanas?

Existe um elevado risco de crescimento exagerado de algas?

 

Quem usa quais os beneficios que observou no aqua (para além de uns trocos valentes no bolso no final do mês claro!!!)

 

Abraço

 

Raquel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Na minha opinião deves utilizar água natural sempre que a possas recolher em boas condições. Como podes calcular não é possível às aguas sintéticas terem "tudo" o que a natural tem. Basta fazer uma TPA para ver a diferença nos corais (abrem de uma forma espectacular).

Já cheguei a ver pequenos camarões (muito pequenos mesmo) após uma TPA que foram introduzidos com a água natural sem eu saber... por aqui já podes calcular a quantidade de vida que vai para o "aqua" a cada TPA.

Eu por vezes adiciono logo após a ter recolhido outras vezes guardo e utilizo depois (já utilizei água com 2 meses). Deves igualar a densidade e a temperatura.

Já ouvi alguns relatos aqui no fórum de "problemas" com a agua natural e reconheço que é um risco, deves portanto analisar sempre os parâmetros básicos da água que pretendes recolher.

Existem vários membros aqui do fórum que só utilizam agua natural à muitos anos sem qualquer problema e com muito beneficio.

Eu sempre a utilizei sem qualquer problema, sou portanto adepto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Na minha opinião, a água colectada no mar deverá ficar em repouso por alguns dias num local escuro. De seguida deve ser aquecida (25ºC +/-) a quantidade que se pretende usar e deve ser medida a sua densidade.

Também costumo filtrar a água com uma malha muito fina (rede para limpeza de artémias), para retirar possíveis algas mortas e seres vivos planctónicos de maior dimensão ou mesmo areia (parece uma contradição..usar água do mar e de seguida filtrá-la para retirar a vida aquática...mas é o método que uso).

 

O ideal seria levar um kit de testes para o local de recolha, mas (isto falando do cabo raso) caso se trate de um local bastante utilizado em principio basta medir, em casa, a densidade da água e fazê-la coincidir com a densidade do nosso aquário.

 

Quanto ao risco de haver um boom de algas, também poderá acontecer caso se use osmose + sal...e o sal não fôr de boa qualidade (fosfatos, silicatos e nitratos). No entanto, caso se trate de um aquário estabilizado e a água do mar fôr de boa qualidade, a "filtragem" que utilizes no aquário acaba por neutralizar as algas...acabando ou com estas ou com o "alimento" que utilizam para crescer.

 

Efeitos benéficos não posso falar visto não ter nenhum termo de comparação, pois utilizo água natural desde que montei o aquário... :D

 

Já sabes: água natural para TPA's e água de osmose + kalk para reposição.

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- guardo sempre um saco de sal de reserva para alguma emergência.

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... mas deves ter em atenção que num sistema pequeno uma TPA directa sem previamente igualares os parâmetros vais provocar uma grande variação destes. :D

 

Isso só se pode aplicar num sistema grande e com uma TPA pequena. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas aderito que salinidade mediste na água natural a 25º ?

é que a mediçao que fiz é que a agua natural a 25º tem a mesma densidade que a agua dos nossos aquarios

 

Sem nunca ter feitos acertos e com tpa´s 2 vezes por mes de cerca de 20% (sistema de 300 litros)

 

e tenho a densidade a 1.025..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

eu utilizo logo apos a recolha... quais aquecimentos quais malhas finas

 

é que a mediçao que fiz é que a agua natural a 25º tem a mesma densidade que a agua dos nossos aquarios

 

:wink:

Não percebi a contradição...

A água é apanhada a uma temperatura de 15-16ºC (a não ser que vás apanhá-la próximo dos tropicos :silly: ), daí eu medir a densidade após o aquecimento (a densidade depende da temperatura...) e colocá-la no aquário a 25ºC.

Se introduzes no teu aquário água a 15-16ºC (um pouco menos no Inverno), numa proporção de 20% (60 litros) estás a colocar em risco de choque térmico alguns seres do teu aquário...mas isto digo eu, que não conheço o teu aquário. :)

 

Se utilizas 100% água natural no teu aquário, seria estranho que a densidade da água do teu aquário fosse diferente daquela encontrada (a 25ºC) na água directamente do mar.....certo? :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diesel

O Choque térmico é minimo, com mudas de 20% de agua no aquario tenho uma variaçao de 1º grau que não considero choque termico.

 

Ponho a agua sempre á temperatura que vem, so a coloquei á temperatura do aquario uma vez para observar a densidade.

 

 

Se utilizas 100% água natural no teu aquário, seria estranho que a densidade da água do teu aquário fosse diferente daquela encontrada (a 25ºC) na água directamente do mar.....certo?  

 

Certo, mas se é a densidade certa , pra quê acertar ? nao percebi..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma perguntinha que me anda a incomodar...

 

Qual será o "prazo de validade" de água natural. Eu ainda estou a usar um stock de 20 de Março e os (poucos) corais que tenho continuam a receber as TPAs de braços abertos :wink:

 

Guardo a água em garrafões fechados na arrecadação completamente às escuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se realmente colocas 60 litros de água a 15 ou 16 graus num sistema de 300 litros a 25 graus não podes ter só uma variação de 1 grau, é que eu já tive também um de 300 litros + sump e tenho essa experiência.

De qualquer modo os seres (peixes e corais) que levarem com a entrada de água a 15/16 graus vão sofrer um choque de certeza antes desta se diluir com a restante.

Em relação à salinidade da água que "apanho" esta tem uma salinidade mais alta (a 26 graus) da que utilizo no "aqua" por isso tenho de a baixar misturando agua de osmose.

 

Acho que estás a arriscar um bocado ao fazer as coisas dessa forma mas se te dás bem....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Também utilizo água natural nos meus aquários. Para além das recomendações que já foram feitas queria salientar que a abertura dos corais a seguir à TPA pode ou não ter a ver com a presença de plâncton e elementos vestigiários ("trace elements") em falta no aquário. Os corais são seres sésseis, não se deslocam para procurar o alimento que necessitam, portanto dependem das correntes para lhes trazer o alimento. Perante a agitação de água e ressuspenção de sedimentos depositados na RV os corais extendem os seus pólipos para capturar algum alimento. Já verifiquei essa mesma abertura em aquários onde foram feitas mudanças de água com água artificial.

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!!!!!!!

 

Não tenham dúvida de que a água natural é melhor, pois ela já vem com o plancton, o que faz um bem enorme para todo o reef, além de ser uma grande economia de dinheiro; entretanto junto com o plancton podem vir milhares de bactérias e poluição, embora seja raro, eu sei de aquaristas que tiveram problemas com uso de água natural.

 

O ideal é coletar a água em locais distantes das cidades para evitar poluição.

A coleta não deve ser feita em dias de chuva e nem próxima a foz de rios para não alterar a densidade da água.

A água não deve ser pega na praia, pois as marés jogam todos os detritos do mar para as praias, devendo ser pega mar adentro, para isto é necessário um barco pequeno.

Esta água pode ser passada em um filtro UV, para matar todas as bactérias, porém o plancton também morrerá. Caso não queira usar UV, o aquarista deve colocá-la logo no reef, porque o plancton tem vida curta fora do reef e do mar.

 

A água natural é melhor para o aquário por causa do plancton, porém a água de osmose reversa é mais segura, porque será desprovida de bactérias e poluentes.

Eu uso água de osmose reversa com sal Red Sea, pois a praia mais próxima da minha cidade fica ha uns 1500 kilometros de distância.

 

Abraços.

Eduardo Avelar

www.ipaq.org.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Eduardo,

 

Podes ser mais específico quanto aos problemas de que tens conhecimento com o uso de água natural?

 

Quanto à utilização da água imediatamente após colecta não posso concordar porque os riscos de introduzir algum agente prejudicial ao aquário aumentam muito.

 

Em relação à utilização de uma embarcação para colher água natural é de facto uma boa ideia mas na prática são muito poucos aqueles que têm possibilidade de o fazer.

 

Como já disse anteriormente o plâncton torna-se hoje um argumento a meu ver errado para despejar água directamente para o aquário após colecta. Tenho feito mudanças de água com água artificial e natural e observo que os corais se expandem mais devido ao levantamento de sedimentos do que propriamente à presença de plâncton na água (que não existe na água artificial). Neste momento uma vez que estou a cultivar plâncton tenho alimentado o meu aquário com zooplâncton e os corais parecem-me indiferentes à sua presença.

 

Por experiência própria também já concluí que existem algumas espécies de organismos planctónicos que resistem após o repouso da água natural (1 ou 2 semanas às escuras sem arejamento à temperatura ambiente). No passado experimentei cultivar fitoplâncton com água natural e o resultado foi que passados 2/3 dias após as primeiras repicagens o fitoplâncton foi todo consumido por algo que já estava na água.

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem duvida a água do mar se coletada em local adequado tem qualidade superior a sintetica, mesmo porque a sintética nunca deixará de ser sintetica, ou seja, uma tentativa de imitação.

 

A qualidade dos sais sinteticos eh um assunto ateh que vem rolando de alguns anos pra cá... (inclusive com estudos de Shimek em 2002) ... o maior problema existe no fato de como se trata de um produto comercial nem todos contem exatamente o que vem no rotulo...

 

Nao creio se tratar de preciosismo... tudo depende de qual sal estamos comprando... existem relatos inclusive de perdas com o uso do marinemix ...

 

http://www.reefcentral.com/forums/showthre...light=marinemix

 

http://www.reefcentral.com/forums/showthre...light=marinemix

 

A questão dos metais pesados eh um pouco mais complicada... creio que para maioria dos animais que criamos nao seje problema, mas se falarmos em animais delicados, talvez possa fazer diferença... Eu já li absurdos de pessoas usando sal grosso...

 

Eu uso o sal sintetico pela facilidade na manipulação... água do mar tbem tem seus riscos (patogenos) ou poluição, mas prefiro a segunda.

Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br

IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br

logo.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo!!!!!!!!

 

Como eu disse anteriormente, a água sintética de osmose reversa é mais segura pois ela vem desprovida de organismos patógenos e de nutrientes, os quais sempre estarão presentes na água natural em maior ou menor número, isto depende do local de coleta e das marés. Normalmente nas praias há uma grande quantidade de sedimentos trazidos pelas marés, portanto há um maior risco de alteração dos parâmetros químicos da água do aquário.

Quando se coleta uma água muito rica em nutrientes e patógenos, ou com uma carga de poluentes, fatalmente isto trará algum malefício para o reef, resultando normalmente em aparecimento de algas, podendo até ocorrer algum dano aos peixes e corais. Há no Brasil relatos do surgimento de muitas algas com o uso de água natural. Entretanto isto é difícil de acontecer, mas eventualmente pode acontecer.

 

O plâncton é constituído de micro algas, larvas de animais, protistas e organismos procariontes, autótrofos e heterótrofos. São todos organismos pequenos, microscópicos, porém alguns podem atingir até alguns centímetros de comprimento, sendo exceções.

Ele é formado pelo bacterioplâncton(algas azuis e bactérias), protozooplâncton(protistas não fotossintetizantes), fitoplâncton(algas unicelulares ou organizadas em colônias), zooplâncton(inclui animais, compreendendo os vertebrados como larvas de peixes, crustáceos e etc) e ictioplâncton(considerado por alguns autores como zooplâncton).

Acredito que há maior vantagem em inserir de imediato a água contendo plânton, porque a maioria dos organismos estarão vivos, de forma que os benefícios serão maiores, pois isto propiciará o surgimento de novos seres no reef, como organismos filtradores e etc.

A grande vantagem do plâncton, é que além dele servir de alimento para muitas espécies, muitas das suas larvas se desenvolverão, tornando-se novos seres, os quais irão se alimentar de matéria orgânica contida no aquário. Este processo de geração de novas vidas é lento, o sucesso é a médio e longo prazo, com o aparecimento de uma micro fauna muito diversificada, o que só pode ser conseguido com a adição do plâncton natural. Isto já vem sendo feito e observado por vários aquaristas do litoral do Brasil, onde relatam o surgimento de novos seres em seus reefs, além de um explendor maior dos peixes, corais e invertebrados.

Estes aquaristas estão coletando plâncton com uma rede própria e adicionando-o nos seus aquários. Esta coleta é feita quase semanalmente.

Há no mercado fito e zooplânctons industrializados, não sei dizer se estes produtos funcionam.

 

Alguns componentes do plâncton duram muito tempo, há um relato no IPAq de um aquarista que esqueceu uma garrafa contendo plâncton por várias semanas um em local da sua casa, quando ele encontrou a garrafa ficou espantado, pois havia vários organismos vivos e se locomovendo. Com certeza muitas espécies poderão sobreviver com pouco ou nenhum oxigênio e sem luz, pois o plâncton é composto por uma variedade muito grande de microorganismos.

 

O ideal é que a coleta da água seja feita mar adentro com um barco.

Realmente fica caro alugar um barco, mas pode se formar um grupo de vários aquaristas que estejam interessados, dividindo a despesa do barco.

Desta maneira o custo fica mais acessível e a água terá uma qualidade maior. É só uma idéia.

 

Abraços.

Eduardo Avelar.

Conheçam owww.ipaq.org.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fala Galera, blz?

 

Meu Reef está montado há mais de um ano e frequentemente uso água coletada na praia longe de cidades ( por algumas vezes usei também água de alto mar que coletei usando um barco de pesca ) e certamente a água de alto mar é bem melhor, pois vem sem impurezas e ainda vem cheia de plancton.

 

Normalmente eu a coloco no Reef após 1 hora da coleta que é o tempo que levo até chegar em casa, o ideal seria colocar de imediato. Nesse período de mais de um ano meus peixes nunca adoeceram e os corais vão muito bem. Algumas vezes a água da praia vem um pouco suja e obriga o desnatador( skimmer) a trabalhar muito, mas até hoje não tive qq problema com água do mar e portanto recomendo a quem poder coletar água de boa qualidade, tanto em praias limpas com em alto mar.

[]s,

 

Antonio Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais