Recommended Posts

Publicado (editado)

boas!

alguem me pode dizer a quantidade de sal por litro de agua (gramas ou colheres) para tratar os parasitas das guelrras dos discus?

obrigado

cumps

Editado por Marco Nelson
Publicado:

só com sal acho que não vais lá

experimenta o tremasol da sera

lê a bula do medicamento

em relação á mudança de água eu faço 40% num dia

e mais 40% no outro,cumps

paulo dias

Publicado:

de momento nao tenho disponibilidade para ir a loja comprar o produto , por isso perguntei as quantidades de sal para os aliviar 1 pouco enquanto nao consigo lá ir.

se alguem souber as quantidades agradecia que me elucidacem sff

cumps

Publicado: (editado)

1 colher de sopa rasa por cada 50l

se for um aquario grande, não ponhas tudo de uma vez.

vai pondo 1 colher a cada hora e observa.

se notares os peixes muito agitados logo tpa.

a variação de salinidade muito rapida pode originar um choque osmotico.

não sei o sal vai fazer alguma coisa a parasitas das guelras...duvido!

e tambem não sei se os vai aliviar , mas ok.

e já agora, porque dizes que são parasitas nas guelras?

só pela respiração ofegante?

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Publicado: (editado)

ola rui!

obrigado pelas dicas.

eu a 6 anos atras tinha discus, quando eles tinham parasitas intestinais usava flagyl, e parasitas nas guelras usava s nao estou em erro o praziquantel e dava-lhes banhos de sal que na altura parecia-me aliviar e era o que o pessoal falava no forum para fazer naquela altura...

entretanto parei com os peixes e retomei agora passados estes anos, nao tinha em mente voltar a ter discus estava so com apistogramas, mas apareceu 1 casal a 1 preço muito bom porque o macho estava doente, eu fui ver os peixes e apesar de o macho estar doente fiquei com eles na esperança de o conseguir tratar....

agora o que se passa é que o macho esta muito magro mesmo, apesar de ter boa cor e continuar a mandar-s a comida (embora cuspa o coraçao de boi todo fora, so come bem tenebrio de amendoim e minhoca da terra que vou ali apanhar ao quintal)....

ja lhe iniciei 1 tratamento de flagyl na agua (1 comp./40l) e adicionei flagyl tambem na comida, estranhei porque estava a espera das fezes virem brancas como é normal quando estao com parasitas mas isso nao aconteceu, as fezes saem de cor normal, as vezes vem é com formas estranhas tipo pedaços grandes mal digeridos...

a respiraçao esta sempre ofegante (tenho o aquario a 31º por causa do tratamento) e reparei que a femea tem 1 operculo muito mais fechado quando respira, daí eu deduzir que deve ser parasitas nas guelras......

ja nao sei se irei conseguir safar o peixe porque nao vejos melhoras nenhumas......

todos os peixes que tenho estao em aquarios individuais para reproduçao inclusive os discus!

toda a ajuda é bem vinda, nomes d produtos eficazes, qualquer coisa, que eu arranjo maneira d ter tempo para os ir comprar

Editado por Marco Nelson
Publicado:

experimenta fazer uma desparazitação geral com fluvermal.

agua muito bem oxigenada , e se vires a agua a esbranquiçar logo tpa.

pelo que dizes , dá-me a ideia de que o peixe ja estará num estado avançado de doença e debilitado, mas é uma questão de tentares.

ja agora, se me permites um conselho , não dês nada dessas alimentações aos peixes.

granulado de boa qualidade e artemia é suficiente.

se tiveres papa , ok, mas só isso.

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Publicado:

ola novamente!

hoje passei na loja que costumo frequentar, falei com ele sobre os sintomas e tudo mais e ele ofereceu-me o gyrodactol da JBL para tratar todos os parasitas externos, so agora que vim aqui é que li a mensagem, o que comprei nao sei se é 1 produto melhor ou nao mas ja iniciei o tratamento agora é so esperar pelos resultados...

em relaçao a comida hoje ja estao a comer melhor , principalmente o macho que está abatido, hoje quando o fui espreitar estava com uns cócos pendurados com cor normal mas a parte final do cóco que estava mais junto ao peixe tipo 2cm estava branca e transparente, assim que acabar o tratamento dos parasitas externos volto a atacar na comida com flagyl....

e vou deixar d dar entao as minhocas da terra, mas penso que o tenebrio do amendoim possa dar de quando a quando tipo 1 "mimo", parece-me ser 1 bicho limpo que so se alimenta de amendoim, achas que mesmo assim possa ser perigoso?

abraço

Publicado:

eu nunca usei , por isso não sei ao certo, mas acho que artemia, papa e granulado é mais do que suficiente.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif