Recommended Posts

Publicado:

O que me dizem a esta receita para as Macros ?

Ainda não tive oportunidade de testar os Nitratos e os Fosfatos para saber o Uptake das plantas mas pode ser um ponto de partida?

Dose: 60ml por semana divididas por 3 aplicações de 20ml

as_zps9e0dca67.png

Obg a todos que têm contribuido para esclarecer todas as duvidas que têm surgido

Cumps

Eu colocava N-30 P-4 K-30 e ia reduzindo as doses a partir dai. É mais fácil lidar com excessos do que com deficiências.

Balanças compras no ebay baratas e com zero portes, demora e 1 mês a chegar...

Eu tenho esta e estou satisfeito...

http://www.ebay.co.uk/itm/300g-x-0-01g-Digital-Jewelry-Balance-Pocket-Gram-Scale-/390826586061?pt=UK_BOI_Electrical_Test_Measurement_Equipment_ET&hash=item5aff146fcd

Cumps.

André

Publicado:

Não tens daquelas balanças de cozinha digitais que pesam "gramas"?

Isto é EI! Não se necessita de grandes precisões ou o sistema não estava indicado em "colheres" de várias dimensões.

Colocares 25g ou 27 ou 23 é o praticamente o mesmo. Achas que essas balanças do ebay a 10 euros são assim tão precisas?

O pior que podes fazer com métodos destes é tentares ser preciso ao pormenor. O método existe exatamente para te libertar de "cuidados" extraordinários e te dar mais liberdade nos erros.

... e nunca te esqueças de acompanhar com boas doses de CO2 ou estarás a libertar nutrientes para a água desnecessariamente.

Lê uma das biblias do EI (este texto do Clive foi elogiado pelo próprio Tom Barr): http://www.ukaps.org/forum/threads/ei-dosing-using-dry-salts.1211/

Pedro.

• Votar + 1

Pedro.

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Publicado:

Olá.

Bem a opnião que me deram foi que a agua canalizada já costuma conter bons niveis de magnesio, logo não ser um imperativo adicionar, como são os outros pós.

Mais concretamente, se tivermos GH's de valores iguais ou superiores a 3 graus Alemães, e fizermos TPA's no mínimo de 50% semanais, dificilmente teremos carências de Mg e Ca...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

E já agora, só para confirmar aquilo que o Pedro Rosa disse, eu gastei 10€ numa balança igualzinha a esta:

.jpg

Comprei-a na MediaMarkt, e chega e sobra para esse tipo de pesagens...

Cumprimentos

Luís Fortunato

• Votar + 1

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado: (editado)

Olá.

Mais concretamente, se tivermos GH's de valores iguais ou superiores a 3 graus Alemães, e fizermos TPA's no mínimo de 50% semanais, dificilmente teremos carências de Mg e Ca...

Luís, não tenho dados para confirmar o que dizes. Claro que me parece credível. Tb por pensar isso fiz um teste há cerca de dois meses: Testei um mês sem adicionar Mg e não notei algas mas pareceu-me que o crescimento abrandou em algumas plantas (por mais estranho que parece notei bastante em Anubias, mas não só). Depois, para me provar a mim mesmo essa falta, adicionei metade do que seria recomendado para a quantidade que estava a fazer e aí notei sem duvidas que o crescimento aumentou.

Agora cada aquário tem uma carga vegetal distinta e por isso reage (ou não) a estas alterações e/ou falta. A luz e o CO2 que damos tb são importante para estes nutrientes poderem faltar. Eu sou pouco de alterações (CO2 mantenho SEMPRE igual desde o primeiro dia) e neste caso, seja ou não muito preciso Mg, não vejo nenhum problema em adicionar (há o problema de € para o pó, pois claro :))

Isto que relato foi no meu de 300l. No de 60l não notei nada. A receita é obviamente a mesma.

E já agora, só para confirmar aquilo que o Pedro Rosa disse, eu gastei 10€ numa balança igualzinha a esta:

.jpg

Comprei-a na MediaMarkt, e chega e sobra para esse tipo de pesagens...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Isso mesmo Luís, a minha é parecida (só é mais bonita :tongue::tongue::tongue: ) e já a tinha como um acessório de cozinha.

Pedro.

Editado por Pedro Rosa

Pedro.

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Publicado:

Olá novamente.

Luís, não tenho dados para confirmar o que dizes. Claro que me parece credível. Tb por pensar isso fiz um teste há cerca de dois meses: Testei um mês sem adicionar Mg e não notei algas mas pareceu-me que o crescimento abrandou em algumas plantas (por mais estranho que parece notei bastante em Anubias, mas não só). Depois, para me provar a mim mesmo essa falta, adicionei metade do que seria recomendado para a quantidade que estava a fazer e aí notei sem duvidas que o crescimento aumentou.

Agora cada aquário tem uma carga vegetal distinta e por isso reage (ou não) a estas alterações e/ou falta. A luz e o CO2 que damos tb são importante para estes nutrientes poderem faltar. Eu sou pouco de alterações (CO2 mantenho SEMPRE igual desde o primeiro dia) e neste caso, seja ou não muito preciso Mg, não vejo nenhum problema em adicionar (há o problema de € para o pó, pois claro :))

Isto que relato foi no meu de 300l. No de 60l não notei nada. A receita é obviamente a mesma.

Claro Pedro... Não quero com a minha última frase dizer que é desperdício adicionar Magnésio aos nossos aquários... longe disso.

Agora, o que me diz a experiência, é que com os valores de GH e TPA's que referi, nunca tive qualquer tipo de carência relacionada com Magnésio nos meus aquários.

E como eu salientei a negrito no que escreveste, a verdade é única e exclusivamente essa: "Cada aquário é um aquário". O que acontece connosco, pode não ser exactamente o que acontece noutros aquários.

Cumprimentos

Luís Fortunato

• 1 mês depois...
Publicado: (editado)

Boas.

Mandei vir uma balança digital da Tailandia já faz 3 semanas e afinal havia no chines aqui da terra...

Fiz hoje a bela da receita com os seguintes valores:

Doseando 3x semana 12ml = 10 bombadas da garrafa da Tropica :smile2:

minhareceita_zpsf061cfea.png

Não quis tar a carregar muito nos Nitratos devido a ter uma grande carga de peixes.

Vou aguardar para ver como se saiem as plantas com estas dosagens.

Pior não fica. Pelo menos a receita é mais forte que o specialized da Tropica...

Cumps.

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

• 3 anos depois...
Publicado:

"Agora pergunto, como fonte de Potássio secundária é melhor o Cloreto de Potássio ou Sulfato de Potássio? Não há problema com os subprodutos que trazem, os cloretos num caso e os sulfatos no outro?"

Estava precisamente à procura de informação, por estar com a mesma dúvida, quando dei com este topico já com alguns aninhos ;) qual dos dois escolher?

Cumpts

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires