AMateus Publicado Junho 18, 2014 Publicado Junho 18, 2014 Bom dia a todos, Tenho um aquario de 30L, montado há cerca de 2 semanas e ainda a ciclar. Este aquario foi montado especificamente para ter um betta. Especificações: Iluminação 4W Led Filtro tipo mochila com cascata 200L/H (com caudal muito leve) Substrato fértil e Areão escuro tipo areia Termostáto 50W Flora Valisneria Musgo de Java Fauna Ainda nenhuma. Foto da montagem no 1º dia: Ontem notei que a Valisneria começou a ter algumas folhas castanhas. Aparenta estar a morrer. Quando chegou estava optima. Tenho o aquario a 26º/27º, com substrato fértil. A luz está ligada entre 5h a 6h por dia. Fotos: Sugestões? Obrigado, António
José Prada Publicado: Junho 18, 2014 Publicado: Junho 18, 2014 Boas, As valisnerias podem ficar com folhas de mais de 1,5m... como é que é suposto quereres meter uma num aquário de 30l?! Eu tenho valisnerias nana num aquário de 60cm de altura e facilmente me chegam à superficie. Se cortares as folhas da valisneria a meio acabam por morrer e ganhar algas... se cortares todas as folhas a meio, a planta acaba por morrer. Parece-me que é esse o teu problema (ou pelo menos um deles). Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip
AMateus Publicado: Junho 19, 2014 Autor Publicado: Junho 19, 2014 Boas, Desculpa a minha ignorância, mas não é suposto podar as valisnerias? Eu só podei aquelas que estavam ratadas nas pontas... As restantes não mexi. De qualquer maneira reparei também que estão a nascer rebentos novos. Quanto às algas, estás a falar daqueles "filamentos" que algumas folhas aparentam? Obrigado, António
NR26 Publicado: Junho 19, 2014 Publicado: Junho 19, 2014 (editado) Isso aconteceu com algumas plantas minhas, e sinceramente, deitei-as fora, mas deixa que alguém mais especializado fale sobre o assunto. Editado Junho 19, 2014 por NR26
José Prada Publicado: Junho 20, 2014 Publicado: Junho 20, 2014 Desculpa a minha ignorância, mas não é suposto podar as valisnerias? Eu só podei aquelas que estavam ratadas nas pontas... As restantes não mexi. A melhor forma de podar valisnerias é cortar as folhas maiores totalmente. Se cortares a folha a meio (mesmo na diagonal), o mais normal é a planta desistir da folha e ela começar a decompor-se lentamente. Pelo menos é essa a experiência que tenho com as vals. Quanto às algas, estás a falar daqueles "filamentos" que algumas folhas aparentam? Sim, aqueles filamentos parecem-me algas. É normal quando as folhas morrem começarem a ganhar algas se não forem retiradas do aquário. Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip
fpeixoto Publicado: Julho 12, 2014 Publicado: Julho 12, 2014 Qual o PH a que tens a água? e que tipo de areão tens? parece-me fino demais e desadequado para a valisnéria.
Recommended Posts