Recommended Posts

Publicado

Boas Pessoal,

Tenho uma questão, adquiri recentemente uma sistema de osmose inversa da Aquili de 3 estágios.

Como posso testar a qualidade da água? Li que se poderia verificar se o processo esta a decorrer normalmente usando um medidor de TDS:

'Se você estiver usando um medidor de condutividade ou TDS para monitorar o desempenho de uma membrana de RO, o valor medido deve cair pelo menos um fator de 10 a partir da água da torneira de origem. Assim, por exemplo, se a água da torneira lê 231 ppm, a água RO deve ser inferior a 23 ppm. Em muitos casos, ela vai cair muito mais do que isso. Menos de uma queda de um fator de 10 indica um problema com a membrana de Osmose Reversa.'

fonte: http://aquabahiasergipe.com.br/2010/07/25/o-que-e-um-tds/

Acontece o seguinte a água da torneira tem uma concentração de sólidos dissolvidos de 98ppm e deixei o sistema a funcionar por 2 horas e a leitura da água de saída era 48ppm. Deveria ser de 9.8 sensivelmente correcto? O que poderá estar a correr mal?

Obrigado a todos pessoal! :D

Publicado:

Olá boa noite

antes de poder dar a minha opinião diga-me,

- o sistema que comprou é novo ou usado ?

em relação ao link que enviou já tinha lido, é de facto muito esclarecedor, tira muitas dúvidas.

cumprimentos

afonso

Publicado:

Olá bom dia

assim torna-se mais difícil o diagnóstico.

eu pensei que fosse usado e assim não teria dúvidas que fosse da membrana.

o meu sistema é de 5 estágios e de facto a água sai a 2/3 ppm, acabei por comprar mais um filtro de resina "DI" assim sai com 0 ppm

Então resta-nos esperar que alguém com equipamento igual possa prestar ajuda.

se entretanto conhecer alguém que tenha um equipamento igual, peça-lhe para trocar a membrana só para experimentar, assim tirava-se daí as dúvidas.

cumprimentos

afonso

Publicado:

ola bom dia.a minha osmose é igual e apesar de nao trocar de membrana nem filtros á uns 4 anos :doofywave: a agua á saida da osmose sai a cerca de 8 ppm depois passando por resinas que eu adicionei saindo a 0ppm. logo meu caro amigo algo se passa com a sua membrana ou com o seu medidor de tds..se quiser passar ca por casa traga a osmose que resolvemos o misterio em 10 minutos e ainda bebemos uma bejeca :burp: ..podiamos medir o tds da cerveja tambem...looollll :idea2:

Publicado:

Olá bom dia

bom já apareceu alguém com vontade de ajudar

Ricardo se eventualmente vier a Vialonga, depois do problema resolvido venham os dois até aqui e bebemos cá as ditas"bejecas" e sempre vê mais um sistema.

cumprimentos

afonso

Publicado:

Boas pessoal!

Querendo despistar uma possivel avaria na caneta de TDS, realizei alguns testes na água de osmose.

Obtive os seguintes resultados:

pH:6.5

GH: 1.5/2.0

KH: 2.0

Cu: 0

Fe: 0

Com estes dados que opinião avançam? O sistema estará a funcionar correctamente e tenho o medidor de TDS avariado?

Cumps

Publicado:

Boas

É nova a osmose? ou era usada?

Eu também tenho uma dessa marca e só consigo valores baixos com um 4º estagio, o da resina. Muito sinceramente estou a ponderar mudar de osmose, cada vez a acho mais fraca.

Na minha opinião desses testes só o ferro interessa, digo isto pois o ferro serve de alimento a algumas coisas más.

O melhor seria testares com outro tds mas não me admira esses valores visto que só tens 3 estágios.

De qualquer forma se quiseres testar a agua de osmose testa os fosfatos e silicatos.

Fizo vais ter que me ensinar como fazes isso. 4 anos? Não sei quanta água fazes, mas eu na ultima vez que troquei os filtros, tinham quase 3 meses e acusava no tds 14 ppm. E não faço muita água, só mesmo para reposição num aqua de 200l. Sem falar que esses filtros tem uma duração de de 3000l ou 6 meses, o que acontecer primeiro. Isto em filtros simples, os duplos duram um pouco mais.

Publicado:

é muito simples,a unica coisa que mudo é a resina desmineralizadora a membrana limpo ocasionalmente,os filtros de particulas e carvao nunca mudei...embora esteja agora a pensar em mudar,mas acabei ainda agora de fazer um teste a saida da osmose sem resina e deu 10ppm mas a minha agua da torneira tem 115ppm..

logo a minha osmose ainda ta dentro dos valores aceitaveis depois de 4 anos sem mudar algum filtro nem membrana..mas para mim 10ppm é inaceitavel e com as resinas fica a zero,no meu aquario so entra agua a zero..

ps o meu aquario tem cerca de 280 litros devo fazer uma media de 40 litros por semana..nos 4 anos devo ter feito cerca de 9000 litros de agua..tb uso a agua para o ferro a vapor e maquina do cafe

Publicado:

Boas

É nova a osmose? ou era usada?

Eu também tenho uma dessa marca e só consigo valores baixos com um 4º estagio, o da resina. Muito sinceramente estou a ponderar mudar de osmose, cada vez a acho mais fraca.

Na minha opinião desses testes só o ferro interessa, digo isto pois o ferro serve de alimento a algumas coisas más.

O melhor seria testares com outro tds mas não me admira esses valores visto que só tens 3 estágios.

De qualquer forma se quiseres testar a agua de osmose testa os fosfatos e silicatos.

Fizo vais ter que me ensinar como fazes isso. 4 anos? Não sei quanta água fazes, mas eu na ultima vez que troquei os filtros, tinham quase 3 meses e acusava no tds 14 ppm. E não faço muita água, só mesmo para reposição num aqua de 200l. Sem falar que esses filtros tem uma duração de de 3000l ou 6 meses, o que acontecer primeiro. Isto em filtros simples, os duplos duram um pouco mais.

Boas!

A osmose como referi anteriormente é nova! Hj voltei a 'remontar' o sistema todo e ja tenho leituras de TDS a 2ppm. Parece-me que devo ter instalado mal a membrana! Esta tudo operacional!:)

Obrigado a todos.