Recommended Posts

Publicado

boas.

Estou a usar o fertilizante tropica plant growth premium e a dosear 15 "bombadas" semanalmente.

Este fertilizante não contem NPK.

De flora tenho:

Lagarosiphon madagascariensis

Ceratopteris thalictroides

Cryptocoryne Green

Anubia sp. "Petite"

Alternanthera reineckii "Pink"

Marsilea crenata ( plantado à cerca de 1 mês)

A fauna que tenho em cerca de 100L uteis são:

1 limpa-vidros
1 Corydora aeneus

1 Corydora aeneus véu

2 Corydora sterbai
6 Tetra Neon
6 Tetra Néon Rosa
3 Mollys (2 femeas e 1 macho)
7 Guppys ( 4 femeas e 3 machos)
2 Platys ( 2 machos)

1 Otocinclus affinis

4 Crossochilus Siamensis

1 Botia palhaço

Alimento a fauna 2 a 3 vezes por dia, pouca quantidade claro que consomem totalmente em poucos minutos.

Serão os peixes capazes de fornecer todos os Nitratos e Fosfatos necessários às plantas ou será melhor usar um fertilizante com NPK?

Em vez de fertilizar 1 vez por semana, não será melhor dividir a mesma dose por 3 ou 4 dias? Para manter sempre bons niveis de sais na agua?

Não tenho sinais de algas, nem nas plantas, vidros ou substrato e faço TP.A semanalmente de cerca de 30 a 40%...

Tenho cerca de 0,7W/L com lampadas 6500K e uso C02 caseiro por enquanto...

Obrigado

Cumps.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Publicado:

Não notas algas, como dizes, apenas pergunto se as plantas crescem bem e estão com bom aspecto?

Se sim, não precisas de mais fertilizante.

"Teoricamente", com essa luz e co2 (apesar de caseiro) eu diria que precisarias... mas como já disse, se tudo está bem a questão pode não se colocar.

Pedro.

Pedro.

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Publicado:

Não notas algas, como dizes, apenas pergunto se as plantas crescem bem e estão com bom aspecto?

Se sim, não precisas de mais fertilizante.

"Teoricamente", com essa luz e co2 (apesar de caseiro) eu diria que precisarias... mas como já disse, se tudo está bem a questão pode não se colocar.

Pedro.

Boas Pedro.

Sim, não tenho qualquer tipo de alga, pelo menos visivel. Tive uns problemas com BBA mas resolveu se facilmente com 4 Crossochilus Siamensis e T.P.A´s reforçadas e certinhas...

As plantas que tenho, tirando o tapete de marsilea, são de crescimento rapido e crescem bem, já que a cada muda de agua, tenho de lhes dar um corte para não me tomarem conta do aqua.

Tive agora a fazer um teste aos parametros, teste de fita logo não muito preciso e basicamente PH 6.5 e nitratos a 0, logo a avaliar pelo teste parece me que apenas com a alimentação e dejectos dos peixes, não será suficiente para me fornecer todos os Nitratos e Fosfatos necessários às plantas.

Troquei o meu fertilizante premium pelo specialized, com NPK mais as micros, com 1 colega, já que ele tem elevados valores de Nitratos no aqua dele.

Espero que assim consiga fornecer todos os elementos necessários para que finalmente o tapete começe a expandir...

Vamos ver se não começam as algas por usar os NPK´s...

Cumps.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)