Recommended Posts

Publicado

De um dia para o outro morreram todas as Caridina japonica (10) e 2 neocaridina heteropoda, que tinha num nano plantado já bem ciclado. Fiz todos os testes que tenho ao meu dispor e não encontrei nenhum parâmetro fora do normal. As únicas mudanças que fiz recentemente foi aumentar a população de caridinas (de 5 para 10) para tentar controlar as algas filamentares que teimam em desaparecer, aumentar ligeiramente a dose de ADA special lights e passei a dar uns flocos para o beta que lá tenho (antes comia granulado da équo). Alguma ideia da causa desta mortandade?...

Publicado:

Boas,

 

Setup? Parametros (nomeadamente amónia, nitritos, nitratos...)?

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

  • 4 semanas depois...
Publicado:

Boas,

 

Entretanto a situação parece ter estabilizado. Deve ter sido um pico de amónia/nitritos, devido aos tais flocos que uma das vezes dei em excesso (andava a fazer experiências com um alimentador automático). Já repovoei com neocaridina heteropoda, sem precalços e as algas desapareceram totalmente.

Mas de qualquer modo aqui vai, para que possamos aprender com os erros:

Setup: Do!aqua Cube Glass, Filtro Eheim classic 2211 (cheio de ADA Bio Rio), Substrato TMC Nutrasoil Black, Luz: calha LED Aurora Lights 12w. Sem

Injecção de CO2.

Flora: Vallisneria Nana, Anubias barteri "nana", Anubias "petite", Cryptocoryne sp., Staurogyne repens, Rotala Bonsai.

Fauna: 10 Caridina Multidentata, 3-5 Neocaridina heteropoda, 1 Betta Splendens, 2 Ottocinclus Affinis, 3 boraras uruphtalmiodes.

Os parâmetros, como referi estavam todos dentro da normalidade, tudo a tender para zero, com excepção dos nitratos que na altura eu tentava subir um pouco para contrariar as algas.