Amazonas Publicado Maio 3, 2005 Publicado Maio 3, 2005 Amigos aquáticos, Li recentemente o artigo que vem na AquárioMagazine Nº 14 de Abril de 2005, e depois do que tenho lido aqui no fórum e ouvido sobre esta espécie fiquei um pouco baralhado banana rock . Como sou um aficionado pelo Biótopo Amazónico e por inerência também pelo Cardinal, gostaria que os “experts” sobre este peixe que leram o artigo me informassem se toda a informação que lá vem está correcta, pois segundo o que tenho ouvido e lido parece haver algumas coisas que não batem certo. Estou correcto ou não? Cumps Não há duvida... O melhor biótopo de água doce é o Sul-Americano...
Amazonas Publicado: Maio 5, 2005 Autor Publicado: Maio 5, 2005 Agora neste momento não tenho aqui o artigo, mas lembro-me de qualquer coisa como origem, se não me engano algo que tem a ver também com as temperaturas e outra coisa qualquer de que não me lembro de momento. Cumps Não há duvida... O melhor biótopo de água doce é o Sul-Americano...
Tomás Mendes Publicado: Maio 5, 2005 Publicado: Maio 5, 2005 Boas.. Penso que tens de pegar na revista e dizer-nos o que achas que está mal. Só assim podemos analisar a situação. Um abraço
Amazonas Publicado: Maio 5, 2005 Autor Publicado: Maio 5, 2005 Tem a ver com a origem dos Cardinais que segundo este artigo: Não bate certo, com o do artigo da AquárioMagazine. (Pesso desculpa ao Paulo por o ter "surropiado" o artigo para colocar aqui) E a Temperatura minima do artigo da AquarioMagazine e deste artigo estrangeiro não me parecem bater certo, também. Parece-me que em ambos os artigos é muito baixa. Alguém me pode esclarecer alguma coisa? Cumps Não há duvida... O melhor biótopo de água doce é o Sul-Americano...
Tomás Mendes Publicado: Maio 6, 2005 Publicado: Maio 6, 2005 Boas... Sem querer dizer qual está certo, envio-te alguns links diferentes desse artigo. http://www.aquahobby.com/gallery/gcardinal.html http://freshaquarium.about.com/cs/characin...rdinaltetra.htm Não encontro aqui o artigo mas basta olhares para pH e outros parâmetros e vê grandes descrepâncias. Não sei qual está certo mas confio mais na AM pois é a que já me deu mais provas. Um abraço
Vlad Publicado: Maio 6, 2005 Publicado: Maio 6, 2005 Acho é que não há dois iguais... vejam este... particularmente o pH e comparem com os restantes. http://www.fishprofiles.com/files/profiles...es/cardinal.xml Não faço ideia qual será o mais correcto. Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
PauloSR Publicado: Maio 7, 2005 Publicado: Maio 7, 2005 Olá pessoal, Bom... Depois de ter sido chamado à atenção para este tópico, estive a pensar se intervinha ou não. Pelo sim pelo não procurei a encontrar a revista pois ainda não a tinha lido e fui logo atrás do artigo ou da ficha (como lhe queiram chamar). Tendo lido esse artigo e os outros entretanto aqui expostos e apraz-me dizer o seguinte... Chamando à atenção desde logo de que embora eu não perceba nada disto e apesar de já ter sido por várias vezes desafiado a escrever algo sobre esta e outras espécies sul-americanas, o que eu tenho a comentar e indo por partes é: - Todos os artigos na minha opinião apresentam erros; - Quanto ao problema da origem do qual o “Amazonas” chamou à atenção, o artigo que está mais correcto é o artigo da Aqualognews que eu já tinha exposto neste sub-fórum noutro tópico para fazer uma chamada de atenção e que o “Amazonas” para aqui copiou (aliás... sem problemas Amazonas ). Sabe-se desde à algum tempo que o Cardinal é originário da Bacia do Rio Negro e que existe outro Paracheirodon ainda não classificado, semelhante ao Cardinal e mais pequeno na Bacia do Orinoco. - Quanto às temperaturas posso dizer o seguinte, as temperaturas para baixo dos 24ºC, são temperaturas de stress, colocando os Cardinais em constante risco de contraírem qualquer doença por diminuição nas suas defesas naturais e tenham em conta ainda que em estudos feitos pela Universidade do Amazonas inclusivamente a temperatura de 23ºC foi considerada ponto critico. Os Cardinais suportam melhor temperaturas de 30ºC do que de 24ºC, sendo a temperatura óptima de 28ºC. Por isso também discordo da afirmação “...e, graças à sua tolerância a temperaturas elevadas...” algures num dos artigos mencionados, pois ele não “tolera” temperaturas elevadas, mas antes vive em temperaturas elevadas no que à aquariofilia diz respeito... - Quanto a pH, na Natureza onde vive este peixe não se mede pH acima de 6,5 (e mesmo este é muito raro, é mais fácil encontrar pH mais baixo). Já vi Cardinais a serem mantidos cá em Portugal em pH perto de 8, não quer contudo isto dizer que esta seja uma situação óptima ou normal, mas sim uma situação de stress que proporcionará como já disse atrás condições de maior fragilidade do peixe em relação à resistência aos agentes patogénicos. - Outro ponto com que discordo é com o que aparece num dos artigos a dizer que o peixe que aparece maioritariamente no mercado resulta de uma reprodução em massa feita na Ásia... Nada podia estar mais longe da realidade no que se refere ao Cardinal. Isso é verdade em relação ao Néon mas não em relação aos Cardinais. A maioria dos Cardinais que aparecem no mercado resultam felizmente de capturas feitas na Natureza, num regime desde algum tempo altamente controlado e auto-sustentável, que nunca permitiu que esta espécie se encontrasse nem perto da redução drástica de stocks quanto mais da extinção, aliado ainda a um comportamento de “peixe anual” que esta espécie apresenta na Natureza. Isto felizmente para os pescadores que vivem particularmente da captura desta espécie e que caso contrario, veriam ir ao ar um dos poucos “ganha pão” que é possível obter naquela região, aliada para nós a uma óptima variabilidade genética da espécie no mercado. Felizmente a dificuldade que a espécie tem imposto a quem a reproduz em cativeiro (especialmente na manutenção e criação das suas larvas), tem feito com que se tenha mantido um fluxo constante de material geneticamente “fresco” no mercado a partir da bacia hidrográfica de origem desta espécie... Muitos dos Cardinais oriundos da Ásia resultam da “engorda” de peixes que são importados em grande número da origem no tamanho “baby”(“bebé”) e “small”(“pequeno”), isto porque neste tamanho (apesar de não terem aceitação nestas dimensões no mercado aquariófilo) podem viajar mais peixes por embalagem, que aliado às condições tropicais de alguns dos países asiáticos implica poucos gastos neste processo... - A fragilidade muitas vezes referida em relação a esta espécie tem mais a ver com uma fraca ou inexistente quarentena, fraca adaptação da espécie ao novo ambiente, juntamente com muitos outros erros cometidos pelos comerciantes e aquariofilistas, do que propriamente com algo que tenha a ver com a espécie em particular... - Concordo particularmente com algo que foi dito no artigo da Aquariomagazine no que se refere a manter este peixe em cardumes de alguns indivíduos, porque esta espécie para se sentir segura tem que se manter como tal, reduzindo deste modo um dos maiores inimigos dos nossos peixes que é o stress. Pese embora o facto de por vezes estes peixes quando se sentem seguros no aquário muitas vezes desfazem o cardume, mas mal aparece a mais pequena situação de perigo regressam de imediato à situação de cardume que é para estes peixes menos stressante do que viverem em pequeno número ou isolados. Senão vejam o estado de pânico em que ficam alguns deles quando em alguma situação ameaçadora se vêm afastado do grupo enquanto que os outros que se mantêm no cardume apenas se mantêm vigilantes até a “fonte” do perigo desaparecer... Bom... Peço desculpa, pois já me estendi demais... Abraços, Paulo Cuidado com as imitações: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=7919
Gatto Publicado: Maio 7, 2005 Publicado: Maio 7, 2005 Nunca tive nem cardinais nem neons, mas o teu post está fabuloso, embora eu nao tenha interesse nele directamente, obrigado! Saudações Felinas
Amazonas Publicado: Maio 9, 2005 Autor Publicado: Maio 9, 2005 Obrigado Paulo. Fiquei um pouco mais esclarecido. E então? mais ninguem viu o(s) artigo(s) ou não tem nada a dizer sobre o que lá é dito? Cumps Não há duvida... O melhor biótopo de água doce é o Sul-Americano...
TAZ Publicado: Maio 9, 2005 Publicado: Maio 9, 2005 Olá a todos, Paulo,Parabens pelo post , realmente muito bom. Cumprimentos a todos "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
ZANITO Publicado: Maio 13, 2005 Publicado: Maio 13, 2005 Chamando à atenção desde logo de que embora eu não perceba nada disto HEHEHEHEHEHEHEHEHE As revistas em vez de publicarem artigos que muitas vezes são escritos por pessoas de fora, deveriam investigar e tentar procurar se de facto o que publicam é o correcto, para não se lerem barbaridades como já se leram. Deixo por exemplo este artigo dos cardinais, que foi uns dos que li e que já foi provado que está mal escrito, como também um dos tanganicas que na altura escreveram ""tanganhicas"" que também tem lá umas belas dumas calinadas pelo que foi comprovado por entendedores na matéria. Para não falar da receita do CO2 caseiro DIY onde mandaram meter um pacote fermento....enfim. Estes foi dos unicos que li, no dia que publicarem algum artigo relativo aos Loricarídeos que eu tenha conhecimento, sou o 1º para criticar a bem ou a mal Para não ser o mau fita, vou falar bem de uma aquário magazine, onde fizeram um artigo acerca de filtros exteriores, com testes a livre e em esforço a diversas marcas e modelos, com percentagens de perda entre valor apresentado l/h pelo fabricante e valor real l/h. Achei este artigo espectacular, muito bom mesmo, espero bem quu as percentagens tenham sido as correctas.... Mais empenho e maior capacidade de pesquisa e investigação não faz mal nenhum, se nós tamos pagar pelo vosso serviço (revista) ao menos que sejamos bem informados e ensinados.
Amazonas Publicado: Maio 16, 2005 Autor Publicado: Maio 16, 2005 Chamando à atenção desde logo de que embora eu não perceba nada disto HEHEHEHEHEHEHEHEHE Zanito,desculpa,mas podes-me explicar o significado desta gargalhada? Só estou a perguntar, mais nada. É só para ver se é pelo motivo que eu penso Obrigado, CUMPS Não há duvida... O melhor biótopo de água doce é o Sul-Americano...
ZANITO Publicado: Maio 16, 2005 Publicado: Maio 16, 2005 hehehe porque qualquer pessoa sabe neste fórum que se HÁ algúem que perceba de tudo relacionado com amazónia é o Paulo Sr, por isso a gargalhada pela ironia do Paulo em frisar sempre que nada percebe acerca destes assuntos :D
Recommended Posts