Recommended Posts

Publicado (editado)

[img ]https://www.facebook.com/photo.php?fbid=853301214697535&set=a.425600474134280.113492.100000529923860&type=3&theater[/ img]

ola caros amigos, ja tenho o aquário montado a cerca de dois meses e antes disso tive o aquário sem plantas naturais montado cerca de dois anos, sem problemas de algas. A cerca de 1 semana reparei que as plantas estavam a ganhar uns pelos esquisitos nas folhas e umas nódoas negras tbm. O aquario esta plantado e sem CO2 injectado, faço fertilizaçao uma vez por semana de Seachem Flourish (uma tampinha). O que devo fazer malta

Setup:

Aqua 100x30x40 (altxlargxalt);

Substrato: JBL Aquabasis + JBL Manado

calha DIY T5 2 lampadas de 39w com possibilidade de por 4 lampadas(8h de luz diarias);

Filtro Eheim Ecco Pro 130;

Tpa s todas as semanas de 25%-35%

uma tampinha de Seachem Flourish

Fauna:

casal de guppies;

casal de ramirezis;

17 neons cardinal;

alguns camaroes red cherry

Flora:

anubias;

fetos de jawa;

musgo;

sagitaria sp

limnophila

Vallisneria nana

polysperma

Parâmetros da agua:

GH: 14

KH: 6

PH: 7.0-7.5

NO2: 0mg/l

NO3:50mg/l

este valores nao estao muito certos pois fi-los com um kit de testes k tinha aqui por casa

Editado por marinho40
Publicado:

Isso parace ser staghorn.

Costuma aparecer com niveis baixos/inconstantes de co2.

Normalmente para quem não tem Co2 costuma-se usar Excel com cuidado.

Há também quem inject directamente na alga agua oxigenada, ela depois fica cor de rosa e morre, mas isto dá cabo das plantas ao redor.

Se for staghorn experimenta Excel.

Publicado:

Recomendo fazeres testes de NO3 e PO4 com precisão.

Para já podes começar por reduzir os Nitratos (caso o teste esteja certo) e dar excel em cima das zonas afectadas para controlar o crescimento até acertares os valores dos Macro-nutrientes.

Cumps

Publicado:

boas amigos, hoje fiz a tpa e retirei algumas das folhas que estavam mais contaminadas, alem disso, utilizei um filtro de fundo para retirar alguns detritos e restos de plantas...

onde posso comprar Excel e qual a dosagem a dar?? estou a pensar comprar um sistema de CO2 que um amigo meu tem para venda...acham que pode resolver alguma coisa? Nao sei o que fazer e cada vez tenho mais algas...

Publicado:

Ola,

Podes comecar por reduzir a luz. Aumentar a altura entre a calha e a agua e o fotoperiodo de 8 horas para 6 horas por exemplo para estabilizar o apareximento de algas.

Tens mta intensidade de luz sem co2

Cumps

Publicado:

Concordo com o Nutter, tens muita luz.

Sem fertilização e sem CO2, essa luz deveria passar apenas para 1x39w, podendo manter as 8h de fotoperiodo.

Cumps

Carlos Alves

Sands

Publicado:

ola caros amigos, comprei Excel e em breve chegara o CO2, agora uma pergunta, qual a dosagem de Excel k devo por? o aquario tem 120l

Publicado:

Boas,

Isso deve ter instruções que deves ter em conta.

Eu não uso excell mas uso um similar, como tenho áquas muito plantados uso 1 ml/dia por cada 25 litros.

Cumps,

Publicado:

boas caros amigos, a situação e a seguinte, continuo a fazer 2 tpa s por semana ( 4f e domingo ) 30%, uma tampinha(5ml) de Seachem Flourish por semana e 1ml de Excel por dia. Desde que comecei a dar o excel, notei que as algas diminuíram mas esta semana algumas da plantas apodreceram e perderam as folhas tds e morreram dois peixes. o que poderá ser agora? hoje quando chegar a casa vou fazer uns testes para ver os parametros. Alem disso, ja tenho o kit de CO2, so me falta arranjar um teste de CO2 e algumas dicas vossas para instalar o kit pois nao percebo nada de Co2. Gostava que alguém me ajuda se

• 1 mês depois...
Publicado:

Boa tarde,

Acho que estou com essa alga tambem :( o meu aquario tem cerca de 1 mês ainda a fazer ciclo e começaram a aparecer estas algas.

Tenho CO2 com 2 bps

O Excel vai ajudar?

Marinho04, conseguiste resolver o problema da alga?

Obrigado.

Cumprimentos,

Cumprimentos

Quiet Paradise