Recommended Posts

Publicado

Boas a todos

Tenho um aquário de 60x40x40 comunitário e estou a pensar iniciar me nos plantados. O problema é que a iluminação do aquário de origem é mt fraca. É uma t8 de 15 w que não dá para manter o plantado, então meti mãos à obra e encontrei um balastro electrónico Philips 2x 36 w pll mas só tinha uma lâmpada e não funciona pk pelo esquema só posso ligar duas em série. A minha dúvida é posso ligar de outra forma a lâmpada de jeito k só funcione uma com este balastro? Pergunto isto pk assim ligando só una pll de 36 w a este balastro mais os 15 w da t8 já tenho luz suficiente para o plantado e assim não comprava mais a outra pll além de que os gastos energéticos seriam menores.

Digam algo

Cumps

Publicado:

ninguém pode fazer um esquema de como se liga uma pll de 36 w SOZINHA a um balastro de 2 x 36 W????

ou é impossível de se fazer????

cumps

Publicado:

Não é impossivel de se fazer, eu comprei na aquaeden esse conjunto e o Rui fez-me as ligações.

Mas no balastro não tem o esquema?

Deixa ver se tiro uma foto ;)

Publicado:

Tem o esquema mas é paRã montar 2 x 36 w. E eu queria só ligar uma. Faz então se puderes o esquema.

Cumps

Publicado:

Boas

Se o balastro é 2x36 não dá para ter uma só ligada. teria que dizer no balastro 1x36w. Penso eu, isto foi do que li já a muito tempo quando fiz uma calha t5.

Publicado:

Boas a todos

Tenho um aquário de 60x40x40 comunitário e estou a pensar iniciar me nos plantados. O problema é que a iluminação do aquário de origem é mt fraca. É uma t8 de 15 w que não dá para manter o plantado, então meti mãos à obra e encontrei um balastro electrónico Philips 2x 36 w pll mas só tinha uma lâmpada e não funciona pk pelo esquema só posso ligar duas em série. A minha dúvida é posso ligar de outra forma a lâmpada de jeito k só funcione uma com este balastro? Pergunto isto pk assim ligando só una pll de 36 w a este balastro mais os 15 w da t8 já tenho luz suficiente para o plantado e assim não comprava mais a outra pll além de que os gastos energéticos seriam menores.

Digam algo

Cumps

Porque não usas iluminação led? muito mais económica!

Publicado:

k sugeres como alternativa led???

eu cheguei a meter uma fita led smd50 qualquer coisa de 135 cm dividida em 3 gastava pouco mais de 7 w. o problema é a intensidade (lumens) que a luz mal chegava ao fundo e até um musgo que tinha e uma anúbia mal sobreviviam :(. daí eu querer meter iluminação com mais watts (infelizmente) mas com mais lm por watt.

Mas que sugeres????

cumps

Publicado:

Boas

tens fita de led com 14w tens de 16w tens ate 30w

e uma questão de ver o que é mais adequado

cumps.

Pedro

Publicado:

Mas onde se encontram essas fitas pk tudo o que vi era meio chinoca. As especificações eram poucas e eu quero é lumens para alcançar o fundo do aqua.

Cumps

Publicado:

Boas

Ve este numero telef. 214929460

é um armazém.

Ve se tem o que procuras, tem uns preços razoáveis

Cumps.

Pedro

Publicado:

Viva xico1987,

Deixa ver se entendi... tens um aquário de 60cm, com uma lâmpada t8, 15W (+-44cm, certo?)... e queres actualizar para uma de 36W (não sei ao certo as dimensões desta)... Não estás a ver uma falha aqui? Podes ter 2 aquários um ao lado do outro com esse comprimento, ficando inestético e exagerado para o aquário.

O que está na moda agora são mesmo os leds... Tens spots, tens tiras, tens lâmpadas de casquilho, tens tubulares em led também (t8 e t5)... É veres o que te interessa mais.

Pessoalmente digo-te que as tiras led 5050, 5630, 5730 ficam espectaculares e poderosas, se bem dimensionadas e montadas. Spots, só para aquários maiores/mais fundos. E de casquilho, só para desenrascanço mesmo.

cumps,

David

Publicado:

Viva xico1987,

Deixa ver se entendi... tens um aquário de 60cm, com uma lâmpada t8, 15W (+-44cm, certo?)... e queres actualizar para uma de 36W (não sei ao certo as dimensões desta)... Não estás a ver uma falha aqui? Podes ter 2 aquários um ao lado do outro com esse comprimento, ficando inestético e exagerado para o aquário.

O que está na moda agora são mesmo os leds... Tens spots, tens tiras, tens lâmpadas de casquilho, tens tubulares em led também (t8 e t5)... É veres o que te interessa mais.

Pessoalmente digo-te que as tiras led 5050, 5630, 5730 ficam espectaculares e poderosas, se bem dimensionadas e montadas. Spots, só para aquários maiores/mais fundos. E de casquilho, só para desenrascanço mesmo.

cumps,

David

boas David,

Não, o meu aqua é de 54 l e queria adicionar ao aqua mais W/lumens, ou para ajudar a t8 que já tem ou mesmo para substituir. e a minha questão era somente uma, visto ter um balastro electrónico 2 x 36 w para compactas de 4 pinos que com a ligação que tem só funciona com as duas lampadas, mas isto representava um enorme e excessivo consumo de 72 w, e eu pretendia ligar só uma PLL de 36 w a esse balastro, mas não sei como, nem sei se é possível :) .

Boas Xico

Que eu saiba não tem

Mas tem muita rapidamente o material e bons preços

cumps.

Pedro

Pedro boas

e que tipo de leds aconselhas???

não percebo muito disso, eu meti uma fita dos chinocas mas aquilo era só ligar a um transformador e colar na tampa/ calha. na embalagem só dizia smd 0630, aquilo consome muito pouco mas tb os lumens são uma miséria :(

cumps

e obrigada pela ajuda a todos

Publicado:

Viva novamente,

Os leds eram 5630 e não davam muita iluminação? hmm.... Algo está mal aí então:

- o transformador era adequado?

- são mesmo SMD 5630? Ou 3528?

- não estarão já usados ou queimados?

- estão na sua carga máxima? Tipo se traz um regulador de corrente ou assim?

Eu tenho umas tiras à venda disso, em RGB ou branco que são espectaculares. Para veres, tenho um projecto de plantas em estado emerso (sem água) e nunca vi plantas a desenvolver-se tão bem com apenas 1 metro de SMD 5050 rgb :)

cumps,

David

Publicado:

Boas a todos

se queres muita luz põe fita de 30w metro de 24v

se quiseres trocar algumas ideias manda o teu número de telemóvel para eu ligar

cumps.

pedro

Publicado:

Viva novamente,

Os leds eram 5630 e não davam muita iluminação? hmm.... Algo está mal aí então:

- o transformador era adequado?

- são mesmo SMD 5630? Ou 3528?

- não estarão já usados ou queimados?

- estão na sua carga máxima? Tipo se traz um regulador de corrente ou assim?

Eu tenho umas tiras à venda disso, em RGB ou branco que são espectaculares. Para veres, tenho um projecto de plantas em estado emerso (sem água) e nunca vi plantas a desenvolver-se tão bem com apenas 1 metro de SMD 5050 rgb :)

cumps,

David

Boas David

não afinal aquilo é 3020 smd, é mesmo mt pequeno, é daquelas fitas dos chinas, tem uma boa luz mas tem mt pouco lumens e a luz mal chega ao fundo do aqua de 30 cm de altura.

as 5050 pelo que vi são mais lunimosas e portanto devem ter mais lumens, mas consegues dizer os kelvin e os lumens/watt ou por led???

e o preço disso é quanto???

cumprimentos

Boas a todos

se queres muita luz põe fita de 30w metro de 24v

se quiseres trocar algumas ideias manda o teu número de telemóvel para eu ligar

cumps.

pedro

Boas 30 w /m ??

boa, e quantos lumens/watt ou por led emite???

abraço

Publicado:

Viva novamente,

Essa tecnologia é das mais antigas... Não vale nada comparado com o que há agora. Os SMD 5050 são os médios, mas os melhores são mesmo os 5730 / 5630... Faz uma pesquisa no google por LED SMD e estuda um pouco o que queres.

Muita gente associa os lúmens / watts ou o que seja à profundidade de luz... E por vezes saem decepcionados com o resultado. Há em cor amarela (+-3500K) e cor branca fria (+- 6500K). E depois há as tiras RGB que permite escolher uma cor a partir da mistura das 3 cores vermelha, azul, verde.

Eu tenho umas tiras em leilão neste momento aqui no forum. Se tiveres interesse posso-te ajudar mais, mas convém mesmo dares uma volta aos googles para tentares ter uma ideia do que há na actualidade.

cumps