Recommended Posts

Publicado

Boas

Visto que arranjei um aqua com cerca de 60l a um bom preço, nem pensei onde o podia pôr, e a verdade é que não tenho nenhum móvel que não esteja já ser usado que aguente com o peso do aquário, pensei em construir um eu próprio.

Depois de alguns rabiscos,cálculos, idas ao Aki e a outras lojas já tenho uma ideia do que quero.

(tudo isto revestido depois com platex ou outro)

wp93.jpg

E depois surgiu um problema : Uniões entre as pernas e as "travessas"

Eu pensei em juntar tudo só com parafusos, mas como acho que desse forma as travessas quase que não fazem nada decidi optar por algum tipo de encaixe e depois sim uns parafusos só para reforçar, mas ainda não sei que encaixe quero fazer, pensei em qualquer coisa deste género:

yy4sn.jpg

Mas na imagem está representada apenas a ligação de uma travessa a uma perna, e preciso de ligar duas travessas a uma perna.

Agradecia que se alguém tiver alguma ideia para reforçar o móvel e/ou para unir as tábuas partilhasse pf.

Obrigado desde já

André

Com os Melhores Cumprimentos!

André Ribeiro

Publicado:

Olá,

Só um conselho para poupares alguns €€€: madeira e materiais assim do género não compres no AKI nem nessas grandes superfícies, se fores a uma serração ou assim a diferença de preços é quase 50%

Aqui no Porto tens várias casas dessas naquelas ruas de quem vem da trindade para a praça Carlos Alberto.

Em relação à união das tábuas, eu sou um bocado naba nisso, mas com 60L não precisas de fazer nada de especial, com uns parafusos e aquelas uniões de cantos (não sei o nome) e muita cola de madeira deve ficar seguro. Mas e melhor ouvires mais opiniões ;)

Publicado:

Olá,

Só um conselho para poupares alguns €€€: madeira e materiais assim do género não compres no AKI nem nessas grandes superfícies, se fores a uma serração ou assim a diferença de preços é quase 50%

Concordo plenamente contigo.

Publicado:

Pois, também já tinha pensado em adquirir a madeira numa serralheria ou assim, mas como não encontro nenhuma aqui perto e porque seria difícil transportá-la, e como já ando a adiar isto à algum tempo acho que vou acabar por comprar tudo nalguma loja (tipo Aki), mas de qualquer maneira obrigado pelo conselho e se no futuro tiver algum outro projeto em que precise de madeira vou ter isso em conta.

Hoje acho que vou poder começar a trabalhar no móvel, portanto talvez ponho algumas fotos depois.

Abraço

André

André Ribeiro

Publicado:

O dinheiro que vais gastar em material nao da para comprar um movelzito daqueles mais economicos e se for preciso reforcar?

Pensa bem nao va gastares dinheiro e dpx nao ficar como gostas e depois teres que comprar movel na mesma

• Votar + 1
Publicado:

Boa noite a todos,

Ontem, por acaso, consegui ir a um Madeireiro, lá pedi um orçamento do móvel ->15 euros :drool3:, enquanto no Aki ficava tudo por 27.

Decidi logo no momento encomendar as madeiras e pronto, âmanha já vou lá buscar as madeiras e com alguma sorte concluir o móvel.

Antes de ir ao madeireiro por alguma razão fui dar uma última olhadela no youtube, encontrei uns móveis mais resistentes e igualmente bonitos que quero construir, portanto passei tudo p/papel e foi esse o móvel do orçamento biggrin.png' alt=':biggn:'> .

Eu sei que alguns vão pensar, "tanta madeira para aguentar apenas 60l", mas acho que é melhor prevenir do que remediar, e quero que se aguente durante muitos mais anos.

Podem ver o móvel aqui:

Assim que poder vou tentar meter aqui umas fotos.

Abraço

André Ribeiro

André Ribeiro

Publicado:

Acho que fizeste bem. Eu também já tenho visto alguns videos desse youtuber e ele sabe o que faz :thumbup3:

Publicado:

Viva

Boas notícias - o móvel está praticamente concluído só falta envernizar, hoje à noite já ponho umas fotos.

Peço desculpa não andar muito ativo por cá..

Abraço

André Ribeiro

Publicado:

Aqui ficam as fotos :

xnn2.jpg

mrwy.jpg

mnot.jpg

8ts7.jpg

Nas fotos ainda não estava colocado, mas entre o aquário e o móvel está um tapete daqueles pretos de espuma.

Acho importante salientar que este móvel vai estar numa cave juntamente com quase todo o meu equipamento/aquários, logo o aspeto não foi o que tive mais em conta, mas a partir desta "estrutura" dá para fazer várias projetos diferentes.

Ainda vou envernizar o móvel, para uma melhor resistência á água que possa cair e danificar.

E como o objetivo do DIY é poupar - gastei 15 euros em madeira (madeireiro) e uns 4 euros em parafusos (Aki), portanto ao todo ficou por 19 euros (verniz já tinha)

Qualquer pegunta que tenham, não hesitem em perguntar :smile2:

Projeto Concluido!

Abraço

André

• Votar + 1

André Ribeiro

Publicado:

Boas,

Estou a pensar montar desse estilo de estrutura mas com 120x50 o aquário vai ter 50 de altura. Sabem dizer que altura normalmente se põe no móvel? Estava a pensar aí nuns 70..mas não sei se será correcto.

Já agora sabes indicar em que rua do porto fica compraste a madeira?

Publicado:

Viva Sérgio

A altura, o que te aconselho a fazer é veres diferentes móveis que tenhas e pões a fita métrica sobre o móvel a marcar 50cm (alt. do teu aquário), e vês qual a altura que fica melhor, e outra coisa a ter em conta é também a altura do móvel mais o aquário em comparação com a tua altura, para não teres que te afastar ou abaixar para ver e trabalhar no aquário.

As madeiras, não as comprei no Porto, foi em V.N.Gaia, em Vilar do Paraíso, se precisares da morada diz.

André

André Ribeiro

• 2 meses depois...