tpt Publicado Junho 1, 2014 Publicado Junho 1, 2014 Bom-dia, Há dias resgatei um goldfish da casa de uma amiga, com uma ferida na parte de cima do peixe entre a cabeça e a barbatana dorsal. Improvisei um áquário hospital O aquario tem 20 litros de água, um aquecedor de 50w, um filtro de esponja, faço TPA´s de 5 litros a cada 2 dias e tenho o peixe assim há quase uma semana dem notar melhoras. Tenho aumentado a temperatura da aqua 1 grau por dia, já vou nos 26º, pus sal no aquário (a olho, cerca de uma colher de sobremesa), ponho betadine na ferida 1 vez por dia, sem melhorias aparentes. De inicio deixou de comer (penso que devido ao stress) e agora já não come a comida de flocos que comia anteriormente, rejeita-a. Come spirulina e uns wafers de camarão, que lhe dei quando deixou de comer, que devora prontamente. Preciso de umas dicas... Posso continuar a aumentar a temperatura? Até quanto? Relativamente á alimentação pode continuar assim não prejudica o peixe? Que medicamento devo de comprar se for esse o caso? E muito Obrigado...
NN20 Publicado: Junho 1, 2014 Publicado: Junho 1, 2014 Boa tarde É melhor não aumentares mais a temperatura. Só tem a ferida, não notas mais nada? E uma fotografia do peixe? Dava jeito. Que tipo de sal puseste?
NN20 Publicado: Junho 1, 2014 Publicado: Junho 1, 2014 Dependendo do tamanho do peixe tpas de 2 em 2 dias pode ser pouco. Convém prestares atenção á amónia e aos nitritos, se o peixe fôr grande esses valores devem estar desajustados.
tpt Publicado: Junho 1, 2014 Autor Publicado: Junho 1, 2014 Boas, O peixe tem uns 6 cm, só noto a ferida, o comportamento parece-me OK, sei que no aquario onde vivia houve um outro peixe que morreu com uma ferida junto á boca à cerca de um mês. Juntei Sal marinho, para culinária, marca Continente... Para além das TPA´s, ando a sinfonar o aquario 2 vezes por dia. Vamos a ver se as fotos ficam visiveis: vou passar a fazer as TPA´s todos os dias, OK? E um muito obrigado....
NN20 Publicado: Junho 1, 2014 Publicado: Junho 1, 2014 Manter a qualidade da água é muito importante. Estás é a pôr pouco sal. Se são 20 litros podes perfeitamente pôr 1 colher de sopa de sal por cada 10 litros, desde que o derretas bem. Com o sal e o betadine deve ser o suficiente se a água tiver boa qualidade. 1
tpt Publicado: Junho 1, 2014 Autor Publicado: Junho 1, 2014 Tentei carregar duas fotos do peixe na minha galeria: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&album=4195 E relativamente ao sal se assim é, vou aumentar a dose. Estou a pensar em dividir uma colher de sopa de sal pelos dois garrafoes de 5l com agua a repousar, que utilizo nas tpa´s, para que o aumento do sal tb seja progressivo. Vamos lá a ver se o bicho se safa, ele continua a ser voraz com a comida para camarão, flocos é que nem pensar... E muito obrigado.
NN20 Publicado: Junho 1, 2014 Publicado: Junho 1, 2014 O peixe não está nada com bom aspecto. Pela descoloração, magreza excessiva, localização e profundidade da ferida, eu diria que está com parasitas da pele e como consequência uma infecção ( furunculose).
tpt Publicado: Junho 3, 2014 Autor Publicado: Junho 3, 2014 Boas pessoal, obrigado pelas dicas, Já fui comprar o eSHa 2000 e deitei 5 gotas para os 20 litros de água Vamos ver como é que o bicho reage... Relativamente á comida, deram-me uma amostra de Sera vipan family, mas ele continua a preferir os wafers para camarões... Depois Vou postando as novidades...
Gonçalo Melo Publicado: Junho 4, 2014 Publicado: Junho 4, 2014 (editado) tenta dar ervilhas cozidas, a ver se ele pega, como são verdes chamam atenção deles, e algumas vezes mesmo doentes eles comem mas nada garantido mas tenta á e atenção a quantidade de comida que metes, se ele não pegar nela, tira com uma rede n a deixes la ficar com as ervilhas eu faço assim pego apenas numa meto no microondas durante uns segundos, dps retiro a casca e esmago tudo bem esmagado com os dedos, fica tipo uma papa verde bem esmagada pode ser que ele pegue, mas mete tbm pouca quantidade Editado Junho 4, 2014 por Gonçalo Melo
Visitante Publicado: Junho 4, 2014 Publicado: Junho 4, 2014 Esse veio de um globo quase de certeza, está completamente deformado pela falta de espaço. Faz o que te disseram e reza.
mauricio1972 Publicado: Junho 4, 2014 Publicado: Junho 4, 2014 Boas, há um petisco que ele vai gostar de certeza, artémia e larvas de mosquito. Passa numa loja e compra isso congelado que vais ver como come isso tudo. Cumptos. Maurício
tpt Publicado: Junho 5, 2014 Autor Publicado: Junho 5, 2014 (editado) Boas, pessoal, Conclui que por algum motivo que desconheço, o peixe anda com dificuldade em alimentar-se. Actualmente tenta comer, mas acaba por cuspir tudo. Acabei agora de tentar a ervilha, sem sucesso. A ferida não me parece estar a melorar O peixe anda mais activo, mas ou começa a comer, ou julgo que não se safa. Se ele não melhorar devo fazer um tratamento mais agressivo? Ou paro e espero por resultados? Relativamente á deformação que se vê, julgo estarem-se a referir á ilusão optica provocada pera ondulação da água. O peixe estava num aquário semelhante a este... Na companhia de 6 Danios zebra num aquario sem aquecimento. Editado Junho 16, 2014 por tpt
Gonçalo Melo Publicado: Junho 6, 2014 Publicado: Junho 6, 2014 (editado) os danios zebra são considerados muito agressivos, essa ferida pode ter sido eles a fazer, mas não tenho a certeza! pá podes sempre tentar outra coisa, pegas no peixe com muito cuidado (com as mão bem lavadas) e colocas num cotonete uma beca de betadine e colocas na ferida com muito cuidado, penso que mal não lhe deve fazer outra coisa é colocar um bocadinho de sal grosso na agua ajuda nas feridas já curei alguns peixes meus assim que tinham feridas (ataques dos guppys ) que tinha antigamente Editado Junho 6, 2014 por Gonçalo Melo
tpt Publicado: Junho 12, 2014 Autor Publicado: Junho 12, 2014 Boas, há um petisco que ele vai gostar de certeza, artémia e larvas de mosquito. Passa numa loja e compra isso congelado que vais ver como come isso tudo. Cumptos. Maurício Boas, Também já tentei artémia que um amigo me arranjou, nem isso ele come... Estou a ver o peixe a definhar e sem saber o que fazer... Se alguém tiver mais ideias agradeço. O peixe não melhora, não come, cada vez está mais parado... Quero salvar o peixe mas... Sem soluções comecei a pensar: Deixo o peixe ter uma morte lenta? Ou tiro-o da água para lhe acabar com o sofrimento? (talvez esta seja uma questão mais ética, do que propriamente de aquariofilia, mas gostava de saber a vossa opinião.) Obrigado.
NN20 Publicado: Junho 12, 2014 Publicado: Junho 12, 2014 (editado) E porque não tratá-lo com a medicação correcta?! Já está nesse estado há demasiado tempo, mas nunca se sabe se ainda agirias a tempo. Editado Junho 12, 2014 por NN20
tpt Publicado: Junho 15, 2014 Autor Publicado: Junho 15, 2014 (editado) E porque não tratá-lo com a medicação correcta?! Já está nesse estado há demasiado tempo, mas nunca se sabe se ainda agirias a tempo. Boas, Voltei a ter esperança, Deram-me há alguns dias umas podas e coloquei as que sobraram no aqua hospital... Resultado: O peixe começou comer as algas que algumas delas traziam, começou a andar mais activo e hoje já voltou a comer as wafers para camarão e spirulina. Parecia que estava a precisar de algum estimulo e que a introdução de plantas ajudou... Também pode ter sido apenas coincidencia... Amanhã vou tentar a artémia. Editado Junho 15, 2014 por tpt
NN20 Publicado: Junho 16, 2014 Publicado: Junho 16, 2014 Tens colocado betadine na ferida? Isso é muito importante. Quanto aos alimentos, cuidado com as proteínas em excesso.
tpt Publicado: Junho 16, 2014 Autor Publicado: Junho 16, 2014 colo Tens colocado betadine na ferida? Isso é muito importante. Quanto aos alimentos, cuidado com as proteínas em excesso. Não. Deixei de colocar quando comecei o tratamento com o eSHa 2000. E como inicialmente não resultou, não voltei a pôr.
NN20 Publicado: Junho 16, 2014 Publicado: Junho 16, 2014 Mas convém pores. Enviado através de Tapatalk
tpt Publicado: Junho 16, 2014 Autor Publicado: Junho 16, 2014 Mas convém pores. Enviado através de Tapatalk Ok, Obrigado.
NN20 Publicado: Junho 16, 2014 Publicado: Junho 16, 2014 Sempre ajuda a manter a ferida desinfectada tornando-a menos suscetível a infecções. Enviado através de Tapatalk
Recommended Posts