5t0rm Publicado Maio 29, 2014 Publicado Maio 29, 2014 (editado) Boa noite a todos.Preciso da vossa ajuda e das vossas opiniões sobre qual a melhor forma de dar a volta a este problema. Já não sei o que fazer.Descrição do ecossistema:Aquário 60x30x35Termostato 150W Aqua One (regulado para 23ºC)Sistema de CO2 caseiro (1 a 2 bolhas por segundo)Substrato ADA AmazóniaArmadura DIY com Lampada Daylight 6500K (ligada 7h/dia) e Leds azuis (ligam apenas à noite por 2h)Tratamento de água Equo DiamanteFiltro Ehiem 2213 com (por esta ordem):· Lã Aqua Vital Azul· Rocha Porosa Equo Stilla· Esponja azul Eheim· Eheim MechPlantas:· VallisneriaFauna:· 6x Cardinais· 4x Rasbora· 5x Caridina Japonica· 3x NeoCaridina Sakura· 2x Otocinclus· 1x NeritinaJá não tenho rochas dentro do aquário como podem ver pelas fotos.Em termos de manutenção tenho feito tudo dentro do normal com TPA de 20% a 30% todas as semanas, limpeza das mangueiras, vidros e acessórios todas as 2 semanas e todas as 4-6 semanas limpo o filtro também.O que se passa é que tenho o fundo coberto de limo, os vidros também ganham bastante material verde, as plantas crescem muito pouco, e agora estão a ganhar esta “espuma” preta… Editado Junho 10, 2014 por 5t0rm
jacjac Publicado: Junho 10, 2014 Publicado: Junho 10, 2014 Boas, Há quanto tempo está o aquário montado? Pela foto não dá para perceber grande coisa. A minha sugestão é tentares descobrir o que está em falta (ou excesso) no teu aquário, seja fertilização, luz ou CO2. E uma vez, que não tens Co2 pressurizado, usares a luz como fator limitante, em vez de qualquer um dos outros nutrientes. Faz testes. De qualquer das maneiras, uma vez que só tens valisneias, podias retirar o Co2 caseiro (que tem muitas oscilações que não são boas) e provavelmente fertilizar só com micros é suficientes. Aumenta nas TPA's para tentar remover a maior parte das algas. Aumenta a circulação no aquário e tenta plantar mais e mais denso. Afonso Cunha
5t0rm Publicado: Junho 10, 2014 Autor Publicado: Junho 10, 2014 Ola jacjac. Em primeiro lugar muito obrigado pela tua opinião. O aqua esta montado desde fev2013. Basicamente acho que sao algas filamentosas que comecaram a nascer nas plantas. Hoje fiz uma manutencao mais seria. Basicamente mexi um pouco o substrato para dar alguma inclinação e reintroduzi as rochas. Tambem limpei as plantas de todas as folhas mortas e limpei as raizes, aproveitando para as separar e plantar mais. Introduzi um filtro de cascata que tinha para criar mais movimento na agua e retirei o co2. E com isto uma tpa de 40%. Vamos ver o que acontece. Eu nao faco fertilizacao alem do co2, acham necessário? Sent from my GT-P5100 using Tapatalk
Recommended Posts