João Brás Publicado Maio 27, 2014 Publicado Maio 27, 2014 Boa tarde, chamo-me João e vou iniciar o meu hobbie em aquariofilia, desde sempre tive essa "paixão" mas nunca me iniciei até que me surgiu a oportunidade de adquirir um aquário em segunda mão já com algum equipamento e não hesitei. Antes de começar a montar o aquário tenho lido imenso e tirado algumas ideias deste fórum e de vários sites da especialidade, no entanto tenho ainda algumas dúvidas e gostava que me pudessem ajudar a iniciar este projecto. Ainda não pensei na fauna do aquário, pois quero montar primeiro tudo e só depois, de acordo com as condições da água pensarei nos peixes a introduzir. Vou deixar uma lista do material que tenho e agradecia que me dessem a vossa opinião: Aquário: Aquapor Sirius 60 (60x30x30 5mm espessura ~54L) Bomba: Elite799 (500c.c/min) Filtro: Aquapor AQ-300 (300L/h) Iluminação: T8 - 15W já na tampa do aquário (aqui é que penso ser muito fraco, deveria ter no minimo 30W, que me aconselham a fazer? Já vi aqui algumas modificações, colocando novos balastros e mais lâmpadas T8, mas tinha pensado em ter um candeeiro à parte com uma lâmpada de 40W por exemplo, que dizem? Não seria depois demasiada luz?) Termóstato: Não tenho mas estava a pensar adquirir este: Boyu Heater HT-275 | 75 W Acho que a bomba é um pouco ineficiente para o aquário em causa, não? A flora que estava a pensar era (de fácil manutenção, sem necessidade de sistema de CO2, e caso encontre a venda): Anúbias Anã (Anubias nana) Musgo de Java (Vesicularia dubyana) Eleocharis "Mínima" (Eleocharis parvula) Pinheirinho D'Oeste (Myriophyllum hippuroides) Substrato: Inerte - areão claro (qual a espessura mais recomendada?) Fértil - Com as plantas indicadas não sei se irá haver a necessidade, se sim qual indicam? Decoração: Tronco tratado (a pensar adquirir em loja) Pedras tratadas (a pensar adquirir em loja) 2 Cocos (a pensar comprar e tratar em casa) Fauna: só começo a pensar quando o aqua já tiver ciclado e com parâmetros ideias para começar a introduzir os peixes, mas apenas vou optar por peixes pequenos, e alguns camarões para fundo. Com estas indicações agradecia imenso a vossa ajuda, pois no fim de semana que vem vou comprar o substrato, plantas, decoração e termóstato, bem como o móvel que ainda me falta e assim usava já as vossas dicas para o que me falta e no caso de ter que comprar outro material para substituir o que vinha com o aqua. Desde já o meu muito obrigado. Citar My projects: 1º Projecto - Comunitário plantado 54L (CRS + RCS + Ottos + Corydoras pygmaeus) 2º Projecto - CRS plantado 37,5L
Ricardo José Publicado: Maio 28, 2014 Publicado: Maio 28, 2014 Boas, bem vindo a este hobbie. Quanto ao material, parece-me bem. O filtro é que me parece "curto", o ideal é fazer >=5X o volume do aqua, mas é uma questão de veres como o mesmo se comporta (ao equacionares mudar o filtro, pensa num exterior, vai te permitir ter maior volume no aqua). O aquecedor parece-me adequado. Primeira coisa que deves de comprar é um teste de pH (se comprares um kit com todos ainda melhor). Digo-te o de pH, porque para mim este teste é que te "determina" quais as espécies que vais utilizar, os restantes podes adquirir depois. Quanto a loja, vê as opinioes do ppl para as lojas na tua area, e vai aquela que te inspirar mais confiança. Consulta também os classificados cá no forum, podes provavelmente encontrar algumas coisas que te agrad€€€m. Depois mta paciência e mta sorte. 2 Citar Boa aquariofilia Ricardo José http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento
João Brás Publicado: Maio 29, 2014 Autor Publicado: Maio 29, 2014 Obrigado Ricardo, para já vou ver como se comporta o filtro, depois se vir que é "curto" opto então por um exterior. Relativamente ao pH, e como vou colocar troncos naturais e côcô, apenas vou fazer o teste depois de ter estes elementos no aquário e ao fim de alguns dias a ciclar, pois pelo que li poderão ter influência no pH. Em relação à loja, acho que vou à ornimundo que há ali retail de Sintra, já lá fui algumas vezes antes de iniciar o hobbie e sempre me causou boa impressão . Não me podias ajudar nestes dois temas: substrato? (coloco fértil ou não é necessário para as plantas que pretendo?), iluminação? (devo investir numa melhor iluminação?). Cumprimentos, Citar My projects: 1º Projecto - Comunitário plantado 54L (CRS + RCS + Ottos + Corydoras pygmaeus) 2º Projecto - CRS plantado 37,5L
Ricardo José Publicado: Maio 29, 2014 Publicado: Maio 29, 2014 Boas Substrato e Iluminação, não são o meu "forte.... Quanto a iluminação, procura no forum na parte mais relacionada com luz que certamente encontras a informação que precisas. Podes é fazer sempre um ratio de quantos wats tens. Se as tuas plantas forem de manutenção baixa penso que estas bem. Substrato o fertil vai sempre disponibilizar mais nutrientes as plantas, pelo que não vejo porque não. Quanto ao inerte e a sua granulometria, depende das espécies que escolheres. Por exemplo, um inerte com muitas pedras com bicos, corres o risco de "cortar" bigodes as corys, se tiveres espécies que gostem de escavar, tb pode causar feridas... Tenta que na loja, te deem algum conselho acerca desse assunto. Quando testares a água do aqua, testa também a da tua "fonte" para teres uma ideia das diferenças de valores. De resto, vai sempre lendo cá pelo forum. Citar Boa aquariofilia Ricardo José http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento
João Brás Publicado: Maio 29, 2014 Autor Publicado: Maio 29, 2014 Acho que a iluminação de 15W pode ser pouco, mas vou ver depois de colocar as plantas se elas se vão desenvolvendo e sem problemas, caso não se verifique invisto depois numa iluminação melhorzinha. Quanto ao substrato o meu medo é que ao meter substrato fertil sejam depois demasiados nutrientes para as plantas que quero por e acabe por estar a alimentar as indesejadas algas com esses nutrientes. O inerte estava a pensar numa areia mais clara e não muito granulada (0,5~2mm), não estava a pensar colocar nada com bicos . Mas neste tema, visto que não estás muito a vontade neste tema, vou aguardar que alguém com conhecimento em plantas me posssa dar uma ajuda. Quanto ao pH, obrigado pela sujestão, assim poderei saber qual a diferença que o conteudo do aqua está a provocar no pH, e tem em atenção nas TPA's. Obrigado pela ajuda. Cumprimentos, Citar My projects: 1º Projecto - Comunitário plantado 54L (CRS + RCS + Ottos + Corydoras pygmaeus) 2º Projecto - CRS plantado 37,5L
João Brás Publicado: Junho 27, 2014 Autor Publicado: Junho 27, 2014 Boas pessoal, este tópico não ficou esquecido . Ora já tenho o aquário ciclado, e vou aqui colocar umas fotos para saber a vossa opinião. O status actual é: Aquário: Aquapor Sirius 60 (60x30x30 5mm espessura ~54L) Bomba: Elite799 (500c.c/min) Filtro: Aquapor AQ-300 (300L/h) Iluminação: 2xT4 - 12W 1600 lumen (tive que substituir a T8 que vinha com o aqua pois o balastro não funcionava e alterei a tampa do mesmo para colocar as 2 t4 de 40cm. Ligadas das 10h às 18h. Armário: Mesa LACK do IKEA (http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/00095036/) por cima coloquei um protector para a mesa impermeável para evitar os pingos na mesa, sendo que este é constituído por bolhas de borracha que permite uma adaptação do aqua em termos de pressão, Termóstato: Boyu Heater HT-275 | 75 W Flora 7 Anúbias Anã (Anubias nana) Musgo de Java (Vesicularia dubyana) 5 Elódea (Egeria densa) Lentilha D'água (Lemna Sp.) + 2 plantas que não sei quais são, uma ofericida e outra comprada num pack de 4 pés (alguns já foram a vida, sobram 2) Substrato: Inerte - areão claro Fértil - NA Decoração: Tronco Pedra (encontra-se em cima do tronco pois este começou a flutuar) Fauna: 9 camarões Red Cherry (já tenho duas fêmeas breve a darem mais uns novos membros ao aqua ) 3 Ottos (fazem hoje 5 dias no aqua) Parâmetros: pH - 6.8 NO3 - 10mg/l NO2 - 0 GH - <3ºd KH - 6ºd Amónia - 0 Produtos utilizados: PlantaMin TetraPlant Potassium Aquaflorin Flora 1 carbo Sera Shrimps natural Sera Deixo algumas fotos, dêem as vossas opiniões/sugestões/conselhos: 1ª Foto antes de colocar água Após montar: Com 3 dias (Se alguem me souber dizer quais as plantas que se encontram atrás e as que se encontram a frente do filtro agradecia): A chegada dos Ottos: Otto de volta das algas: No final da 2ª semana tive um boom de algas castanhas e green spot, coloquei os ottos para resolveram, as castanhas desapareceram, mas as green spot continuam nas folhas das plantas, alguma sugestão? Infelizmente, comprei umas anubias e musgo de java no OLX e vinham com BBA, coloquei-as a mesma no aquario pois na altura pensei que fossem umas anubias diferentes e só depois vi que era a BBA, ela não se alastrou por mais nenhuma planta nem fundo do aqua, inclusive tinha comprado musgo de java numa loja e em contacto com o outro musgo de java infectado este continua verdinho e com muito bom aspecto, pensei em comprar um SAE para tentar resolver isto, acham que ajuda? (quando ficasse grande devolvia à loja, ou doava a quem quisesse pois o aqua é pequeno para o SAE) Obrigado pela ajuda e fico a aguardar o vosso feedback. Cumprimentos Citar My projects: 1º Projecto - Comunitário plantado 54L (CRS + RCS + Ottos + Corydoras pygmaeus) 2º Projecto - CRS plantado 37,5L
João Brás Publicado: Junho 30, 2014 Autor Publicado: Junho 30, 2014 Boas, fui hoje para comprar o SAE mas não havia, só daqui a 2 semanas, como não havia comprei 4 novos habitantes Corydoras Pygmaeus,deixo aqui mais umas fotos, ia também comprar mais umas plantas mas só amanha a loja recebe novas plantas.. Se alguém me pudesse ajudar nas questões do post anterior agradecia . Um camarão carregadinho de ovos, deve estar prar breve . Panorama geral. Citar My projects: 1º Projecto - Comunitário plantado 54L (CRS + RCS + Ottos + Corydoras pygmaeus) 2º Projecto - CRS plantado 37,5L
João Brás Publicado: Agosto 10, 2014 Autor Publicado: Agosto 10, 2014 Boas,seguem aqui um update deste aqua, já estou a iniciar mais um projecto e vou iniciar um novo topico para o mesmo, para já fiquem com umas imagens e um video:*Adicionei um CRS que são para migrar para o novo aqua, mas para já vão vivendo aqui no comunitáriohttps://www.youtube.com/watch?v=Te2IynnEjEk&list=UUrE9wWcVg03tJ56sjsGqbAw [media][/media] Citar My projects: 1º Projecto - Comunitário plantado 54L (CRS + RCS + Ottos + Corydoras pygmaeus) 2º Projecto - CRS plantado 37,5L
TheTalentBoy Publicado: Agosto 11, 2014 Publicado: Agosto 11, 2014 João gostei muito do layout do teu aquario, boa sorte para os teus projetos.. Cumps 1 Citar
João Brás Publicado: Agosto 12, 2014 Autor Publicado: Agosto 12, 2014 João gostei muito do layout do teu aquario, boa sorte para os teus projetos.. Cumps @TheTalentBoy Obrigado O musgo está com bom aspecto! @jfrcr - Obrigado, mas acho que tem um pouquinho de BBA, tenho feito bastantes podas do musgo e tenho guardado o mesmo, mas acho-o um pouco escuro quando fica aglomerado, penso que seja BBA.. Mas em termos visuais está bom Citar My projects: 1º Projecto - Comunitário plantado 54L (CRS + RCS + Ottos + Corydoras pygmaeus) 2º Projecto - CRS plantado 37,5L
maverick88 Publicado: Agosto 12, 2014 Publicado: Agosto 12, 2014 boas caro amigo, digo lhe desde ja que tem um projeto bastante bonito, diga me uma coisa, tem a bomba de ar instalada? abraço Citar
João Brás Publicado: Agosto 12, 2014 Autor Publicado: Agosto 12, 2014 boas caro amigo, digo lhe desde ja que tem um projeto bastante bonito, diga me uma coisa, tem a bomba de ar instalada? abraço @maverick88 - Desde já obrigado, inicialmente tinha a bomba instalada, mas depois de ler algumas coisas cheguei a conclusão que não valia a pena a ter a funcionar, o que tenho é uma boa circulação de água à superficie o que permite uma boa oxigenação da água (segundo o que li seria o que a bomba auxiliava, para além das bolhas no aquário). Citar My projects: 1º Projecto - Comunitário plantado 54L (CRS + RCS + Ottos + Corydoras pygmaeus) 2º Projecto - CRS plantado 37,5L
João Brás Publicado: Setembro 30, 2014 Autor Publicado: Setembro 30, 2014 Boas vou-vos deixar aqui umas actualizações do meu aquário. Infelizmente acho que estou a passar pela doença do leite nos meus red cherry's ando sempre a controlar o aqua à procura de baixas, a ver se consigo controlar.. Continuo a ter fêmeas ovadas e introduzi uns novos amigos: Crystal Black Shrimp. Estou a aguardar por algum dos meus CRS ou CBS tenham uns bonitos filhotes. Citar My projects: 1º Projecto - Comunitário plantado 54L (CRS + RCS + Ottos + Corydoras pygmaeus) 2º Projecto - CRS plantado 37,5L
Recommended Posts