Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Numa tentativa de fazer uma aquário plantado, com principal objetivo criar um tapete de eleocharis acicularis, a coisa não tem corrido como esperava, mas para alguém com tão pouca experiência em aquários, não esperava outra coisa.

Deixo aqui o meu setup para depois vos indicar qual o meu problema:

Data de Montagem: 22-03-2014

Aquário: 100x30x40

Luminária: T5 4x39W (6h - 2x39w)

Filtragem: Eheim Professional 2

Outros Equipamentos: CO2 Aquaristic 2Kg (2 bps) Wave maker 1000L/H

Hardscape: Troncos Red mood

Substrato: JBL Aquabasis + JBL Manado

Fertilização: EI

Flora: Várias tapete eleocharis acicularis

Montagem com 2 meses

IMG_20140525_00287.jpg

O meu problema, cyanobacterias em grande, esta imagem é depois de uma limpeza, deveria ter tirado antes mas esqueci-me

IMG_20140525_00285.jpg

O tapete que não desenvolve nem por nada.

IMG_20140525_00286.jpg

Valores medidos dos testes que tenho

PH: 5.8

NO2: 0

NO3: 50 mg/l

IMG_20140525_00281.jpg

PO4: para aí uns 5 mg/l --> No teste à água da torneira, deu-me valores iguais, muito altos

IMG_20140525_00279.jpg

A fertilização que estou a fazer é igual a esta tabela que vem na embalagem

IMG_20140525_00283.jpg

Tenho a água com um cheiro intenso a mofo, e para ajudar tinha uma fuga no CO2 que me esgotou 2kg em 1 semana, vou recarregar amanhã

Tenho continuado com a fertilização, indicada no exemplo anterior.

A minha principal suspeita deste tema, foi a porcaria da power head que tinha para ajudar a circular o CO2, ter se soltado e remexido o substrato, isto aconteceu em Abril, passado sensivelmente um mês do arranque.

Tenho colocado Seachem Flousrish Excel, 5ml para 100L de água.

O que devo fazer/corrigir?

Obrigado a todos

Publicado:

Esses nitratos estão um pouco altos... menso de 25 era ideal umas TPA baixam isso e ajudam-te com o cheiro a mofo.
Realmente isso em 2/3 meses pouco desenvolveu, eu plantei sp mini à 1 mês e só tenho 0.35w/l e já se nota ela a despontar por todo o lado.
Quando remexeu o substrato foi muito?Houve muito material a passar para a agua?

Publicado:

As terriveis cyanobactérias!

Começa com umas tpa's e tenta retirar o máximo possível manualmente. Não deixes os nitratos e fosfatos irem a 0. Mantem-nos a metade do valor que tens.

Com o filtro parado durante uns minutos, aplica H2O2 com uma seringa em cima delas ou podes usar o Phyton-Git da ADA que é um desinfectante e que te ajudará e muito a remover isso.

Aumenta a circulação de água.

Caso nada disto resolva, apagão total durante 48h ou 72h. As algas assim não têm como proliferar.

Abraço

Publicado:

Bom dia,

Quando a subtrato foi remexido graças à powerhead, ainda foi um bom bocado, tanto que na fotografia da panoramica do aqua, a meio junto ao vidro faz uma cova...foi isso tudo para a coluna de àgua.

Vou começar a fazer TPA de 50% a meio da semana para tentar baixar os niveis.

Vou ter de alterar a quantidade da fertilização, se calhar deixar de colocar fosfatos, visto a àgua da torneira já ter imenso.

Obrigado pela ajuda

• 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

Boas,

Com as TPAś, 2x por semana, e alteração aos valores da fertilização, melhorou muito. Deixo foto atual

Atual.jpg

Os calhaus são para sair, quando o tronco ficar submerso sem pesos. E Alterar a dispozição das plantas do lado direito

1@braço

Editado por fluck