fluck Publicado Maio 25, 2014 Publicado Maio 25, 2014 Olá a todos, Numa tentativa de fazer uma aquário plantado, com principal objetivo criar um tapete de eleocharis acicularis, a coisa não tem corrido como esperava, mas para alguém com tão pouca experiência em aquários, não esperava outra coisa. Deixo aqui o meu setup para depois vos indicar qual o meu problema: Data de Montagem: 22-03-2014 Aquário: 100x30x40 Luminária: T5 4x39W (6h - 2x39w) Filtragem: Eheim Professional 2 Outros Equipamentos: CO2 Aquaristic 2Kg (2 bps) Wave maker 1000L/H Hardscape: Troncos Red mood Substrato: JBL Aquabasis + JBL Manado Fertilização: EI Flora: Várias tapete eleocharis acicularis Montagem com 2 meses O meu problema, cyanobacterias em grande, esta imagem é depois de uma limpeza, deveria ter tirado antes mas esqueci-me O tapete que não desenvolve nem por nada. Valores medidos dos testes que tenho PH: 5.8 NO2: 0 NO3: 50 mg/l PO4: para aí uns 5 mg/l --> No teste à água da torneira, deu-me valores iguais, muito altos A fertilização que estou a fazer é igual a esta tabela que vem na embalagem Tenho a água com um cheiro intenso a mofo, e para ajudar tinha uma fuga no CO2 que me esgotou 2kg em 1 semana, vou recarregar amanhã Tenho continuado com a fertilização, indicada no exemplo anterior. A minha principal suspeita deste tema, foi a porcaria da power head que tinha para ajudar a circular o CO2, ter se soltado e remexido o substrato, isto aconteceu em Abril, passado sensivelmente um mês do arranque. Tenho colocado Seachem Flousrish Excel, 5ml para 100L de água. O que devo fazer/corrigir? Obrigado a todos
Nelson Matos Publicado: Maio 25, 2014 Publicado: Maio 25, 2014 Esses nitratos estão um pouco altos... menso de 25 era ideal umas TPA baixam isso e ajudam-te com o cheiro a mofo.Realmente isso em 2/3 meses pouco desenvolveu, eu plantei sp mini à 1 mês e só tenho 0.35w/l e já se nota ela a despontar por todo o lado.Quando remexeu o substrato foi muito?Houve muito material a passar para a agua?
Miguel Reis Publicado: Maio 25, 2014 Publicado: Maio 25, 2014 As terriveis cyanobactérias! Começa com umas tpa's e tenta retirar o máximo possível manualmente. Não deixes os nitratos e fosfatos irem a 0. Mantem-nos a metade do valor que tens. Com o filtro parado durante uns minutos, aplica H2O2 com uma seringa em cima delas ou podes usar o Phyton-Git da ADA que é um desinfectante e que te ajudará e muito a remover isso. Aumenta a circulação de água. Caso nada disto resolva, apagão total durante 48h ou 72h. As algas assim não têm como proliferar. Abraço
fluck Publicado: Maio 26, 2014 Autor Publicado: Maio 26, 2014 Bom dia, Quando a subtrato foi remexido graças à powerhead, ainda foi um bom bocado, tanto que na fotografia da panoramica do aqua, a meio junto ao vidro faz uma cova...foi isso tudo para a coluna de àgua. Vou começar a fazer TPA de 50% a meio da semana para tentar baixar os niveis. Vou ter de alterar a quantidade da fertilização, se calhar deixar de colocar fosfatos, visto a àgua da torneira já ter imenso. Obrigado pela ajuda
fluck Publicado: Junho 24, 2014 Autor Publicado: Junho 24, 2014 (editado) Boas, Com as TPAś, 2x por semana, e alteração aos valores da fertilização, melhorou muito. Deixo foto atual Os calhaus são para sair, quando o tronco ficar submerso sem pesos. E Alterar a dispozição das plantas do lado direito 1@braço Editado Junho 24, 2014 por fluck
Recommended Posts