Recommended Posts

Publicado

Após alguns anos com os meus americanos, eis que estou novamente a repovoar o aquário. Primeiro passo: reorganizar o layout. Alterei a posição das pedras e dos troncos e prendi algumas plantas, na esperança que não seja arrancadas. Fauna: da fauna original restam 1 carpintis e 2 óscares . Ficam as fotos do novo layout e dos peixitos mais antigos.

fotografia-2.jpg?w=540 fotografia.jpg?w=540 fotografia-3.jpg?w=540 fotografia-4.jpg?w=540 fotografia-6.jpg?w=540 fotografia-5.jpg?w=540 fotografia-7.jpg?w=540

Cumps.

"The first one"

Publicado: (editado)

Bom dia,
o setup do aqua é o seguinte:

Aquario: 120 x 60 x 40 (tenho este aqua desde 2008, na altura pouco sabia e cometi o erro de não comprar um com pelo menos 150 de frente!!!).

Agua:
Ph: 7
Kh: 3
GH: 5
NO3: 0
NO2: 0

Substrato:
Areia quartzítica branca (que ficou do primeiro setup, dedicado a tropheus e outros tanganyka)

Elemetos decorativos:
Troncos decorativos
rochas (ainda do set up dos africanos)

Flora:
Tive de escolher plantas duras e resistentes. Na altura em que tinha os peixes todos adultos, não conseguia manter nenhuma. Agora como são pequenos vou ver se os domestico:

1 anubia gigantea
3 fetos de java
1dracaena sanderiana white
2 dracaena sanderiana yellow
1 spathiphyllum

Filtro:
Fluval 305
Eheim 2217

Luz:
Calha GLO com 2 lâmpadas T5

Bomba de ar:
A comprar. Notei que preciso de agitar mais a água por causa da oxigenação (o aqua é muito alto e dificulta a entrada de O2)

CO2:
Não tem porque os meus meninos não me deixão fazer um plantado.

Temperatura:
26ºC.

Fauna:
- 2 óscares albinos juvenis
- 1 Herichthys carpintis

Conclusão:
Depois de iniciar o hobby com os viviparos (ver link para The first one). Passei pelos africanos e acabei nos centro americanos. Estes últimos são mesmo a minha paixão, dai querer recomeçar. O óscar é sem duvida o meu preferido. Tenho de arranjar tampa para o aqua porque o meu saltou durante a noite. Era super inteligente e o meu pet de estimação. Deixo um video do aqua em 2010 para que me possam dar dicas e melhorar relativamente ao primeiro.

http://youtu.be/xrGOGZTeNOo

Obrigada.

Editado por caterina

Cumps.

"The first one"

Publicado:

Obrigada pela dica.

Isso é o que faço, mas faz barulho e, em algumas situações incomoda. Queria uma solução mais silenciosa ;)

Cumps.

"The first one"

Publicado:

quanto à medida, os 40 é a profundidade e 60 a altura certo?

caso seja, tens de ter atenção, o aquário não é grande...

os oscares são peixes que crescem muito (35 cm) e chegam a pesar 1,5 kg, não vão ter uma boa vida nesse aquário.

essas pedras que aproveitas-te dos africanos são calcarias?

As dracaena sanderiana são plantas de vaso, não são plantas aquáticas.

dão-se parcialmente submersas e em terrários, mas em aquários podem ser perigosas.

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Publicado:

Obrigada pelas dicas, desconhecia a dracraena. Já agora porque dizes que são perigosas?

As pedras não são calcárias. Na altura a água da torneira já era suficiente para ter pH mais elevado. Sei que preciso de pH mais ácido para os americanos e tenho conseguido baixar com os troncos e turfa de vez em quando.

Quanto ao tamanho, sei perfeitamente que o aqua deveria ser maior, mas se não houver sobrepopulação perece-me que um casal terá boas condições. O problema é ser aberto. O oscar que mantive durante 7 anos cresceu bastante (próximo dos 30cm)e estava saudável e ativo. Morreu porque saltou do aqua e eu não me apercebi a tempo. Era um peixe muito inteligente e interativo.

Mais uma vez obrigada.

Cumps.

"The first one"

Publicado:

digo que são perigosas, pois apodrecem dentro de agua , e poluem a agua.

como já respondi a alguem à uns tempos atras...

tu tb vivias bem num quarto com 5 m2 , mas num de 50 m2 vives certamente muito melhor!

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Publicado:

Obrigada pela informação sobre as plantas. Desconhecia.

Quanto ao tamanho do dito quarto adoraria ter um de 50m2, mas se bem cuidado, um de 30m2 pode ser bem confortável.

O espaço é importante, mas não estamos a falar de 100l, as medidas que dei correspondem à litragem util. É obvio que quanto maior o aqua, melhor serão as condições, mas podemos ter peixes bem cuidados sem ter o aqua com o tamanho "dito ideal". Até porque o ideal é muito relativo. Tudo depende das medidas e do que se coloca lá dentro, bem como a manutenção que se faz.

Eu mantenho aquas em casa como passatempo, cheguei mesmo a fazer criação, mas no trabalho conseguimos ter um verdadeiro ecossistemas marinho, num aqua com 2m e se fizer as contas como "manda o manual", também seriamos acusados de não darmos "50m2" a cada peixe.

Não quero abrir uma discussão sobre o tamanho dos aquas. Sei bem que há quem coloque oscares em condições miseráveis. O que quero dizer é que devemos avaliar os casos individualmente e verificar se o animal terá condições para se desenvolver e crescer com qualidade de vida. Isso é que é realmente importante.

De qualquer forma, se os € chegassem, é obvio, que um upgrade seria a opção a tomar.

Obrigada e espero ter conseguido passar a mensagem que queria. A comunicação escrita pode ser "tramada"...

Cumps.

"The first one"

Publicado:

sim entendo o teu ponto de vista...mas volto a dizer , que um casal de oscares adulto não vai ser feliz aí...agora farás como quiseres, claro!

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif