Recommended Posts

Publicado

Oi, pessoal. deram-me um discoà /4 dias e ele tem as guelras bastante vermelhas e tem a respiração ofegante..... o que é k eu faço??

o disco tem cerca de 4/5 cm.

e tinha CO2,mas com a respiracao ofegante tirei o CO2 e bastante arejamento a funceminar. ta com uns guppys mas vou tira-los.

Publicado:

Respiração Anormal

 

Respiração acelerada, à superfície tentando apanhar o ar , um dos opérculos fechado( mais frequente nos vermes das guelras ), excesso de muco nas guelras que parecem sair do opérculo( mais frequente nas infecções por protozoários ,bactérias , acidose ou intoxicação por amonia ou cloramina ). Devemos ter em conta que os peixes quando se alimentam ou estão excitados respiram mais depressa. Também os peixes jovens respiram com maior frequência que os adultos.

 

Causas não infecciosas:

- Falta de oxigénio – Falta de arejamento ( reduzido movimento de água à superficie ), excesso de matéria orgânica( filtros mecânicos impactados, excesso de comida , falta de sifonagem ) , supercrescimento bacteriano ( má qualidade de água , medicamentos com excipientes açucarados , resíduos de medicamentos que se agarram aos vidros e ao fundo formando um “filme” favorável ao crescimento bacteriano ), temperatura muito elevada. A baixa concentração de oxigénio dissolvido nos aquários de Discus é frequente devido a serem usados geralmente aquários altos com pouca circulação e temperaturas elevadas . O teste de quantidade de Oxigénio dissolvido é infelizmente muito pouco usado e deveria ser um “must” nestes aquários. A concentração de oxigénio dissolvido deveria estar sempre acima de 7 mg/litro.

- Amónia - Aquário não maturado, filtro biológico destruído por antibióticos ou desinfectantes como permanganato de potássio ou azul de metileno , paragem do filtro

- Cloramina na água da torneira, queda de pH, formalina em dose excessiva ou sem aumento do arejamento

 

Causas infecciosas

- Dactylogyrus ( vermes das guelras ) – Nos peixes adultos raramente provoca problemas , mas nos peixes jovens é frequentemente mortal. O tratamento de eleição é com prazinquantel na água.

- Protozoários – Formalina + verde malaquite

- Bactérias - acriflavina , sal ou antibióticos.

 

Cump.

Rui Ferreira de Almeida

Publicado:

Thanks :) parece que ta a melhorar. ta mais calminho. ele é um pouco eskesito com a comida.nem granulados, nem coracao de boi, nem artemia congelada.... so larva de moskito.. ta um pouco magrinho... mas ele interexa-se pela comida, mete-a na boca e depois deita fora....

 

Fikem bem;)

Publicado:

Falta de apetite e perda de peso.

A falta de apetite poderá ser devido a :

A) Causas não infecciosas

- causas externas : novo ambiente , competição de outros peixes mais activos ou dominantes, comida inadequada

- parametros da água incorrectos : temperatura baixa, presença de compostos toxicos ( amonia, nitritos, metais pesados, nitratos), concentração baixa de oxigénio dissolvido

- tumores, malformações genéticas

 

Todos sabemos que quando um Discus novo entra no aquário pode estar até 2 semanas sem comer até se ambientar . Se o peixe recém adquirido estiver em bom estado, isto é , gordo e saudável , isto não é grave. No entanto se o peixe estiver magro, e apresentar fezes esbranquiçadas ou se for um peixe selvagem, devemos sempre desparasitá-lo contra flagelados e céstodos intestinais,com metronidazol e prazinquantel na água ou na comida se estiverem a comer, porque temos que assumir à partida que ele é portador de parasitas. Se não o fizermos, mesmo que o peixe recomece a comer nunca vai engordar . Evidentemente que qualquer peixe recém adquirido deve passar por um período de quarentena . Se for um peixe selvagem podemos baixar o pH para valores próximos de 6 par além de subirmos a temperatura para 30 a 32º C. Também é mais fácil colocar o peixe a comer num aquário sem competição ,embora por vezes um dos truques que uso, é colocar com o peixe novo que apesar de desparasitado, e depois de oferecer todas as iguarias ( larva de mosquito, coração de boi ou de aves, minhocas da terra quando é possível , com atractivos à base de extracto de alho e vitaminas e ácidos gordos) e de colocar a temperatura e o pH em valores óptimos, insiste em não comer, junto com 4 ou 5 Discus comilões de tamanho parecido.

 

 

B) causas infecciosas

- Flagelados . Estão geralmente associados a outros sintomas como fezes esbranquiçadas e gelatinosas, “ cospem a comida “, nos casos crónicos buracos na cabeça e no órgão da linha lateral

- Ténias . Vermes achatados segmentados

- Nematodos. Vermes redondos como a Capillaria .

- Bactérias

- Parasitas das guelras e da pele( vermes ,protozoários ) . Nos últimos estágios da infecção os peixes param de comer.

 

 

A alimentação forçada com seringa é muito stressante e, na minha opinião, não tem lugar no tratamento dos Discus

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=22092 no caso de quereres ler o artigo todo.

Cump.

Rui