Recommended Posts

Publicado

Boa tarde.

Sou novo aqui no fórum mas já tenho aquário salgado a algum tempo(sete anos), mas nunca tinha usado a net para aprender mais pois na loja onde comprava tudo o que precisava pensava que tinha todo o suporte necessário o que tenho vindo a constatar ultimamente que não era bem assim.

Entretanto a loja fechou, eu tive alguns problemas no aquário e não tinha mais nenhuma loja onde podia comprar o necessário e aconselhar-me, o que me fez desmotivar bastante e teve cerca de 3 anos praticamente abandonado. (só não o desativei porque tinha lá cerca de 30Kg de rocha e não tinha a quem vender.

Vai dai e decidi fazer mais uma tentativa. Tenho andado a ler umas coisas por este e outros fóruns, e cheguei á conclusão que o que eu achava que era suficiente para manter o aquário não o é nem de perto nem de longe.

Agora, e apos alguma pesquisa deparei-me com dois problemas (para já):

Um deles é a agua que uso para as TPA. A agua que eu sempre usei foi agua diretamente da torneira, sal lá para dentro e siga para bingo. Agora pelo que tenho lido é a ultima coisa que se deve fazer. A minha questão é: comprar um filtro de osmose inversa para já tá fora de questão, pois acabei de comprar um escumador (que também não tinha), e o orçamento não estica. será que se usar agua mineral engarrafada até comprar o filtro é uma solução plausível, ou usar um acondicionador para a agua é suficiente?

O outro problema com que me deparei foi com valores exorbitantes de NO3 (+/-80mg/L), resultado de tanto tempo sem cuidados. Pelo que percebi é resultante da decomposição de detritos orgânicos. quando faço as TPA vou sifonado o areão e tenho reparado que a quantidade de detritos é enorme e cada vez que mexo no areão. temo que com o sifão não vou conseguir remover toda a sujidade nos próximos tempos. A minha questão é, será preferível ser paciente e continuar a retirar gradualmente a sujidade com o sifão, ou ser mais radical e sacar o areão todo e aproveitar a agua de uma TPA para dar uma lavagem ao areão.

Peço desculpa pelo testamento mas de facto estou na duvida em relação a estes dois pontos, se alguém com mais conhecimentos me pudesse ajudar a optar pelas melhores soluções ficaria muito agradecido.

O setup do meu aquário é:

Tanque->120x37x45

Aquecedores->2x100w jager EHEIM

Bomba de circulação-> resun Wave maker 15000

Escumador interno-> JAD DT-1516

Rocha viva-> Já não me lembro ao certo, mas tem entre 20 a 30 kg

Iluminação-> calha integrada no aquario 2x90cm T8 (neste momento tem duas lâmpadas fluorescentes normais de luz branca) tinha uma coral sun e uma ocean sun, mas fundiram.

Publicado:

Bem, vamos lá tentar ajudar.

1º questão

As lojas nem sempre dão o melhor apoio, muitas vezes por nossa culpa propria pois queremos gastar sempre pouco dinheiro. Eu andei 4 Meses a colocar agua directamente do mar e agua da Torneira como reposição, durante esses 4 meses, tive amonia, no2 e no3, mesmo a colocar Bacterias em ampolas e ter posto sempre comida racionada. Nada de nada resolvia, o rapaz da loja dizia-me que com o tempo ia lá, é certo é que andei 4 meses sem sair da mesma situação. Falei com um senhor da DeslumbreOceano para tentar resolver tambem o problema do Cyano, ele aconselho-me umas gatas de bacterias contra o cyano e que compra-se o sistema de Osmose Inversa, pois sem ele nunca iria conseguir ter uma coisa em condições. Passado 1 Mês de ter o dito sistema de osmose, ter Sal em condições e fazer tudo em casa, posso te dizer que o cyano quase não existe, a amonia caiu para niveis minimos em conjunto com o No2 e No3.

Respondendo agora á tua pergunta, usares agua engarrafada de certo que é melhor que da torneira pois a da torneira acumula muitos detritos existentes nas canalizações, alem do Cloro, lexivia e etc... Por tanto sim, usa água engarrada.

2º questão

Eu tive um pico de No3, o que fiz foi efectuar mais TPA's, sinfonar bem o areão e inserir mais bacterias (se for possivel) para tentar combater o No3.

Estamos cá todos para aprender e partilhar ideias :P

• Votar + 1
Publicado:

Obrigado pelos conselhos.

Estou já a pesquisar sobre qual a melhor solução para a aquisição de um filtro de osmose. não sei se compre um de 5 etapas ou de 3.

Também estou com um pouco de receio da marca e modelo que deva comprar devido á facilidade com que depois se encontram os filtros e membranas de substituição. É que não estou minimamente dentro do assunto e quanto mais procuro mais baralhado fico :blink:. De qualquer modo já vi um que me pareceu porreirinho, e criei um tópico na secção "equipamento, manutenção e técnicas de montagem".

Publicado:

Boas

Ja respondi nesse tópico mas volto a responder.

Por vezes 3 estagios não chega.

Quanto as recargas só tens que comprar de acordo com o tamanho dos recipientes, isso é universal. mesmo a membrana, tens que ver de quantos litros/dia é e depois é só comprar uma igual.

• Votar + 1
Publicado:

Pois por isso é que eu achava estranho as "recargas" que encontrava não especificarem marca nem modelo do filtro. Está explicado.

Obrigado pelo esclarecimento.

Publicado:

Boas, eu também efectuava reposições com agua da torneira, mas ficava com os valores de fosfatos no máximo, pelo que comprei um sistema de osmose da Aquili de 5 ou 5 estágios, não me recordo bem agora, pois o de 3 estágios não trás a membrana para retirar os fosfatos e silicatos da água da torneira, e custou-me 85€, e se tiveres boa pressão de água em casa reduz substancialmente o desperdício.

cumps