Aquário para camarões- dúvida

Recommended Posts

Boa tarde, estou a pensar contruir um aquário para camarões, neste momento a minha dúvida prende-se com a possibilidade de poder utilizar areia de silica por cima do substrato fertil, ou se por outro lado, não será aconselhável para os camarões.

Outra dúvida, esta relativa à iluminação, como pretendo ter plantas naturais, andei à procura de uma iluminação low cost numa loja dos chineses, o aquário tem cerca de 40cm de altura e encontrei por lá uma calha de cerca de 20 leds com 1.5 W, será sufeciente para que as plantas tenham um crescimento saudável, ou terei que juntar mais 3 ou 4 calhas iguais. A informação disponivel nos leds era só relativa aos Volts e Watts.

Partilhar nas redes sociais

Boas

Não sei muito disto mas posso tentar ajudar, pelo que tenho aprendido aqui no forum e com as cabeçadas que dei com os meus crs, que por muita pena minha morreram, depende dos camarões que queres mas é comprares um bom substrato especifico para o camarão que queres ter no aquario.

A iluminaçao é igual depende das plantas, eu no meu tenho uma lampada de 11w daquelas incandescentes tenho anubias, fetos, musgos, foxtail e flutuantes e não tenho substrato fertil.

Importante num aqua de camarões a meu ver serão um bom substrato, boa filtragem e bastantes plantas de crescimento rapido

espera por mais umas opiniões que poderão ser diferentes talvez e mais sábias

cump

Boas,

Hoje em dia tens vários substratos no mercado disponíveis.....

Ada, help etc....

Na minha opinião deves só colocar o substrato sem areia sílica.

Em relação á luz... Deves ter 0,5 wts por litro de água..

Espero ter ajudado..

Cump,

Ruben

Boas,

Hoje em dia tens vários substratos no mercado disponíveis.....

Ada, help etc....

Na minha opinião deves só colocar o substrato sem areia sílica.

Em relação á luz... Deves ter 0,5 wts por litro de água..

Espero ter ajudado..

Cump,

Ruben

Boas! Como é que chegas-te aos 0.5 watts por litro ?????

Eu tenho 3.5 watts em cada aquário de 45 litros e as plantas que tenho crescem muito bem....Nos led's penso que o que interessa são os Lumen e a temperatura da luz!.. É preciso ver também que se trata de um aquário de camarões e estes não gostam de muita luz!!!!!

Cumps!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Boas! Como é que chegas-te aos 0.5 watts por litro ?????

Eu tenho 3.5 watts em cada aquário de 45 litros e as plantas que tenho crescem muito bem....Nos led's penso que o que interessa são os Lumen e a temperatura da luz!.. É preciso ver também que se trata de um aquário de camarões e estes não gostam de muita luz!!!!!

Cumps!

Os 0,5 são para lâmpadas convencionais ... Led terá de se fazer a conversão( contado com os lúmenes do tipo de led optido como os Kelvin )

E será que um único led teu terá os lúmenes suficientes!!!!!

Os led,s não emitem calor na direcção da luz projectada.. Nunca provocam o aquecimento da superfície do aquário q esteja a ser iluminado... Uma vez que o calor libertado é sempre dissipado em direcção oposta à luz projectada!!

Os 0,5 são para lâmpadas convencionais ... Led terá de se fazer a conversão( contado com os lúmenes do tipo de led optido como os Kelvin )

E será que um único led teu terá os lúmenes suficientes!!!!!

Os led,s não emitem calor na direcção da luz projectada.. Nunca provocam o aquecimento da superfície do aquário q esteja a ser iluminado... Uma vez que o calor libertado é sempre dissipado em direcção oposta à luz projectada!!

Boas quanto aos meus Led`s não tenho tido problemas, aliás os aquas já estão a precisar de podas! Quanto à temperatura das lâmpadas refiro-me à cor que são os Kelvin Celsius! As minhas são de 6500K!!!

Continuo com a mesma questão! Mesmo para lâmpadas convencionais como é que chegas-te ao valor de 0.5 watts por litro? Não estou a pôr em causa esta informação, mas também tenho as minhas dúvidas!

Cumps!

Editado por Alexandre Ferreira

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Boas quanto aos meus Led`s não tenho tido problemas, aliás os aquas já estão a precisar de podas! Quanto à temperatura das lâmpadas refiro-me à cor que são os Kelvin Celsius! As minhas são de 6500K!!!

Continuo com a mesma questão! Mesmo para lâmpadas convencionais como é que chegas-te ao valor de 0.5 watts por litro? Não estou a pôr em causa esta informação, mas também tenho as minhas dúvidas!

Cumps!

Em média necessitam as plantas mais fracas 30 lúmenes por litro de água..

Aqui fica um artigo descrito ao detalhe..

http://www.aquahobby.com/articles/b_ilum.php

Cump,

Editado por vfc

Boas,

Não é assim tão fácil comparar led's com iluminação convencional.

A temperatura de cor (medida em kelvins e não kelvin celsius) diz respeito ao comprimento de onda da luz (perceptível para nós como cor) não têm qualquer efeito na quantidade de luz emitida. No entanto comprimentos de onda mais elevados (mais azul) têm uma maior penetração na água e as plantas têm preferência por determinados comprimentos de onda, daí as lâmpadas próprias para plantas.

Os watts medem o consumo energético, mas a quantidade de luz gerada para um mesmo consumo pelos vários tipos de iluminação é diferente, por isso não serve de comparação.

Os lumens é a "quantidade" de luz emitida, mas enquanto por exemplo uma T5 emite num ângulo de 360º à volta da lâmpada, os led's têm um feixe muito mais reduzido (30º por exemplo), também não serve de comparação, pelo menos de forma directa.

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Para CRS eu não o faria.

Mas depende da manutenção que tiveres disposto a dar ao aquário, das características da água de reposição, das plantas que vais ter...

Possivelmente a areia de sílica vai precisar ser aspirada para se manter branca, o que não é aconselhado num aquário de camarões, muito menos com substrato fértil por baixo, ficas sem efeito tampão para o ph que os substratos específicos proporcionam, é demasiado fina para o gosto das plantas... é só desvantagens.

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip