Recommended Posts

Publicado

Olá a todos...

É com grande tristeza que relato o sucedido com o meu DISCU.

Tudo começou a cerca de 20 dias atráz quando diagnostiquei num dos meus DISCUS a chamada "doença do buraco" informei-me com vários entendidos na matéria para poder aplicar o tratamento adquado num aquario de quarentena próprio para o efeito.

O sintoma mais visivel da doença é um enorme buraco junto ao olho esq do peixe que ao principio deitava algum pus depois parou de deitar pus mas o buraco ficou ainda maior de tal forma que o peixe tem quase o olho solto ou a cair!!! arrepia-me só de olhar para o pobre do animal.

E para complicar ainda mais a situação ontem quando cheguei a casa reparei que o peixe tem uma enorme bolha de sangue no dito buraco. Acreditem que já tentei todos os tratamentos que acho possiveis e até agora nada de melhoras.

A única valia é que com tudo isto o peixe não perde o apetite

Não sei mais o que fazer além de já ter rezado por ele...

Se houver mais alguma coisa que eu possa fazer pelo peixe por favor digam-me...

estou desesperado... :D

ps- não me aconselhem a eutanásia, pois sou contra todas as formas de tirar vida...

Publicado:

n sei se o teu peixe tem salvaçao ou n, mas o que posso dizer acerca da doença do buraco e que tem a ver com a falta de alimentaçao variada... o melhor remedio e dar alimentaçao de todos os tipos, comida congelada e vitaminas n se perde nada tb

e tv um anti bacteriano para ajudar a infeçao.

n e contagioso, mas se optares por usar um antibiotico o ideal era teres um aqua hospital, principalmente pq a doença do buraco demora mt tempo a curar.

tb sou contra todas as formas de acabar com a vida, mas principalmente sou contra o prolongar de grande sofrimento. nesses casos n se esta a acabar ocm a vida, esta-se a acabar com um sofrimento que n acaba e que vai resultar invariavelmente em morte. crime e ver alguem ou algo a sofrer para alem do imaginavel e n fazer nada acerca disso...

esperemos que o teu peixe tenha salvaçao.

espera por mais opinioes, pq pessoalmente nunca tive de lidar com a doença do buraco.

smflogo.gif
Publicado:

Obrigado Esgalha pelos comentários, mas só quero acrescentar que variedade na alimentaçao não falta aos meus peixes além de complementos vitamínicos.

E agora pergunto:

-Será que vale a pena tentar "curar" o pobre do peixe mesmo que isso implique mais sofrimento para o animal :?:

-Ou tira-se-lhe a vida e acaba-se com o sofrimento :?::!:

:P:wink: O QUE É MELHOR!? :Phelp

Publicado:

Olha Hugo, poderá ser um tumor e não apenas a "doença do buraco". Poderá ser ainda micobacteriose ( tuberculose ). Será por isso que não cede aos tratamentos?

Se for um tumor ulcerado não há nada a fazer.

Uma foto ajudava e também a descrição dos tratamento que já fizeste.

Cump.

Rui

Publicado:

hoje reparei que a frida está a cicatrizar :P pelo menos o diametro deminuiu e a bolha de sangue está muito pequenina o pior e que estou desconfiado que o peixe está cego. :) tem uma mancha branca no centro do olho e reparei que nao vê deste lado pois estava encostado ao vidro acenei-lhe com a mão e nada, já quando estava virado do outro lado fugiu assim que me aproximei!!

será que o "betadine" faz mesmo efeito neste caso??

nos ultimos 2 dias tenho colocado algumas gotas.

ou será que voces tem rezado por ele? :wink:

estou bem contente em vê-lo a recuperar

abraços

hugo

Publicado:

se uma doença tem de facto cura, mm que o peixe sofra, ai ja sou a favor da cura... ele passa um mau bocado mas volta ao normal.

agora num caso sem esperanças, ai sou a favor da eutanasia.

é uma questao de pesquisar pq ha maneiras indolores de eutanasia.

ainda bem que o peixe esta a recuperar :shock: .

qt ao tipo de doença que sera, o rui ja deu a sua opiniao, e é a mais valida que podes ter....

smflogo.gif
Publicado:

Afinal o discu não come desde o dia 3 está muito magro, diria mesmo em "pele e osso". passa a maior parte do tempo á tona de agua, imóvel e está mesmo cego da vista drt. :D

estou a ganhar coragem para lhe aplicar a eutanásia (sem sofrimento, claro!):)

o meu muito obrigado a todos pelas dicas

hugo duarte