ajudem


Recommended Posts

Boas,

 

sou novo aqui e na aquariofilia, assim peço que me ajudem no seguinte:

- à cerca de 4 dias a agua do aquário ficou-me turva e parecia que tinha fumo por dentro... mudei a agua por completo e voltou a ficar igual, mas no entanto de um dia para o outro ficou normal, ficando só uma espuma meio acastanhada no topo (em poucas quantidades) o que com a cirvulação da agua acabou por desaparecer.

- no entanto está a acontecer que o restos de comida começam a circular pelo aquario mas com uma especie de camada de "bolor" ou coisa do genero.

 

para o acima exposto gostava que me ajudassem.

 

obg

Tomás

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa tarde Tomás,

 

O mesmo problema passa-se com o meu aquario. Também sou novato na aquariofilia e só tenho o aquario habitado à apenas 3 dias, passado 1 dia depois de habitado a àgua começou a ficar turva e branca no areão. Se conseguires saber qual é o problema, agradecia que me envia-se um e-mail, eu vou fazer o mesmo.

 

Obrigado

 

Nelson

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

Primeiro têm que dizer à quanto tempo está o aquário montado,depois que tipo de peixes têm, porque só assim é muito vago .

O pessoal do forum não é adivinho.

De qualquer forma bem vindos ao melhor forum de aquáriofilia em Portugal e arredores, mas façam isso dêm mais detalhes e por favor completem o vosso perfil.

 

Um abraço[/size]

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

Gostei dessa da dobradinha, acho que estava azeda...HEHEHE

 

Obrigado por teres respondido. O meu aquário está montado à cerca de 10 dias, é de cerca 60l, com os testes do Ph feitos e com o Ph establizado (entre os 7,0 e os 7,5), com 2 tipos de plantas(que não sei a especie) e com 2 mollys (macho e femea) e com 5 neons. Preferi 1º assim, pôr estes peixes porque comecei agora, tenho receio de estar a fazer asneira. A temperatura da àgua é de 28 graus. tenho 1 filtro interno Aquapor 200-400 mas é fraquinho. O que reparo é que a àgua está turva e está com nublina no areão desde que pus lá os peixes.

Não sei se estas informações servem, se precisares de mais alguma diz qualquer coisa, já é a 2ª vez que estou a tentar montar um aquário

Quanto ao perfil...é ja a seguir, mas é que é já a seguir.

Obrigado e saudações

 

Nelson

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

tanto quanto me disseram (loja de aquariofilia) trata-se de uma bacteria na agua, mas que com a propria circulação de agua tem tendencia a desaparecer (foi o que me aconteceu).

só posso dizer isto, pois explicações certas não tenho...

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenda reduzir na comida.

 

Os restos de comida num aquario novo, são um veneno mortal. Faz trocas parciais da água todos os dias ou de 2 em 2 dias (20% ou 30 %). Com o tempo o aquário cria bacterias e os problemas serão mais reduzidos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem começando pelo principio.

 

para ter um aqua que tenha peixes e plantas naturais hé necessário que se forme um ciclo do azoto, a semelhança um pouco do que se passa na natureza, para que todos vivam saudáveis.

 

1º antes de montar um aqua é necessário ler e informar-nos bastante para evita cometer alguns erros

 

2º é necessário ter calma, muita calma e fazer as coisas respeitando o tempo que cada uma necessita

 

3º montar o aqua, eventualmente planta-lo e deixa-lo ciclar

 

este processo deve levar uns 15 dias, de modo a que todos os lixos do areão, troncos, enfeites etc, assentem, de modo a que o filtro filtre todos os detritos.

 

4º depois a pouco e pouco pode-se começar a introduzir alguns peixes e algum alimento de modo a que se comece a establecer a população de bactérias no aqua que vai ser responsável por transformar os residuos e detritos produzidos, e que são tóxicos, em substancias que nao sejam nocivas

 

5º este processo tb demora o seu tempo, e durante este periodo atingem-se alguns picos de substancias tóxicas que necessitam de ser controladas com testes (amonia e nitritos) devendo ser feitas TPAs para reduzir a sua concentração

 

6º ao fim de no minimo um mês (no minimo dos minimos) então devem ser introduzidos a pouco e pouco os restantes habitantes, com calma e por fases. Pensando sempre bem nos tipos de peixes, nas suas compatibilidades e na sua quantidade face a litragem do aqua. É aconselhavel ter uma equipa de peixes de limpeza que ajudam-nos a manter tudo em condições.

 

7º como regras para o futuro mantem-se sempre: não sobre-alimentar os peixes, fornecer uma alimentação variada, fazer TPA periodicas, ter um ciclo diurno de iluminação constante entre as 8h e as 10 horas/dia, controlar os parametros como o PH, os nitritos, a dureza da agua e a temperatura (que devem estar sempre dentro dos parametros aceitáves para a população do aqua), fertelizar as plantas, aspirar o areao periodicamente e remover folhas mortas etc.

 

8º só experimentando é que se aprende, e lendo, perguntando aqui no forum, nas lojas, aos amigos etc.

 

 

qt aos problemas que apresentam, neste primeiros tempos tb recomendo:

 

1 - reduzir a alimentação ao minimo,

2 - fazer tpas diarias ou de dois em dois dias de por 10 a 20%, até estabilizar depois passar para semanais,

3 - acrescentar bacterias "engarrafadas" para ajudar ao estabelecimento da população (há quem não recomendem que se utilizem, mas eu tenho-me dado muito bem),

4 - não introduzir mais nenhum peixe até estar tudo estabilizado,

5 - testar os parametros do aqua e a sua evolução, pelo menos os nitritos (as bacterias transformam a materia organica primeiro em amonia que é nociva, depois a amonia em nitritios tb nocivos e depois os nitritos em nitratos já menos nocivos e q podem ser absorvidos pelas plantas)

6 - qd os nitritos estiverem a zero, ou perto então está tudo a estabilizar

7 - ter muita calma em cada fase, dar tempo ao tempo, eu sei que custa pq tb senti vontade de fazer logo tudo

 

 

espero que não tenham levado a mal a explicação e espero que não me tenha escapado nada importante,

 

perguntem a vontade no forum

 

tb sou uma iniciada neste hobby e estou a adorar apesar de já ter tido uma ou duas baixas

 

Pat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pat,

 

é logico que não levei a mal esta explicação, até pelo contrário, são estas explicações que ajudam... por minha parte o meu muito obrigado.

 

vou ver se consigo tirar um tempo e escrever desde o inicio do meu aquário até ao momento, tudo o que aconteceu, etc, assim penso que posso ajudar os outros a não repetir os erros que cometi e ao mesmo tempo esperar que me ajudem a conseguir o equilibrio no aquário.

 

neste momento consegui estabilizar (acho eu) e tenho receio em continuar, pois sempre que acrescento algo, acontece-me alguma coisa...

no entanto eu penso que um dos problemas que tenho é a bomba, apesar de ter vindo junto com o aquário, penso que não esteja a bombar o suficiente, pois dá-me a sensação que não tenho a devida circulação o que penso que seja a causa para o aparecimento de pintas verdes e castanhas nos vidros e até mesmo o elevado numero de algas...

 

voltarei em breve com a descrição o mais pormenorizada do aquário para assim tentar compreender os meus erros.

 

mais uma vez o meu obrigado pelas dicas que tem dado.

 

Tomás

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tomás,

 

 

Concordo com aquilo que foi dito anteriormente.

Como algum do mal já está feito convêm analisar duas coisas:

 

1 - O excesso de comida - convêm deitar-se comida que os peixes demorem 2 ou 3 minutos a comer, para além disso acabará por apodrecer e fazer com que apareçam particulas na água. Se isso acontecer a solução é aumentar a circulação e fazer TPA com mais regularidade.

 

2 - Exposição do aquário à luz solar. Não sei se será o caso, mas a exposição à luz solar e o aumento de temperatura poderão facilitar o aparecimento de alguma alga, por isso temos que mudar as condições do aquário com a chegada do verão.

 

Há aqui no forum explicações sobre isso que podem pesquisar.

 

 

Um Abraço biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem primeiro para saberes se está estabilizido tens de testar a agua.

 

se puderes comprar os teste de nitritos e amonia era bom, se não pelo menos o de nitritos. para saberes se realmente está estabilizado os testes devem dar perto de zero, ou mesmo zero.

 

as algas não tem nada a ver com a bomba (presumo que fales da bamba de ar)

 

a bomba de ar serve para oxigenar a agua, a agua só oxigena nas camadas superiores, ou seja aquelas bolinhas todas que saem da pedra difusora rebentam na superficie da agua provocando agitação e oxigenando. para um aqua pequeno posso mesmo dizer q qq bomba de ar pequena serve, qq uma. Tens a pedra difusora?

 

as algas são outro assunto

 

as algas castanhas tipo poeira surgem muito no inicio dos aquas, mas vão desaparecendo com o tempo

 

as algas desenvolvem-se qd tem condições, ou seja qd tem luz e nutrientes. as plantas naturais utilizam os nutrientes para se desenvolverem em algumas horas de luz fazem a fotosintese, tudo o q for excesso de nutrientes, de mateira organica, de luz (lampada), ou luz natural directa(sol) são potenciais agentes do desenvolvimento de algas.

 

essas algas verdes nos vidros podem querer dizer algumas coisas:

1- nao tens plantas naturais ou nao tens em número suficiente para consumir os nutrientes

2 - alimentas em excesso os teus peixes e tem excesso de materia organica na agua

3 - tens a tua luz (lampada) acessa demasiadas horas, deves ter um temporizador para a lampada. se nao tens plantas deves ter poucas horas acessa se tens plantas deves ter de 8 a 10h.

4 - tens luz solar directa incidente no vidro, ou o aqua esta num sito com muita luz solar indirecta

 

de qq maneira aprendi uma coisa so ha 2 soluções para eliminar as algas e 2 para a evitar.

 

eliminar:

- TPAs, TPAs, TPAs e mais TPAs só assim diminuis as concentraçoes da agua e reduzes a hipotese de aparecerem mais

- equipa de limpeza: corys, ottos e LDA25(Pleco pit bull) são tudo peixes que nao crescem muito e como tal bons para aquas pequenos

(nos aquas grandes há muito mais variedade de possibilidades, outros plecos, SAE, camaroes etc) - para ajudar a tua equipa de limpeza podes tb limpar os vidros.

 

evitar:

- TPAs, TPAs, TPAs e mais TPAs diminuidas as concentrações, reduzes as hipoteses de voltarem a aparecer mais algas

- equilibrio de parametros, encontrar um equilibrio entre os parametros LUZ e NUTRIENTES. Para isso pode se reduzir as horas de luz, reduzir a alimentação, colocar mais plantas de crescimento rápido, fazer tpas, aspirar o areao, etc

 

bem mais uns topicos como - LIMPAR OS VIDROS

 

por fora:

NUNCA com produtos quimicos, pq corres os risco de introduzi-los por engano no aqua e são venenosos

 

por dentro:

há varias hipotese, limpadores magneticos, limpadores com cabo,

eu aconselho a que nao uses nada agressivo para não riscar o vidro. Posso-te exlicar como faço, aprendi aqui no forum - uso gaze de algodao faço uma troxinha e vou limpando por dentro com cuidado rodando a gaze esterelizada que, como tem textura rugosa retira bem as algas, a seguir mando fora e da proxima uso uma nova

 

outra coisa e para acabar por hj é que tens de ter cuidado qd acrescentas alguma coisa, depende do que acrescentas, onde compraste, etc

 

tens de ter calma e deixar cada coisa levar o seu tempo proprio, deves ir a lojas especializadas em aquariofilia, falar com os lojistas ver se estão dentro do assunto, ou são so empregados banais, deves saber se os peixes foram para a loja ha pouco tempo ou se ja estao ha uns dias, se na loja ves peixes mortos no aquas (mau sinal), a loja tem variedade de peixes e de compradores para os peixes nao ficarem la muito tempo por vezes em mas condiçoes, etc

 

eu sou de lisboa e ha lojas aqui na zona onde o atendimento dos empregados é fantastico, explicam-te tudo, estao edispostos a judar, precebem as tuas duvidas etc, e às quais eu volto sempre que preciso de peixes ou plantas. Por outro lado ha outras onde depois de 1 minuto a conversa ves q os empregados percebem menos do que tu e nao inspiram confiança nenhuma

 

nao quero com isto dizer que se fores a lojas "boas" vai correr tudo bem, mas a probabilidade aumenta d enão teres mas supresas.

 

dá uma vista de olhos pelas que participam neste forum, pq pelo menos as que conheço são impecáveis.

 

Tenta colocar o setup do aqua o mais pormenorizado possivel, para assim os foristas te poderem ajudar a identificar algum problema no equipamento por ex.

 

boa sorte e não desistas pq é dificil por vezes, em especial qual ha alguma morte, mas ver um aqua bonito, peixes e plantas saudaveis é o máximo.

 

Agora vou eu para casa que os meus peixinhos ja deve estar a reclamar por comida biggrin e hj é dia de TPA

 

Pat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais