duvida se posso ter camaroes ou nao

marinho40

Recommended Posts

ola caros amigos, ja algum tempo que ando pelos aquários mas nada de serio, alguns meses fartei me de ver o meu aquario de 60 litros e comprei um de 100x40x30 e resolvi ter umas plantas( fetos de java, anubias, musgo e valisnerias. Neste momento tenho um comunitário( neons cardinal, 6 peixes bêbado, um casal de ramirezis e 4 tetras. A minha duvida reside no seguinte amigos, eu como tenho um substrato JBL Manado as coridoras levantavam o fundo td, logo pensei em ter camarões para a equipa de limpeza, será uma boa opção? e quais devo comprar e quantidade.

agradeço uma ajudinha, já agora vou por o meu aquário aqui no forum só não sei onde deva o por, pois e uma aquário low tech mas agora tem um substrato fertil...

Partilhar nas redes sociais

Camarões ideais para equipa de limpeza em comunitários são os caridina japonica. A quantidade depende do que queiras, podes começar por adquirir uns 6. As coridoras sendo peixes que andam pelo fundo não significa que sejam propriamente os mais aconselhados para comer algas mas sim para comer os restos de comida que cheguem ao fundo. Também podes escolher os otocinclus affinis, ancistros, SAE ou em alternativa caracóis tipo planorbis, ampulárias ou neritinas. Podes criar um tópico do teu aquário onde achares melhor, depois se necessário muda-se de área.

ola amigos, obrigada pela dica Antonio Nunes, eu possuía algumas corydoras, mas como mudei o substrato, elas com o JBL Manado levantavam as plantas que tinha plantado e tive de as retirar do aquário. Queria uma equipa de limpeza, então pensei em ter camarões pois algum tempo andei a pensar montar um so para eles, mas como a luz não esta barata desisti logo da ideia. Alem disso gostei logo muito dos red cherry, pk do contras te que dão nos plantados.

Agora a minha questão e eu tendo um aquário bastante plantado, será que os red cherry se vão dar bem cm os neons cardinal. guppies, tetras e um casal de ramirezis?

Posto isto, vou tirar umas fotos este fim de semana e vou publicar aqui o meu aquario e td o setup

abç a todos!

Agora a minha questão e eu tendo um aquário bastante plantado, será que os red cherry se vão dar bem cm os neons cardinal. guppies, tetras e um casal de ramirezis?

Boas,

Resposta rápida: NÃO! :stop:

Guppies, cardinais e tetras em geral vão comer as crias. Remirezis vão comer tudo o que mexa e caiba na boca.

Se tiveres um aquário densamente plantado e com muito musgo, como a taxa de reprodução dos red cherries é elevada até pode ser que se vão safando ( :priere: ), mas definitivamente não é o cenário ideal para eles, principalmente se o objectivo é veres os bichos a passear pelas plantas.

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Relato aqui a minha experiência, tenho um aquário de 210 litros úteis, densamente plantado com plantas de baixa manutenção, musgos e afins.

Tenho viviparos (guppies, molys, espadas, platys), danios zebras, neons, corys, sae, ottos.

Tenho Red Cherrys, e vejo-os mais à noite do que de dia, mas tenho bastantes. Não digo que não haja um ou outro que sirva de petisco, mas como a taxa de reprodução é elevada, e o aquário tem muitos refúgios, a população até tem aumentado. O mesmo se passa com os alevins dos viviparos, alguns são comidos, mas a maior parte safa-se.

Tenho ainda no escritório um outro aquário de 250 litros úteis, menos plantado que o de casa, onde só tenho guppies, ottos e corydoras. Também aqui tenho red cherrys, comecei a colónia com um trio que tirei do aquário de casa, e vejo lá camarões por todo o lado.