Vlad Publicado Maio 2, 2005 Publicado Maio 2, 2005 Boas Tenho um aquário de 240L, com fauna extritamente amazónica. Embora esteja "in-love" com ciclideos, a verdade é que é a primeira vez que os estou a manter e o comportamento dos bichos ultrapassa-me completamente. Se alguém puder dar uma ajudinha, agradeço. O setup, resumido: Dimensões: 120x40x50 Fluval 404 pH: 6,8 Temperatura: 27ºC Nitritos e Amónia: 0 Nitratos e Fosfatos: Lentamente a descer (desculpem mas não presentes os valores exactos. Flora: Anúbias, Echinodorus, Valisnérias, Riccia com injecção CO2 e iluminação baixa. Fauna actual: 4 Escalares 2 casais de Apistogramas Cacatuoides Triple Red 10 Cardinais 4 Bebados 1 Corydora Trilineatus (à espera do resto) 3 Pitbul Pleco Os escalares apresentam um comportamento agressivo entre eles. Reparei que a saída do filtro os limitava a um espaço reduzido devido à corrente. Alterei a saída e neste momento movimentam-se livremente no aquário. Parece-me que neste momento estão mais calmos, mas gostaría que alguém me desse uma luz sobre esta agressividade. Não sei se é relevante, mas estão no aquário há uma semana aproximadamente. Estavam juntos noutro aquário e chegaram-me em excelentes condições, logo deduzo que seja qualquer coisa com o meu aquário. Os apistogramas... bem, os dois machos estavam constantemente a correr um com o outro. As duas femeas lá andavam. O aquário é rico em esconderijos e locais de desova especialmente junto dos troncos. Imaginei que dois casais se formassem, um em cada tronco, mas surpresa, as duas femeas juntaram-se no mesmo tronco e um fez uma postura. Logo, de vez em quando há bulha, mas nada de grave. Os dois machos continuam agressivos entre si, embora um se mostre altamente submisso neste momento. O tronco onde as femeas se alojaram tem pedras por perto e o outro não. O tronco que não tem pedras por perto é também o que estava próximo da saída do filtro que estava a incomodar os escalares. Não faço ideia se, dado que consegui controlar o fluxo de água, se colocar pedras próximo do outro tronco consigo "mudar" para lá outra femea e assim um dos machos ficar por lá. Se calhar até é normal o comportamento agressivo, ou então asneirei e não devía ter dois casais juntos. Aguardo a vossa ajuda. Um abraço Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
tropheus Publicado: Maio 2, 2005 Publicado: Maio 2, 2005 n deves ter mais que um macho apistograma deves ter no minimo um macho para 3 femeas Abraço, Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves
Vlad Publicado: Maio 2, 2005 Autor Publicado: Maio 2, 2005 n deves ter mais que um macho apistograma deves ter no minimo um macho para 3 femeas Ok, vou tratar disso... Obrigado pela ajuda. Já agora, tenho um aquário pronto a receber peixe. Achas que deva tirar o macho submisso para lá? Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
tropheus Publicado: Maio 2, 2005 Publicado: Maio 2, 2005 Podes que tipo de peixes vais ter nesse aqua???? Abraço, Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves
Vlad Publicado: Maio 2, 2005 Autor Publicado: Maio 2, 2005 Basicamente o que está descrito no setup. Vou aumentar a população de bebados de 4 para 10 e corydoras de 1 para 6 ou 8 e juntar um cardume de topo, provavelmente peixe-machadinho (acho que é este o nome comum). Fora isso não tenho planos de colocar outras espécies que não as descritas. Já agora, porque perguntas? Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
tropheus Publicado: Maio 2, 2005 Publicado: Maio 2, 2005 para saber se ias por outro tipo de apistogramas nesse aqua Abraço, Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves
Gatto Publicado: Maio 2, 2005 Publicado: Maio 2, 2005 Penso que será normal os escalares estarem um pouco agressivos, mas deve ser do período de adaptação. Isso passa-lhes, agora nao tenhas é peixes muito pequenos com eles :D, mas isso já deves estar fartinho de saber , no entanto, o teu aquario pareçe ser grande o suficiente para nao teres problemas de maior A ver se consegues por umas fotos do mesmo :D Saudações Felinas
Vlad Publicado: Maio 2, 2005 Autor Publicado: Maio 2, 2005 tropheus: Não vou pôr mais apistogramas. A minha ideia era e é 3 cardumes + equipa de limpeza fundo e algas + vedetas escalares e casal de apistogramas. Se achar que precisa de ficar mais composto, aumento os cardumes, não o número de espécies. gatto: Ok, obrigado. Eu senti que os bichos não saiam do mesmo sitio por causa do filtro e embora isto acontecesse com todas as espécies, era mais notório com os ciclideos. Fiz a alteração ontem ao fim da tarde e hoje de manhã estavam espalhados por todo o aquário. Tenho de ir vendo o comportamento. Obrigado a ambos pela ajuda. Vlad! Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
paulo duarte Publicado: Maio 2, 2005 Publicado: Maio 2, 2005 Não sei se é relevante, mas estão no aquário há uma semana aproximadamente. Estavam juntos noutro aquário e chegaram-me em excelentes condições, logo deduzo que seja qualquer coisa com o meu aquário. Casa nova, novas regras :D Como qualquer ciclídeo que se preze, os territórios estão a ser redefinidos. Os únicos problemas que poderão sugir é se existirem diferenças de tamanho substânciais entre eles. Se achares que a pancadaria tarda em acalmar, reduz um pouco a temperatura para que eles fiquem mais "cool down" Cumprimentos, Paulo Duarte
Recommended Posts