Kingloader Publicado Abril 26, 2014 Publicado Abril 26, 2014 Boas, faz dois dias que o meu betta macho morreu, e nesse dia comprei outro para o substituir. Hoje de manhã tinha 1 betta fêmea morta e então retirei-a é fui fazer a mudança mensal da água do meu aquário. Enquanto estava a limpar os vidros e a vazar um pouco o aquário a outra fêmea morreu. Depois de fazer toda a manutenção ao aquário sai de casa e quando voltei o meu macho tinha morrido. O que se está a passar para todos eles morrerem derepente?
Luiji Publicado: Abril 27, 2014 Publicado: Abril 27, 2014 De que tamanho é o aquário? Há lá mais peixes? Tens filtro? Se sim há quanto tempo o ligaste?
Kingloader Publicado: Abril 27, 2014 Autor Publicado: Abril 27, 2014 (editado) Já tenho o aquário à dois meses. Tem filtro externo com 500L hora para circulação da água e é limpo todas as semanas. O aquário tem 120C x 35L x 45A. Tem várias espécies de peixes pois o aquário é comunitário, algumas delas são: 4 discus 10 peixes bêbados 10 néon azul 10 peixes fantasmas(não sei a espécie ao certo) 2 peixes fantasmas(dos que se guiam por sonares) 4 peixes lápis 1 corridora panda 1 molly 1guppy 1 caravela E tenho outros mas não sei as raças. Quando os comprei disseram-me que eram todos pacíficos e davam-se bem uns com os outros Editado Abril 27, 2014 por Kingloader
Luiji Publicado: Abril 27, 2014 Publicado: Abril 27, 2014 Os bettas não são bem peixes comunitários, é capaz de ser peixes a mais para um aquário com um betta. Compraste os bettas todos no mesmo sítio? Como é que limpas o filtro? Eles morrem inteiros com as caudas intactas,...
Kingloader Publicado: Abril 27, 2014 Autor Publicado: Abril 27, 2014 Os betas foram dos primeiros peixes que comprei. Eles vieram todos da mesma loja assim como os das restantes espécies. O ultimo comprei-o noutra loja pois onde costumava ir não tinha. O primeiro macho tinha as barbatanas meias roídas, as fêmeas e o último macho estavam intactos. Eu desconecto os tubos que vão ao aquário, vaso a água que fica dentro do filtro e depois lavo as cerâmicas, carvão, esponja e lã.
Luiji Publicado: Abril 27, 2014 Publicado: Abril 27, 2014 E isso não provoca uma subida de nitritos? Pode ter sido o que aconteceu provocando a morte dos bettas. Por matares, ao lavares o filtro, as bactérias do filtro? Acho que é muito uma vez por semana. Mas pode também ser uma doença interna, embora não me pareça, já que os discus seriam os primeiros a ficarem infectados.
Kingloader Publicado: Abril 27, 2014 Autor Publicado: Abril 27, 2014 Só costumo fazer teste ao PH por causa dos discus. Eu faço a lavagem semanal porque como tem muitos peixes o filtro fica sujo muito rapidamente. Se fosse alguma coisa no aquário os peixes bêbados perdiam a cor e eles estão laranja na mesma, só é estranho acontecer ao bettas que penso serem muito resistentes
Luiji Publicado: Abril 27, 2014 Publicado: Abril 27, 2014 Sim eu também os acho resistentes, mas para morrerem todos foi algo. Estavam gordos quando morreram, com as escamas levantadas ou olhos salientes?
Kingloader Publicado: Abril 27, 2014 Autor Publicado: Abril 27, 2014 O primeiro macho tinha as barbatanas ruídas. As fêmeas estavam gordas. O segundo macho estava normal. Quando o encontrei estava entre o vidro e a maternidade por isso secalhar ficou preso e morreu
mauricio1972 Publicado: Abril 27, 2014 Publicado: Abril 27, 2014 Boas, na minha opinião tens o aquário mais que lotado e com espécies que não são compatíveis. Tens tido sorte até agora, mas provavelmente a morte dos betas é o augurio de algo bem pior que está para acontecer. A filtragem é insuficiente, e ao lavares o filtro todas as semanas não dás hipótese a que se fixe uma colónia de bactérias para te remover a amónia. Sugiro que introduzas mais um filtro (no mínimo 1000 L/H), e que vás fazendo TPA´s dia sim dia não. Estás a correr um sério risco de ficares sem peixe nenhum. Vê este link http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html#cycle Se tiveres interesse e paciência, este site responde a muitas das tuas dúvidas. Cumptos. Maurício
Luiji Publicado: Abril 27, 2014 Publicado: Abril 27, 2014 Sim o filtro fica sem bactérias, o que acho estranho são os bettas morrerem e os discus que são muito mais frágeis não.
Kingloader Publicado: Abril 27, 2014 Autor Publicado: Abril 27, 2014 Penso que as espécies sejam compatíveis pois comprei tudo na mesma loja e o senhor que me vendeu disse que tinha experiência em aquários à mais de 18 anos mas pode ser isso. Eu estava com ideias de acrescentar mais um filtro mas o meu móvel foi feito à medida e não tenho espaço para passar mais duas mangueiras. Se der para adicionar um T nos tubos já existentes eu acrescento mas disseram-me na loja onde comprei os peixes que não dava para fazer isso. Quantas vezes me recomendaria fazer a lavagem do filtro? Está última mudança de água foi de metade do aquário. Os discus andam normalmente e estão sempre a pedir comida
Kingloader Publicado: Abril 27, 2014 Autor Publicado: Abril 27, 2014 O meu PH está entre os 7.1 e os 7.4. A temperatura está nos 28 graus
mauricio1972 Publicado: Abril 27, 2014 Publicado: Abril 27, 2014 Os comerciantes estão lá para vender. Salvo honrosas excepções, a maior parte não "pesca" nada de aquarios, e estão preocupados é em vender e quanto mais melhor. Muitas pessoas acabam por desistir dos aquários, precisamente porque foram mal informadas, fartam-se de gastar dinheiro e no fim acabam por desistir convencidos que não têm sorte com os peixes. Tenho visto também muita gente aflita e a gastarem rios de dinheiro em medicamentos, muitas vezes para curar o incurável, pois a maior parte das vezes os problemas estão a montante. O teu filtro é fraco, quer para a quantidade de água do teu aquário, quer para a carga orgânica que o mesmo contém neste momento. O ideal é um filtro que faça 5 vezes a capacidade do aquário. Por exemplo se tens 200 litros de água, deverás ter um filtro a fazer 1000 L/H. Depois, e na minha modesta opinião, o ideal é ter 2 filtros em funcionamento, com manutenções intervaladas de cerca de dois meses. Os filtros são os rins do aquário. As TPA´s não devem ser superiores a 25% da capacidade do aquário, sob pena de a água sofrer variações bruscas que irão afectar os peixes. Se não tens possibilidades de colocar mais um filtro externo, arranja um mais potente e vê a possibilidade de colocares um filtro interno para ficares com dois a trabalhar em simultâneo. O material do filtro não pode ser lavado com água corrente. Deves retirar água do aquário para um alguidar e lavar o material com água do aquário. Cumptos Maurício
Kingloader Publicado: Abril 27, 2014 Autor Publicado: Abril 27, 2014 Ele deve ser uma dessas excepções pois quando os peixes tem algo ele não os vende. Ele faz manutenções a aquários e faz aquários por medida. As lojas de animais aqui pela minha beira vão lá todas comprar peixes para venderem por ele praticar preços baixos. Eu faço sempre a lavagem da matéria com água corrente e não com a do próprio aquário. Eu secalhar compro um filtro de maior potência e depois tento arranjar maneira de passar os tubos. Eu não gosto dos filtros interiores por ocuparem uma parte do aquário e no local onde o meu se encontra tenho visão a toda a volta dele ficando 6/7cm tapado pela madeira que disfarça a passagem dos tubos
mauricio1972 Publicado: Abril 27, 2014 Publicado: Abril 27, 2014 Os Discos preferem águas ácidas (PH inferior a 7), enquanto por exemplo a moly e a guppy preferem águas alcalinas (PH superior a 7). Mas mais importante que o PH presente, são as mudanças bruscas de PH que podem matar os peixes. Isto só para ficares com uma ideia de como tens espécies que preferem águas diferentes. Não quer dizer que não consigas manter discos com gupyes, mas não estarão nas condições ideais. Os corys, são peixes de cardume, deverias ter no mínimo 3, mas neste momento não te aconselho a introduzires mais nada no aquário. Se optares por um filtro mais potente, usa parte da matéria filtrante que tens no filtro actual para ajudar à fixação de bactérias.
Kingloader Publicado: Abril 27, 2014 Autor Publicado: Abril 27, 2014 (editado) O meu PH subiu na mudança da água porque antes estava entre os 7 e os 7.1 As diferenças de PH das espécies eu sabia pois o vendedor avisou-me mas disse se que estive o PH mais ao menos equilibrado eles não sentiam. Eu tinha mais corys mas na minha primeira mudança de água elas morreram porque tinha desligado os termostatos e não vi a temperatura a que a água estava quando comecei a encher novamente. Como na altura o aquário está a 30 graus eu enchi com água a essa temperatura o que deve ter provocado choque térmico e elas acabaram por morrer. Qual a marca que me aconselha para filtros? O meu actual é da Eheim Editado Abril 27, 2014 por Kingloader
Recommended Posts