Recommended Posts

Publicado

Boa tarde a todos,

Passa-se o seguinte, o meu betta Wellington tem vindo a perder a cor ultimamente, as barbatanas estão a ficar mais curtas, parece que lhe andam a faltar escamas aqui e ali principalmente na zona da cabeça e agora tem uma ferida na "bochecha" que está a deitar um muco branco... Será que está a ficar velho? Eu não o tenho assim há tanto tempo... Aumentei a temperatura do aquário para 29ºC e verifiquei o pH que está ligeiramente ácido e os nitritos estão a zero...

Passei na loja de animais e mostrei fotografias ao funcionário e ele disse que não lhe parecia serem fungos e recomendou-me o Sera Baktopur, é o mais adequado? E como faço o tratamento visto que tenho dois platies e uma corydora e só tenho um termostato?

Tenho um pedaço de folha de amendoeira no aquário. Ah, e ele parece inchado mas foi porque comeu os alevins todos da minha platty.

Mas apesar disto tudo ele não perdeu nenhuma da vivacidade que tinha, continua a saltar e a "dançar" todo contente quando me vê.

Espero poder contar com a vossa ajuda, têm aqui uma principiante cheia de medo de fazer asneira...

15k0.jpg

jkp6.jpg

nw1c.jpg

ll46.jpg

zije.jpg

bpz2.jpg

Ele hoje esteve nesse recipiente para o isolar, não sei se fiz bem ou mal...

Publicado:

Ninguém tem ideias? Vou fazer o tratamento ao aquário todo e depois logo se vê...

Publicado:

Eu sei que é frustrante ninguém te ajudar. Mas não consigo ver qual ê a doença, reproduzo bettas mas a única doença que tive

com eles foi a hidropsia abdominal.

Tenta arranjar fotos melhores para ver se consigo descobrir a doença. Sem saber a doença nunca se usa nada à sorte. O aquário original é de que

tamanho e que peixes tem? O inchaço pode ser da doença que tive com os meus, as escamas na parte inchada estão levantadas? Se for hidropsia abdominal o que deves usar é bactopur direct.

Os bettas raramente morrem de velhice visto poderem viver mais de uma década. As feridas na pele podem ser a doença erythrodermatitis que consiste em a bactéria fazer feridas na pele profundas mata em pouco tempo. Também se deve usar neste caso será baktopur direct.

O betta teve ou tem algumas manchas vermelhas que passaram a feridas com bordos brancos?

Publicado:

Deve ser isso da hidropsia. As escamas estão levantadas e eu também já desconfiava. O baktopur normal não serve? É que já usei e assim deitei 7€ para o lixo. Se bem que acho que foram para o lixo na mesma. Ele está a ficar com mau aspeto, quase transparente...

Publicado:

O aquário agora está com dez litros para facilitar as contas ds medica,entos e tenho 2 platies e um corydora. E isso das feridas com bordos brancos foi o que ele teve. Estive agora a ler a bula do Baktopur e parece que serve para a hidropsia.

Publicado:

icku.jpg

8eca.jpg

ism6.jpg

bje3.jpg

8c95.jpg

494b.jpg

dzt5.jpg

ehxu.jpg

A água está verde por causa do baktopur, vamos ver como corre....

Publicado:

É esperar para ver, são duas doenças mortais. O baktopur normal não é tão forte como o direct e no caso de uma dessas doenças é aconselhado o direct agora com duas ainda mais, mas vamos ver como corre. Os olhos dele estão muito para fora?

Publicado:

Pois, o problema é que o dinheiro também não chegava para o baktopur direct.

Os olhos dele parecem-me normais...

Publicado:

Então a hidrpsia ainda está no inicio a outra doença é que não. Talvez este remédio sirva.

Publicado:

Só uma coisa: não lhe dou de comer até ele ficar bem, pois não?

Publicado:

Não há boas noticias, hoje é o segundo dia do tratamento e ele está pior. Fica parado no fundo como se estivesse ofegante e só vem acima de vez em quando para "respirar". Além disso está a perder a cor...

ig6j.jpg

w8pn.jpg

qx2w.jpg

jbov.jpg

iqcp.jpg

Publicado:

Consigo ver o problema, é a ferida ficou muito mais visível, ou a ferida piorou ou é da foto. Como disse a hidropsia está no inicio, a ferida está no final do estágio e apenas se salva com baktopur direct. Vou te dar um conselho a nao ser que conheças bem o lojista não acredites muito no que te aconselham pergunta primeiro aqui.

E não metas um remédio qualquer só porque está doente isso pode matá-lo em vez da doença.

Publicado:

Enganei-me, é o terceiro dia, ou seja, a segunda vez que se põe gotas. Mas acha que ainda vale a pena tentar o baktopur direct? E por volta de quantos €€ isso custa?

Publicado:

Acho que 11 valer a pena vale porque ainda nada, mas se vires que não tens capacidade financeira para o comprar ou simplesmente não o queres comprar aumenta a temperatura para 30 graus e aumenta a medicação do baktopur para um quarto.

Publicado:

Já não fui a tempo, ele morreu. Estou destroçada...

Muito obrigada pela ajuda.

Publicado:

aumenta o nivel de oxigenio da agua!

muda a agua toda, como é do porto o pH é o perfeito para esse peixe!

Mete uma colher de sopa de sal grosso por cada litro de agua do recipiente em que esta o betta, mete-o num aquario em que tenha filtro a funcionar mas antes disso lava bem o filtro com agua quente!

Espero ter ajudado ;)

ok nao cheguei a tempo :(

mas ele estava em conjunto com outros peixes agora que morreu?

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena

bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown

:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color

Publicado: (editado)

mete o sal ( 1 colher de sal por litro ) e aumenta o nivel de oxigenio da agua, mas antes muda 3/4 da agua do aquario na mesma para garantir que nenhuma das doenças se espalha

ps: tive guppy que perdeu a cor, os olhos incharam muito e perdeu metade das barbatanas, talvez uma doença como o teu, fiz esse meu tratamento e resultou na perfeiçao ao fim de 3/4 semanas ja estava a crescer de novo as barbatanas e ja nadava no aquario como se nada fosse!

boa sorte ;)

Editado por R.F.S.F.

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena

bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown

:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color

Publicado:

R.F.S.F essa doença é perigosa mas não é a mesma. A que matou o teu betta não costuma ser contagiosa com peixes de água quente, apenas em água fria e/ou com carpas/bettas. Sim, a água do Porto é perfeita para os bettas é quase neutra pode chegar até aos 7,2 ou 7,4 de pH. Lamento a morte do teu betta. Os nitratos da tua água do aquário como estão?

Publicado:

Os nitratos não sei. O ciclo do aquário eu controlei apenas com os nitritos (é o unico indicador que tenho) quando eles atingiram um pico e depois foram a zeros eu deduzi que o aquario estivesse ciclado. E desde então faço TPA de 3 em 3 ou 4 em 4 dias mudando 1/3 da agua medindo sempre os nitritos e adicionando sempre condicionador.

Publicado: (editado)

E não lavo o filtro?

lava-o com agua quente (da torneira mas a ferver)

ps: caso alguem queira guppys diga pf vou para fora e preciso de despacha-los :(

ofereço as plantas com os peixes ou vendo-as á parte, as plantas sao foxtail, vendo tambem caracois planorbis o preço é mesmo muito muito acessível, caso alguem queira manda mensagem. Nao os vou mandar pela sanita so porque vou para fora! :(, eu mado fotos por mesagem

Editado por R.F.S.F.