Vasco Rgr Publicado Abril 19, 2014 Publicado Abril 19, 2014 Boas pessoal. Eu tenho um aquario de 54l com montagem superior a 1 ano. Nao tenho nada de muito especial pois na altura faltou tempo e dedicaçao. Tenho um filtro interno com 340l/h , substrato fertil SERA Floredepot (pus pouco na altura da montagem, erro meu :S ), e um areao normal por cima (comprado numa loja de aquariofilia), tenho 1 lampada de 15w Juwel warm-lite e um aquecedor de 50W. Comecei a fertelizar com SERA Florena ontem porque me ofereceram um vasinho de plantas e em tempos (noutra montagem ja mais antiga) tinha usado numa planta que ainda tenho neste aquario e ela cresceu bastante. Não vos sei dizer o nome das plantas, apenas posso indicar que nao sao das de caule e sao de facil manutenção De peixes tenho 4 neons, 2 tetra fantasma, 2 platys e 2 mollys ou 3 platys e 1 molly (ja nao me lembro bem), tenho uma coridora jolly (acho) (ainda nao consegui arranjar mais) e 1 otto(?) ou algo do genero mas albino. A minha pergunta é a seguinte, será possivel para mim criar um tapete com eleocharis parvula? Se eu coloca-se uns bocados de musgo seria possivel colocar camaroes neste aquario? Desde ja obrigado Vasco Citar
mauricio1972 Publicado: Abril 19, 2014 Publicado: Abril 19, 2014 Distribui musgo pelos cantos do aquário e podes pôr aí uma colónia de reds. Citar
Vasco Rgr Publicado: Abril 19, 2014 Autor Publicado: Abril 19, 2014 Distribui musgo pelos cantos do aquário e podes pôr aí uma colónia de reds. Obrigado pela resposta. E será que consigo fazer um tapete com a parvula? Cumps, Vasco Citar
mauricio1972 Publicado: Abril 19, 2014 Publicado: Abril 19, 2014 Boas, nas plantinhas não te posso ajudar muito. Tenho só plantas de baixa manutenção, tipo valisnérias, cambombas elodeas, musgo java, ricia, etc. O que uso como substrato é areão de rio. Nunca usei substratos férteis, pois nunca tive por objectivo criar um jardim aquático, embora os ache lindissímos, com todo o mérito de quem consegue fazer essas obras de arte.. Tenho receio de injectar CO2 e fertilizantes no aquário e prejudicar a fauna. Também podes e deves colocar algumas plantas flutuantes, os camarões e os alevins dos viviparos gostam de se esconder entre as raízes dessas plantas. Sugiro que coloques um tópico na secção das plantas para alguém mais entendido no assunto te poder ajudar. Cumptos. Maurício Citar
Vasco Rgr Publicado: Abril 20, 2014 Autor Publicado: Abril 20, 2014 (editado) Ok, obrigadom quando tiver temo crio um topico la :D Mas nenhuma das especies me vai "devorar" os camaroes se eu tiver local onde eles se escondam certo? Cumps, Vasco Editado Abril 20, 2014 por Vasco Rgr Citar
mauricio1972 Publicado: Abril 21, 2014 Publicado: Abril 21, 2014 Os camarões reproduzem-se muito, e se tiveres refúgios para eles, eles safam-se. Poderá haver um ou outro que vá servir de petisco, mas a maioria safa-se Citar
jacjac Publicado: Abril 21, 2014 Publicado: Abril 21, 2014 (editado) Obrigado pela resposta. E será que consigo fazer um tapete com a parvula? Cumps, Vasco Quanto à parvula vai ser complicado. Principalmente por causa da falta de luz. A falta de Co2 também iria fazer com que se desenvolvesse super devagar. Se fizeres um upgrade à iluminação e com um sistema DIY de Co2 em condições, talvez consigas manter a planta (dependendo do substrato que tenhas). Mas ainda assim vai ter um crescimento lento.. Com 2*24W t5 estavas bem, o unico contra é que se calhar ia ser luz a mais não tendo co2. Editado Abril 21, 2014 por jacjac Citar Afonso Cunha
Vasco Rgr Publicado: Abril 22, 2014 Autor Publicado: Abril 22, 2014 Desde já obrigado pela ajuda hm, Eu tenho uma daquelas tampas com 1 lâmpada integrada, se calhar seria-me mais fácil colocar antes leds não? se sim quanto poderia por? É que comprei uma lâmpada nova para o aquário há menos de 1 semana,.. a outra tinha-se avariado :S Que tipo de CO2 caseiro me aconselhas? qual o de mais fácil manutenção/tempo de vida? Que tipo de planta aconselhas para fazer tapete com este setup? Obrigado, Vasco Citar
Recommended Posts