NunoLPK Publicado Abril 15, 2014 Publicado Abril 15, 2014 Viva, Estive a ler a FAQ dos Bettas e oturos posts mas não encontrei resposta, pelo que resolvi criar o tópico. Temos cá em casa duas fêmeas Betta (e um caracol). Estão cá à uma semana e ainda se pegam um bocado, sendo uma mais agressiva que outra. Tenho conhecimento que é um peixe territorial e é normal mesmo entre fêmeas elas estabelecerem hierarquia/dominância com manifestações de agressividade. Só um pormenor que gostaria de confirmar: li algures que quando elas ficam demasiado agressivas é preferível ter 3 ou 4, em vez de duas, visto que a competitividade e agressividade como que se "dissipa" mais pelo grupo, resultando em menos danos e até mortes. Isto será de todo verdade? Ou é preferível manter só as duas (sendo que o aquário não é muito grande)?
Cristiano Lucas Publicado: Abril 15, 2014 Publicado: Abril 15, 2014 Como você disse, os betta são peixes territoriais!! Quais são as dimensões do aquário?
Cristiano Lucas Publicado: Abril 15, 2014 Publicado: Abril 15, 2014 é muito pouco para ter 2 bettas!!! Eu digo que 20l dá pra 1 betta! Mas há pessoas que não dizem..mas esta é a minha opinião! cumps
Ricardo Pt Publicado: Abril 15, 2014 Publicado: Abril 15, 2014 Concordo com o Cristiano é um espaço muito pequeno para 2 bettas. Talvez fosse adequado mas apenas para um aquário de reprodução e apenas para induzir a desova para além disso acho demasiado pequeno... Por vezes também há peixes temperamentais, para além de territoriais. É comum ouvir relatos de pessoas que conseguem manter duas espécies diferentes e para outras isso é completamente impossivel, devido ao temperamento dos próprios peixes. Parece que têm personalidades incompativeis e também pode ser isso que te está a acontecer, mas estou mais inclinado para a falta de espaço. Novo projeto de 200l Novo projeto para camarões (30l) Criópeixe
mauricio1972 Publicado: Abril 15, 2014 Publicado: Abril 15, 2014 Boas, podem não ser duas fêmeas. Os machos quando são jovens são iguais às fêmeas.
NunoLPK Publicado: Abril 15, 2014 Autor Publicado: Abril 15, 2014 Muito bem, fica então registado que o volume disponível não é o adequado para 2 bettas. Eu também me pareceu pouco, mas quando adquiri não tinha os conhecimentos que tinha agora, e o responsável da loja disse que até 3 dava...Enfim. No entanto, o que eu pretendia era mesmo uma resposta à questão: "li algures que quando elas ficam demasiado agressivas é preferível ter 3 ou 4, em vez de duas, visto que a competitividade e agressividade como que se "dissipa" mais pelo grupo, resultando em menos danos e até mortes."
Esousa Publicado: Abril 15, 2014 Publicado: Abril 15, 2014 Claro que quanto mais fêmeas tiveres menor vai ser a sua agressividade. Mas também depende do espaço que tenham. Vai sempre haver uma hierarquia e alguma picardia mas isso até os guppies tem. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=225438#entry1275416 http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224125&hl= assinatura removida não conforme com as regras
NunoLPK Publicado: Abril 15, 2014 Autor Publicado: Abril 15, 2014 Esousa, obrigado pela confirmação. Sendo assim, se fosses tu, respeitarias primeiro o volume ou adicionarias mais uma fêmea?
Esousa Publicado: Abril 16, 2014 Publicado: Abril 16, 2014 É complicado em 20litros juntar mais uma fêmea devias tentar arranjar um aquario maior 60litros talvez assim podias por logo meia duzia ou mais. Se não poderes comprar agora vais a loja dos chineses compras uma caixa de arrumação daquelas grandes e fazes um aquario provisorio ou não. Põem plantas flutuantes e foxtail. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=225438#entry1275416 http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224125&hl= assinatura removida não conforme com as regras
NunoLPK Publicado: Abril 17, 2014 Autor Publicado: Abril 17, 2014 Esousa obrigado pelas dicas. Por acaso estou já a decorar com plantas flutuantes e esconderijos para ajudar. Entretanto a situação inverteu-se. A fêmea mais submissa virou muito agressiva. Muito mais agressiva que a outra. Persegue-a, morde-a mais, não a deixa comer. A submissa passa o dia em cima do filtro que é o único sitio onde a outra a deixa em paz.
Rodolfo Ventura Publicado: Abril 17, 2014 Publicado: Abril 17, 2014 (editado) Acho sinceramente que deves arranjar-lhes o mais rapidamente possivel plantas onde se possam esconder, caso contrário terás sempre problemas. A inclusão de plantas naturais também te vai melhorar a qualidade da água. Consulta a ficha http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=1002, facilmente vais perceber que os bettas têm caracteristicas muito próprias. Boa sorte. Editado Abril 17, 2014 por Rodolfo Ventura
NunoLPK Publicado: Abril 21, 2014 Autor Publicado: Abril 21, 2014 Incluí plantas e outros esconderijos. Elas usam-nos mas não sei se melhorou. Tive de as separar mas o problema é que uma delas está muito diferente. Apática, sempre no mesmo sitio, sempre com os mesmos movimentos, não vem à superfície e não come.
Recommended Posts