João Figueiras Publicado Abril 14, 2014 Publicado Abril 14, 2014 Boas! Eis a situação: Não quero furar o aquário e não tenho jeito nenhum para bricolage. Ora, estou a começar a planear todos os pormenores para montar o meu primeiro aquário de recife (EXCITAÇÃO TOTAL! ), e como tal, a sump é uma opção bastante viável, devido a todas as vantagens que acarreta (mais volume, esconder equipamento, etc etc), no entanto, o que me anda a chingar a cabeça é levar a água do aquário para a sump. O overflow é uma opção bastante apelativa, mas pelo que andei a ver, comprar um é ligeiramente caro, e para fazer um, vai sair asneira, se bem me conheço.... Então pensei "Porque não usar o meu filtro externo do aquário que passará a ser de água salgada (por enquanto é de água doce), para levar a água do aquário para a sump?" Em termos de vantagens, teria mais um espaço de filtração, já tenho o equipamento, portanto não teria de comprar e não tenho medo de fazer asneira quando necessitar de manutenção, pois sei funcionar com aquilo. Por outro lado, seria mais um gasto e teria de arranjar espaço no móvel para o colocar. Que me dizem, é viável? Cumps, João Figueiras. Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog
Toutinho Publicado: Abril 14, 2014 Publicado: Abril 14, 2014 Boas O conceito na teoria é viável, mas depois precisas de um meio de levar a água da sump para o aquário exactamente na mesma medida. A queda em gravidade só deixa cair a água que é elevada pela bomba. Se tiveres um meio mecânico a tirar a água do aquário, tens de ter um 100% igual que faça a elevação. E isso nem com 2 bombas da mesma marca e modelo é certo. Arriscas a ficar com a sump vazia, ou a transbordar. Beware the beast of manhttp://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224856Desactivado http://www.aquariofi...howtopic=195257Desactivado http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=203553
csi Publicado: Abril 14, 2014 Publicado: Abril 14, 2014 Olá João, Sê bem-vindo. Isso até parece boa ideia, mas como é que trazes a água para cima? E como é que garantes que a água que o filtro leva para baixo, é a que uma eventual bomba trás para cima? Penso que não estás a ver bem a coisa. Há overflows usados à venda e talvez até arranjes um barato; procura neste e noutros fóruns. Os aquários de recife, não devem ter filtros com matérias filtrantes que produzam nitratos, como é o caso das massas normalmente usadas nesse filtros externos. Abraço e documenta-te melhor antes de arrancares.
Ricardo.Fonseca Publicado: Abril 14, 2014 Publicado: Abril 14, 2014 O grande problema será se falta a electricidade como voltas a ferrar o filtro sem nenhuma intervenção? ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
João Figueiras Publicado: Abril 16, 2014 Autor Publicado: Abril 16, 2014 Boas! Obrigado a todos pelas sugestões. O retorno da água seria mesmo com uma bomba de retorno, mas pelos vossos comentários, o mais seguro será mesmo optar pelo overflow, já que furar o aquário está fora de questão. Vou ver o que consigo arranjar e quando tiver todo o equipamento necessário e a montagem iniciada, logo faço uma publicação para mostrar como estão a correr as coisas, Obrigado pela vossa ajuda . Cumps, João Figueiras. Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog
Tim Publicado: Abril 29, 2014 Publicado: Abril 29, 2014 E assim...sempre podes ter 2 boias uma no aquario e outra no sump...mas para isso ou compras ja feito que e só ligar as bombas ou fazes tu se preceberes de eletricidade(ou teres um amigo)...
Ricardo.Fonseca Publicado: Maio 2, 2014 Publicado: Maio 2, 2014 Voces ainda nao entenderam que o problema das opcoes apresentadas, tirando o overflow (sistema para manter sempre um tubo p a sump com agua para este nao desferrar) ou furar o aqua, é quando falta a electricidade o tubo de descarga desferra e quando volta a electricidade a bomba envia a agua toda da sump p cima pois , ou o aqua transborda ou a sump seca, porque existe ar no tubo e a água nao vai descer. ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Carlos Ramos Publicado: Julho 3, 2014 Publicado: Julho 3, 2014 eu fiz um Overflow e funciona muito bem e quando falta a luz começa a funcionar muito bem sem problema de transbordar tanto no aquario como na Sump
Recommended Posts