Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal,

Adicionei uma pedra calcária com o intuito de não baixar o PH que estava a 6.5, pois queria adicionar CO2.

Ora, ao que parece não correu nada bem.

Começaram-me a morrer todos os meus platys adultos. Tinha 5. Os cerca de 10 bebés parecem-me ok, tal como os outros.

Ficavam mais parados num dia e no outro estavam mortos. Tentei ver se tinham algum sintoma de doença, mas não me pareceu.

Suspeitei inicialmente de poder ser alguma bacteria que veio na pedra. Tratei 3 dias com esha 2000, mas o problema mateve-se até me morrerem todos os 5 platys.

Estranho só terem sido platys e só os adultos.

Fiz medições e o meu GH está a 11 ºdH. Terá sido disso?

Já retirei a maldita pedra, mas queria a vossa ajuda para tentar perceber a razão da morte dos platys.

Fiz também agora tpa de 50% e adicionei esha optima.

Detalhes do aquario: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=229817

Publicado:

A causa da morte dos peixes, foi sem dúvida, a introdução, de uma pedra calcária!!!! pedras dessas nunca* devem ser colocadas em aquas! Mas aprende-se com os erros, e certamente ( penso eu) que não voltará a cair nesse erro!

cumps

Publicado:

A introdução de rochas calcárias em águas ácidas promove uma alteração, que poderá ser demasiado brusca, dos parâmetros da água com consequências nefastas para a saúde da fauna.

Cumps.

Publicado:

Sim, parece-me que não terá sido tanto por causa dos parametros actuais, mas sim a mudança brusca.

Eu estive atento ao PH e não mudou quase nada. No maximo 0.5.

GH é que disparou e eu não reparei.

Este erro já me custou o suficiente. É nestas alturas que a gente desanima um bocado.

Obrigado

Publicado:

Nunca desanimes. :smile2:

O erro faz parte.

Aprendemos, avançamos e fazemos melhor.

O que sucedeu poderá ter outra causa. A hipótese referida é isso mesmo, uma hipótese.

Persiste e não desanimes.

Força! Boa sorte.

Conta com esta comunidade para prosseguires.

Abraço!