silvia_paixao Publicado Abril 12, 2014 Publicado Abril 12, 2014 Boas malta. Ha uns meses deram-me uns troncos naturais.. os quais eu agradeci bastante pois substituiram todas as dec. artificiais. Mas a partir dai noto que a agua ao fim de uns dias fica com um tom meio amarelado ou acastanhado. É normal? Nao noto cheiro nenhum e os troncos sao proprios p aquario. Tpas 1x por semana, parametros normais ( ph.7 /NO.25mg/ NH3.0/ temp.26°C)? Plantas todas naturais (cabombas, vallisnerias e anubias) Retiro regularmente todas as folhas mortas ou a desfazer para nao haver decomposicao que altere a agua. Cumps
WarMode Publicado: Abril 12, 2014 Publicado: Abril 12, 2014 Bom dia. Palavra chave aqui: taninos. Dou-te o resumo, porque existe imensa literatura por aí. Os troncos largam taninos, é o que dá à agua o tom de chá. É perfeitamente inócuo, aliás, até é benéfico. Se o largar de taninos for muito, ferver os troncos umas quantas vezes, até deixar de largar tantos taninos. Ter em atenção que os troncos baixam o PH, não é nada de mais, apenas uma décima ou pouco mais. De resto, google nisso. Aquário Moderno, Montagem Tradicional (Fluval Edge 46L)
Luiji Publicado: Abril 12, 2014 Publicado: Abril 12, 2014 O warmode disse tudo, podes deixar ficar se não te importares de ver o aquario assim e se tiveres peixes como néons, otocinclus, etc. que simula os seus habitats naturais, sendo bastante benéfico, dando uma melhor qualidade de vida e estimulando a reprodução, embora nestes peixes seja extremamente difícil um reprodução com sucesso por os ovos morrerem em contacto com luz.
silvia_paixao Publicado: Abril 12, 2014 Autor Publicado: Abril 12, 2014 Ok. Muito obrigado a todos A duvida era se seria normal e/ou prejudicial a fauna. Eu sabia que troncos libertavam taninos so nao estava a par que isso causava alteracao na cor da agua. Assim sendo viva o tom cha na agua lololol. Obrigada malta. Cumps
Rui Cardoso Publicado: Abril 13, 2014 Publicado: Abril 13, 2014 o que põe a agua castanha é o ácido tânico. Um Abraço Rui Cardoso
silvia_paixao Publicado: Abril 16, 2014 Autor Publicado: Abril 16, 2014 Ok. Mas nao e prejudicial, era so o que queria saber
Recommended Posts