Recommended Posts

Publicado

Os aquarios bateram-me forte...

Ainda não ciclei o doce já tou a pensar num salgado da nossa costa :?

A minha questão é esta:

Num aqua de metro, com 160 Litros de agua, com filtro de 600L/h, e sem mais eqipamento nenhum, quanto tenho de fazer de TPA e com que frequencia?

Publicado:

Olá.

O grande desafio dos aquários da nossa costa é manter uma temperatura a rondar os 18º-20ºC, quando p.ex. fora do aquário no Verão chegam a estar 30ºC.

Como tal um chiller ou outro sistema que faça o mesmo trabalho é algo que terás sempre que ponderar.

Convém teres ainda mais algum equipamento como sendo bombas de circulação e também a iluminação.

As TPA's penso que não devem ser muito diferentes dos restantes sistemas de água salgada (salvo se por uma razão ou outra já se encontram estabilizados ao ponto de poderem ser feitas com intervalos de tempo mais espaçados) - uma quantidade pequena (10%) semalmente deve dar conta do recado.

Cumps

Duarte

Publicado:

O chiller já tenho o projecto mt alinhavado em DIY com um compressor de frio dum frigorifico... é relativamente simples de fazer :? ainda mais com o meu pai a fazer reparações no ramo :?

a minha ideia para já e como tive muito recentemente um investimento algo elevado... era tentar começar com o que tenho e entretanto ir avançando... por isso a miha questão...

basicamente é:

Posso reduzir flitragem se aumentar nas TPA's? se sim com a filtragem actual que TPA's necessito?

É que agua do mar é o mais facil de ir buscar :?

O que não falta em Peniche é agua do mar :?:D:D

Publicado:

Boas,

Venho dizer-te que a pressa é o pior inimigo do aquariófilo...

Só para teres uma ideia, eu estou a olhar para um "tanque" vazio p´raí há uns 3 meses! Porque também não posso gastar tanto $$$ de uma só vez.

E digo-te isto, porque também eu já tentei começar com um de 240 Lt´s quase sem equipamento e... bem...esquece lá isso!

Quando começar a chover ao Fim-de-semana e não puderes fazer as TPA´s; Quando te levantares + tarde; Quando não te levantares ou tiveres coisas importantes a fazer...pois é!!!

Mas quase todo o equipamento que necessitas, podes ser tu mesmo a fazê-lo. Eu só comprei as bombas e as lâmpadas (por motivos obvios, não é)mas para isso é preciso tempo e... Paciência....

É claro que a maior parte das vezes não ligamos muito ao que os outros dizem e tentamos seguir com a nossa ideia para a frente, mas... eu não aconselho!

Abraços,

Publicado:

eu vou 50 fins de semana por ano a praia no fim de semana, se nao for de manha ... é ao fim da tarde...

Faça chuva, ou faça sol ehehehe

por isso ir e trazer ou não agua é exatamente o mesmo...

Claro que agradeço o teu comentario :wink:

Basicamente a minha questao mantem-se:

Posso reduzir flitragem se aumentar nas TPA's? se sim com a filtragem actual que TPA's necessito?

Grato pelo tempo dispensado por todos