Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas,

Enquanto espero pela entrega do Aquario, Ciano Emotions Nature 120 com cerca de 210L e pelo filtro Eheim Pro 3 350 (2073), tenho pesquisado sobre a utilização de um "filtro" UV e já me decidido pelo Jebo de 11W...

Entretanto lembrei-me de ir ao "stock" do meu pai, que durante 20 anos fabricou aquários e sistemas para armazenistas e marisqueiras, e encontrei 3 caixinhas destas:

IMG_6197_zps3b1cce83.jpg

IMG_6199_zps4bfe3ccc.jpg

Laguna Power Clear 7000, é um esterilizador vocacionado para lagos e exterior...

IMG_6220_zpse9579c45.jpg

CopiadeIMG_6212_zpsafee9a53.jpg

IMG_6207_zps2c8f7dfa.jpg

Por ser vocacionado para exterior possui esse corpo com o transformador/balastro e arrancador no interior.

Utiliza uma lampada G5/T5 UV-C de 16W da philips.

IMG_6206_zpsa342ce81.jpg

IMG_6202_zps82305372.jpg

IMG_6201_zps626160a4.jpg

IMG_6200_zpsd34bf401.jpg

IMG_6197II_zpsa7ad70bc.jpg

A partida poderei usar um destes como "filtro" UV no aquário, a questão é o fluxo...

O debito do Eheim Pro 3 350 (2073) +/- 1050L/H será muito para os 16W, também tenho no "stock" do meu pai algumas bombas eheim poderia usar alguma com o fluxo adequado só não sei qual o fluxo ideal...

No manual (link: http://www.lagunaponds.com/lagunaengeu/manuels/uv_powerclear.pdf) não encontro nada em concreto...

Agradeço a ajuda possível,

Cumprimentos

Editado por Pedro Bernardo

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

Usa um T, parte da água passa pelo UV, a outra entra directamente no aquário, e tens o problema do excesso de fluxo resolvido. Creio que se fores ver outro fabricante que tenha UVs de 16 W, és capaz de encontrar o valor aproximado para o caudal

Publicado: (editado)

É uma boa ideia! Acho...

Já ponderei 3 situações

1º - Usar o T com duas saídas de água para o aquário ou este bypass:

bypass_uv_HR_zpsbb2440cc.jpg

O problema é que não sei ao certo qual o fluxo de água que passa pelo filtro em ambas as situações

2º - Usar uma bomba com o fluxo ideal

3º - Usar um outro filtro externo (até estou tentado) tipo eheim classic, há usados baratos, que tem um fluxo na ordem dos 300~400L/H

O problema é mesmo saber qual o fluxo ideal, já vi vários fabricantes e as informações são muito dispares, entre os 15w e os 18w desde 200L/H a 1000L/H...

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Ainda sem certeza estou a apontar para um fluxo de cerca de 400~500 L/H, mas estou a necessitar de opinião do pessoal...

Agrada-me a ideia do T, ou do Bypass, só me falta saber que débito vou manter na saída livre do filtro e na saída ou bypass do filtro UV, a olho a coisa pode não ser boa, e ter agua parada no interior do UV ou muito débito e não faz o que se pretende...

Outra coisa que me anda a preocupar, este equipamento é indicado para usar num lago por exemplo, na parte mais alta, isto é a agua que entra dentro o tubo UV e não tem qualquer percurso ascendente, saindo ou sendo canalizada para uma parte mais baixa... Não encontro nada que diga que não pode ser de outra forma mas...

Se o colocar no armário ficará cerca de 1m abaixo da saída da água, o que aumentará um pouco a pressão interior...

Por dentro, depois de retirar a lâmpada e as tampas nas extremidades existem dois O-ring's a conter um tubo de quartz, parece-me que por aqui aguenta, já os conectores/redutores onde se liga as mangueiras são encaixados um pouco a pressão.

Na etiqueta refere MAX 0.1Mpa (1Bar) em comparação com os eheim que indicam Pressure max at 50 Hz - 0.80bar, penso que estes valores são referentes à pressão interior.

Agradeço desde já a ajuda possível! Queria poupar neste equipamento uma vez que o tenho, mas se calhar para arriscar mais vale comprar um especifico para aquário :unsure:

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

Já tenho mais informação

Falei com o meu pai e sobre o receio de pressão interior, e não existe problema na aplicação que quero fazer... E sobre o fluxo, em tom de gozo, perguntou-me se tinha lido tudo o que estava a caixa... Sim na caixa, não no manual, mas na caixa consta que para ser eficiente deve no MÁXIMO de ter um fluxo de 2700 Litros / Hora.

Assim sendo acho que vou ligar o UV a seguir ao filtro externo sem mais enxertos, seguindo depois a agua directamente para o aquário.

O Eheim Pro 3 350 2073, faz cerca 1000 L/H... Ainda assim faz-me confusão, se outros filtros UV nas mesmas potências referem fluxos mais baixos...

Que me dizem?

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

Digo que esse fluxo deve ser só para eliminar algas. Para eliminar doenças e bactérias, deverá ser mais baixo

Publicado:

Digo que esse fluxo deve ser só para eliminar algas. Para eliminar doenças e bactérias, deverá ser mais baixo

Boas Maurício, então devo apostar nos 300 a 400 L/H ? :unsure:

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

Boas Maurício, então devo apostar nos 300 a 400 L/H ? :unsure:

Boas,

não te sei dizer qual o fluxo, pois não conheço o equipamento, o que te posso dizer é que a eficiência de um UV é tanto maior quanto menor for o caudal de água, pois quanto mais tempo a água estiver sob o efeito da luz, mais micro organismos são eliminados. Para a mesma lâmpada, a eficiência do aparelho também pode variar, por exemplo se o tubo onde estiver inserida a lâmpada for de vidro ou cristal, for ou não em espiral, etc...

Publicado:

boas

dependendo da forma interior do tubo, a dimensão, a potencia da lampada , etc, é calculado o caudal "ideal".

a uv que tenho por exemplo tem o interior em espiral, o que faz com que a agua fique mais tempo exposta á radiação por cada passagem, o que a torna mais eficiente do que as "directas".

penso que o melhor que fazes é colocares na saida do filtro.

acho tambem que uma exposição de 8-12h por dia é suficiente.

obviamente iras ter uma quebra de caudal no filtro, mas tens de ver o que vais meter la dentro, e se será filtragem suficiente.

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Boas,

O Sistema não tem espiral é directo, e tem um tubo de quartzo onde é alojada a lâmpada, parece ter alguma capacidade de volume, mas se o fluxo for muito, determinada quantidade de agua fica pouco tempo exposta ao UV e não atingirá o objectivo com os colegas referiram...

Estou a ponderar ter o 2073 a funcionar de forma independente e arranjar um classic 250, que usados andam nos 30 euros, e os +/-400L/H do classic já seriam porreiros para expor a agua tempo suficiente para afectar os micro organismos patogénicos, este segundo filtro não seria colocado só por isso, tenho esta pancada de querer um segundo filtro.

Daqui a umas poucas horas chega o aquário...

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

Publicado:

acho que fazes muito bem em ter 2 filtros.

assim caso um tenha algum problema, tens sempre outro , e ao fazeres a limpeza de um, e a sua colonia de bacterias for a baixo, tens sempre o outro para o colonizar novamente.

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Publicado:

Eu também uso dois filtros em cada aquário. Os filtros são os rins do aquário, e é uma excelente opção ter dois. Quando chegar a altura de fazeres a manutenção aos filtros, faz um de cada vez com pelo menos um mês de intervalo entre ambos

Publicado:

Afinal a minha pancada até tem alguma lógica :rolleyes:

Obrigado pelas dicas

O Aquário já chegou, e outra agradável surpresa foi o filtro e restante material encomendado na pet4you, contava com alguma demora mas recebi no mesmo dia que o aquário, tudo impec.

Agora é ir montando tudo, já tenho os troncos de molho :tongue:

IMG_6233_zps7cf63423.jpg

Cumprimentos

Pedro Bernardo