Recommended Posts

Publicado

Boas,

Recentemente pus um tronco de videira tratado por mim no aquario. ele no dia seguinte começou a criar algas e a agua ficou muito turva. Ja fiz uma tpa e a agua ja esta bem melhor, tambem limpei o tronco mas aí o caso esta na mesma ou pior.

As algas sao transparentes e fazem um fiu em direçao ao topo.

Qual a melhor maneira de as combater?!

Pedro Fernandes

Publicado:

Podes por foto? Isso pode não ser algas (não deve ser!)

Pedro.

Pedro.

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Publicado:

Mas então é um "fio" ou é uma "gosma"?

Se for essa "gosma" isso passa nalgumas semanas. Os amanos podem ajudar.

É normal, dependendo da madeira.

Pedro.

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Publicado:

isso acontece quando os troncos não são tratados devidamente, ou seja esteve pouco tempo em tratamento. essa gosma vai acabar por desaparecer, os espadas e os ottos são bons a comer isso. tem atenção que essa tal gosma suja bastante os filtros, esponjas e ate mesmo as mangueiras aconselhava-te a limpares tudo semanalmente pois essa gosma devido textura condiciona em muito a capacidade de filtragem dos filtros .

Publicado:

ainda agora o limpei, estou a ver que me tras vantagrns nenhumas...

o aqua é de 15L e tem um betta, nao é boa ideia por la um dos dois.

será melhor tira.lo e fazer algum tratamento mais complexo ou elas desaparecem em pouco tempo?

Pedro Fernandes

Publicado: (editado)

Isso é perfeitamente normal. Não há stress nenhum. Isso não faz mal nenhum ao peixe e sai sozinho. É apenas uma questão estética.

Já agora os troncos NÃO precisam de ser tratados. Lavados sim, mas apenas isso. Em algumas madeiras é pior ferver, etc, que não fazer nada (aquecer madeiras puxa pelas "resinas", etc).

Pedro.

Editado por Pedro Rosa

Pedro.

Publicado:

Vou te deixar aqui um link onde podes ver os tratamentos que deves fazer aos troncos, agora cabe-te a ti decidir qual o melhor.... ou se realmente o queres tratar devidamente ou deixar simplesmente que essa gosma vá desaparecendo, existem pessoas aqui no forum que essa gosma nunca chegou a desaparecer.

A meu ver e no meu aquário essa gosma não foi nada prejudicial aos peixes, mas sendo o teu aquário pequeno e visto que o tronco não te deverá dar muito trabalho a retirar eu optava por o tratar devidamente.

http://www.peixefauna.com/t1913-como-tratar-troncos-e-quais-se-podem-usar-num-aquario